Autores

Perfil

Nota Biobibliográfica

Nascido às 2 horas da tarde do dia 26 de novembro de 1963, em Teresina, Piauí, Elias Paz e Silva cursou o primeiro e o segundo graus em escolas da rede pública da capital piauiense, nas unidades escolares Anísio de Abreu, Sinval de Castro, Murilo Braga, Eurípedes de Aguiar e colégio estadual Helvídio Nunes de Barros, neste habilitando-se em Técnico Assistente em Administração.

Bacharel em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi concursado para as cadeiras de Rádio e Televisão, nesta mesma Universidade. O poeta Elias Paz e Silva mostrou-se, na sua época estudantil, um ativo militante, tendo exercido o cargo de presidente do Centro Cívico Dirceu Arcoverde (do colégio Helvídio Nunes) e do Centro Acadêmico do Curso de Comunicação Social (da UFPI).

Participou dos jornais alternativos “O Linguão” e “AlternATIVA”, além de ter sido redator da página cultural “Lavra da Palavra” (no “Jornal do Piauí”). Publicou seu primeiro livro, “Poemário I”, em 1985 e atuou também nos setores culturais da televisão, destacando-se como “o primeiro a divulgar a produção literária piauiense em linguagem televisiva”, quando trabalhou sob a orientação do poeta Paulo Machado.

Desenvolveu atividade jornalística e cultural na Fundação Cultural do Piauí, Setor de Literatura e Editoração. Seu segundo livro, “Poemário II”, foi lançado em 1992 e, segundo palavras do crítico literário Assis Brasil, forma, “com a primeira obra, um díptico poético dos mais expressivos”. Ainda sobre o autor, o mesmo crítico diz: “Poesia econômica, linguagem contida, Elias Paz e Silva afirma-se como um dos melhores poetas da atual literatura piauiense e nacional”.

Mantém, desde 2001 (na antiga VilaBol, agora xpg), através de seu editor na internete e também poeta Cláudio Carvalho Fernandes, o "site" de literatura e jornalismo cultural http://www.eliaspazesilva.xpg.com.br

Outras informações e contatos com o poeta Elias Paz e Silva podem ser obtidos através do serviço de correio eletrônico (“e-mail”) eliaspazesilva@bol.com.br