Autores

Perfil

Biografia e obra do Poeta Paulo César Ferri Gaspar


Biografia: Poeta Paulo César Ferri Gaspar

Paulo César Ferri Gaspar nasceu em Catanduva do estado de São Paulo, há 22 de julho de 1961. Terceiro filho do casal José Gaspar e Lourdes Ferris Gaspar. Ele comerciante no ramo asfáltico, ela dona de casa. Logo que tiveram o menino Paulo César Gaspar se mudaram para São Paulo capital, por motivos de trabalho. Paulo César Gaspar entrou para o Colégio Vila Bonilha em São Paulo cursando o primeiro ano primário, tendo contato com as primeiras letras. Em 1970 seu pai precisa se mudar para o Paraná na cidade de Londrina, onde lhe oferecia melhores condições de trabalho. Então Paulo César Gaspar estudou no Colégio Estadual Hugo Simas, ali estudou até a quinta série. Em 1974 resolve se matricular no Colégio Estadual Vicente Rijo onde cursa as séries do ensino fundamental e os dois primeiros anos do chamado Colegial (ensino médio). Ali chegou a reprovar a sétima série. Sendo considerado aluno mediano para fraco, suas notas chegavam na média exigida pelo sistema do momento. Nesse período teve problema de relacionamento com seu pai. Tendo com isso uma adolescência complicada.
Portador de uma saúde frágil vivia sob os cuidados médicos e remédios. Chegando a ser diagnosticado com princípio de leucemia, com 16 anos chegou a pesar 48 kilts, peso bem abaixo para a idade.
Paulo César Gaspar já demonstrava certo gosto pelas artes, fazia cursos de trabalhos artesanais escondido do pai. Por saber que o pai achava que essas atividades eram mais para mulheres, o mesmo aconteceu quando quis cursar o magistério. Pois, queria ser professor, queria trabalhar em escola.
Em 1980 quando iniciaria os estudos no colegial queria cursar o magistério para séries iniciais, porém seu pai não lho permitiu, por ser u m curso diurno e não dava brecha para trabalhar. Por isso, acabou desistindo indo para o curso noturno no Colégio Estadual Vicente Rijo. Estudando o primeiro ano colegial, do curso colegial, no segundo ano por não levar a sério os estudos acabou reprovado, saindo deste colégio e indo estudar no Colégio La Salles Canadá, ali cursou o segundo ano e terceiro ano colegial, juntamente com o famoso cursinho preparatório para o vestibular. Paulo César Gaspar tentou vestibular para Psicologia, não passou. Depois tentou para Medicina, também não tentou, em seguida prestou para Contabilidade, também não conseguindo sucesso. Por último tentou Pedagogia na Universidade Estadual de Londrina (UEL) onde foi aprovado em 33º lugar, concluindo o curso em 1987 com habilitação em Magistério de segundo grau, e no final do ano conclui a habilitação Orientação Educacional.  Nesse período trabalho em várias escolas. Em 1988 vai para Rochedo-MS onde passa a lecionar para o curso do Magistério, ano seguinte (1989) ingressa no concurso público com Especialista em Educação, na função Orientador Educacional. Em 1990 casa-se com Cecília Aparecida Oda, e assumi pela primeira vez a direção da escola. Em 1992 nasceu sua primeira filha Haudryas Oda Gaspar, começa a escrever seus primeiros poemas. O primeiro intitulado “A TARDE”, e daí não parou mais de escrever, mas sempre guardando seus manuscritos. Em 1994 muda-se com a família para Campo Grande –MS, começa a trabalhar na Escola Estadual Ada Teixeira com orientador educacional, nesse ano nasce a sua segunda filha Thama Oda Gaspar. O gosto ela poesia vai tomando forma e amadurecendo, nasce os poemas “Vida”, “Tardes de Outubro”, e outros tantos.
Em 1997, retorna para Londrina com família pra estabelecer residência. Como não tinha onde morar com a família foi morar em apartamento do sogro. Enquanto aguardava a nomeação da permuta trabalho no Núcleo Regional de Ensino. Sai a nomeação e ele assume a vaga de Orientador Educacional no Colégio Estadual José de Anchieta e no Colégio Estadual Vicente Rijo.
Em 2000, pede exoneração do concurso do Mato Grosso do Sul, inicia o curso de Pós Graduação em Psicopedagogia pela Unifil concluindo em 2001, começa assim a atuar em clinica própria de psicopedagogia. Em 2001 compõe a poesia Amei demais, Ao meu amor, Artista, Brava Gente, Caminhos, Cecília, Haudryas, Thama e outras poesias que são editados no primeiro livro do autor Entre Críticas e Sentimentos, uma mistura de amor e indignação pelas questões sociais do momento. Usando pitadas de romantismo  e  pitadas de críticas ao sistema. Livro lançado em 2012.
Em 2009 tem a primeira perda grande em sua vida sua mãe Lourdes Ferris Gaspar vem a falecer vítima de u m câncer de colo de útero, o pai muito doente também vem a falecer em 2010 dias antes de completar cinco meses da morte de sua mãe.  Dessas dores nasce a poesia Aço de Navalha.
Em 2011 escreve o seu primeiro conto Castanheira Falsa, narra aqui, uma parte da sua infância.  Também compõe a poesia Bruxa boa, que em 2015 participa com esses dois textos no livro Palavras do Brasil promovido pela Editora Casa da Cultura.
Em 2012 compõe Além do arco-íris, Anjos, Boca de Leão. Em 2015 reunindo essas poesias edita o livro Cartas de Amor pela Editora Casa da Cultura- Taubaté-SP
Nesse ano conhece a poesia de raiz e se encanta por ela, o que o impulsiona a defender a cultura brasileira, o homem do campo e seu modo de falar e ser, inicia compor poesias com o linguajar que chama carinhosamente de caipirês, Amo ocê, uai!,Arraia São Pedro, Brasil Caipira, Capinzal e outros.
Em 2015 ainda lança seu livro com expressão caipirês, intitulado Brasil Caboclo, pela Editora Casa da Cultura Taubaté -SP.

E 2015 em homenagem a mãe resolve adotar o sobrenome da mãe, passando a se chamar Paulo César Ferri Gaspar, fica como pseudônimo.

Em 2015 escreve seu primeiro livro de contos, intitulado Memórias de Paulinho, editado pela Editora Casa da Cultura Taubaté-SP onde narra as suas peripécias do seu tempo de garoto. Alguns contos; A cadeira, A esperança é a ultima que morre, Bandido e Mocinho e outros contos.
Em 2015 compõe; A vida caminha, Águas, Alma,O menino e seu sonho, e outros, edita o livro O menino e seu sonho pela Editora Casa da Cultura Taubaté-SP.
Atualmente presta serviço na biblioteca Rachel de Queiroz, no Colégio Estadual Profª. Rina Maria de Jesus Francovig.
Obras: 2012- Entre críticas e sentimentos.
            2015- Participa da coletânea Palavras do Brasil.
            2015- Cartas de Amor.
            2015- Brasil Caboclo.
            2015-Memórias de Paulinho.
            2016- O menino e seus sonhos.
            2016- Pássaro Amarelo.
            2016- Poesia com Café.
            2017- Gasparzinho, uma nuvenzinha amiga.
            2017- Palavras de amor,
            2018- Docinhos Poéticos
            2019- Poesia das Bicharadas
            2019-Nossa Intimidade.
            2020- ebook Poesia e Fé
            2020-Meu bem querer
            2020- Poesia e Fé

            2021-Meus Cards Poéticos