Autores

Perfil

Anésio José Sobrinho Neto, mais conhecido como Arézio Sotto, professor, escritor, poeta, cantor e compositor, nasceu na cidade de Carolina – MA, em 11 de maio de 1968, filho de Norberto Sobrinho de Moraes (Carpinteiro e Mestre-de-Obras) e Ana Brito de Moraes (doméstica). Estudou o Ensino Fundamental em sua cidade natal, completando o curso do 2º grau Técnico em Contabilidade no Colégio Santa Cruz de Araguaína, em 1989. Em seguida, fez adaptação para o magistério através do Projeto Crescer, criado pelo MEC, com sede no Rio de Janeiro.

Em Araguaína desenvolveu relevantes serviços em vários órgãos públicos, como a Telegoiás S/A, o Banco Itaú S/A, a Secretaria Estadual de Educação Cultura e Desporto e Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto. Participou do SINTET – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins no cargo de tesoureiro, representando a classe de professores do município.


Em 1996, ingressou no curso de Licenciatura Plena em História e continuou contribuindo com o município de Araguaína através da EMCT–Escola Musical Caça Talentos, incentivando crianças, adolescentes, adultos e idosos a conhecer a multiplicidade rítmica e sonora da música popular brasileira.

Preocupado com a falta de apoio à literatura na cidade de Araguaína e região, participou de várias com poetas já bem conhecidos pela comunidade e ajudou na fundação da ACALANTO–Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense, fundada em 21 de abril de 2002. A cerimônia de posse foi no dia 31 de maio do corrente ano. Ocupa a Cadeira Nº 25 e tem como Patrono, o poeta Otto Maranhão. Em 2003, foi selecionado para pelo SESI/SENAI-TO, para ministrar aulas de história no ensino da EJA - Educação de Jovens e Adultos. Ao mesmo tempo, participou de um processo seletivo, sendo contemplado com uma bolsa de especialização em EJA, oferecido pelo SESI/UNB/UNESCO. No mesmo ano, fez um concurso público para o cargo de professor do ensino fundamental 1º e 2º ciclo, na cidade de Aragominas-TO, onde trabalhou até maio de 2005. Atualmente, trabalha como professor no ensino fundamental 1º e 2º Ciclo em Araguaína, na Escola Municipal Manoel Lira (Setor Nova Araguaína).