Autores

Perfil

Não percam!

O novo Livro de Carlos Venttura, ( O Verdadeiro Paraiso )
A Obra: O Verdadeiro Paraiso, é um livro multfacetado com (Contos, Poemas, Pensamentos, Frases, e Letras de Musicas) que tem como tema principal a Mulher em todas as suas nuances, seus belos e sutis detalhes.
Uma obra que tem como objetivo homenagear a Mulher e provocar os homens a observa-las com mais poesia e paixao e a sim encontrar O Verdadeiro Paraiso.

Sucesso de Vendas!
Adquira ja o seu e receba em casa pelo através da nossa produçao: producaocarlosventtura@gmail.com



CARLOS VENTURA, nasceu em Salvador/BA. Cantor, Compositor, Poeta, Romancista, Dramaturgo, Academico, Jornalista.


Presidente da  ALBS Academia de Letras do Brasil-Suíça.
Acadêmico Imortal da ACB- Academia de Cultura da Bahia e outras entidades Academicas no Brasil e no Exterior.
Presidente da Associação, ABS- Artistas Brasileiros na Suíça.



Músico autodidata, sua paixão pela música despertou aos 8 anos de idade. Como também bem cedo deu inicio ao lado escritor e poeta. Sua carreira teve início ainda jovem, tocando Chorinho (Bandolim), sua grande influência musical, herdada de sua familia.
Depois passa a aprender Violão e começa seus trabalhos como compositor e cantor.
Se apresentou em diversos programas de TVs na Bahia, entre eles: Recreio e Zás-Traz, na TV Itapoan.

Na década de 80, participou de festivais estudantis, integrando bandas, tocando guitarra e violão, compondo, iniciando parte de sua experiência.
No final dos anos 80 começou a ser percebido pelos músicos locais. Passou a compor Rock, Blues, Jazz, MPB e outros estilos experimentais, em parceria com Luciano Factum, retratando sem sombra de dúvida sua grande musicalidade.

Deu prosseguimento à sua carreira, se apresentando em diversas casas e bares da cidade e em grupos teatrais, compondo e escrevendo textos e poesias.

Fez apresentações com bandas em aberturas de Shows de artistas notórios.

Na mesma época escreve seus dois primeiros trabalhos literários os livros Cartas aos Seus Sentimentos e A Primavera em Palavras que foram lançados em pequena escala e anos depois 2005 é lançado A Primavera em Palavras e 2006, Cartas aos Seus Sentimentos? com apoio internacional em países de Língua Portuguesa.


Em 1990, fixou residência no Rio de Janeiro, dando continuidade às suas apresentações em casas noturnas, redutos de movimentos e projetos artísticos e culturais.


Desenvolve e monta o projeto (Ciranda das Artes) que tem por objetivo levar ao público uma noite de cultura e arte num só evento, Música, Literatura, Poesia e Artes Plásticas, Dança, Teatro. apresentando a arte e o talento de artistas emergentes não contemplados pela mídia convencional, proporcionando uma troca de experiências e contato dos artistas e escritores com o publico.
Onde divulgou e lançou grandes expoentes da Música, Artes Plásticas, Teatro, Dança e Literatura.

Retornou à Bahia em 1997, desenvolvendo e fazendo parte de projetos musicais e artisticos.

Em 2000, passou a compor sozinho um trabalho com várias vertentes da MPB, samba, ritmos regionais e outros estilos, sempre se preocupando em manter vivas as verdadeiras raízes da nossa MPB.

No seu retorno para a boa terra volta a participar de Festivais e atividades Culturais, além de receber alguns Prêmios, destaque para:

I e II FESTIVAL DA FM EDUCADORA DA BAHIA.

Concorreu em 2004 ao PRÊMIO ITAÚ (Rumos-ITAÚ) na categoria melhor composição inédita.

Em 2005 participou de mais um Festival de Música da TV Cultura em São Paulo.

Faz Shows em Casas de Espetáculos e Espaços Culturais em Salvador e outras cidades.

Em 2006, concorreu ao PRÊMIO VISA, na categoria compositor popular.
Participa do Projeto Artes Sem Fronteiras.



Premio Carlos Drumont de Andrade de Literatura (Categoria Contos)

Premio Artista Solidário.

Premio Valdeck de Jesus de Literatura.


Fim de 2006: Escreve seu 1º o Romance "Conjecturas" o qual fez a adaptação para o Teatro, além da trilha sonora da peça que leva o mesmo nome
"Conjecturas"


É convidado para fazer a Direção Musical do Projeto Vozes da Diretora e Atriz Antonia Adorno.



2007: Monta e executa o projeto (Ciranda das Artes na Bahia) , no espaço Tumbalala no bairro da Barra, onde foram apresentados novos artistas e seus trabalhos, afim expandir sua atuação para toda a cidade do Salvador e outros estados.
É eleito Diretor do Sindicato dos Músicos Profissionais da Bahia.

Diretor do "Sindicato dos Musicos Profissionais da Bahia" Implementou Ações e Projetos com a equipe do SINDIMUSICOS-BA , no sentido de Trabalhar a Profissionalização dos Artistas da Região Metropolitana de Salvador.


Inicia o seu 3º Livro de Poemas (Os Amores que Guardei Pra Ti) Vol- I

Agosto de 2007- Cria com outros artistas a UNIALF- União dos Artistas de Lauro de Freitas) Entidade que tem como finalidade agregar todas as vertentes artísticas da Cidade de Lauro de Freitas-Ba, divulgando e fomentando a Cultura e a Arte local e seus artistas.

É eleito seu primeiro Presidente.

Sua luta e seus trabalhos em prol do associativismo cultura e artistico, inspirou a criação de diversas entidades com a mesma diretriz da UNIALF, no Brasil, África e Europa.

Escreve o seu 4º Livro de Poemas (Os Amores que Guardei Pra Ti) - Vol- II)

Promove e Executa Como Presidente da UNIALF o 1º Seminário de Música de Lauro de Freitas e o 1º Seminário de Artes Plásticas de Lauro de Freitas, além da 1º Exposição Coletiva de Artistas Plásticos de Lauro de Freitas.

Participa como Delegado, representando a Cidade de Lauro de Freitas do II Encontro Estadual de Cultura da Bahia, em Feira de Santana-Ba e se destaca com ações e projetos em prol da região Metropolitana de Salvador e da Bahia como um todo, direcionando varias propostas que foram incluídas nas ações do Governo Estadual nas áreas da Música, Literatura e Artes Plásticas,

Foi um dos Redatores e Relator da Carta em Defesa ao Quilombo de São Francisco do Paraguaçu no II Encontro Estadual de Cultura da Bahia.
Carta que foi entregue aos Representantes dos Governos Federal e Estadual.

Ainda em 2007, inicia seu Segundo Romance, um Livro de Ação e Fatos Históricos sobre os anos de chumbo.


Um homem, duas vidas, um Amor, a luta armada da nos anos de chumbo, a esquerda no Poder nos dias atuais.


"O RETORNO" Título Provisório

*Sem data prevista para lançamento



Escreve mais um trabalho musical 12 canções do seu CD ?De Todo o Coração.

2008, - Programa, Executa e Monta, como Presidente da UNIALF, através de apoios e parcerias as Séries de Exposições (Pintando História I em comemoração aos 46 anos de emancipação de Lauro de Freitas, Pintando História II Lauro de Freitas Vai a Salvador Mostrar as Suas Artes, em comemoração aos 400 anos de Fundação da Freguesia de Stº Amaro de Ipitanga, no Centro Cultural da Câmara de Salvador, Histórias e Vidas Mostra individual dos Artistas da Entidade.
Além de promover e montar a 1ª Exposição dos Renomados mestres Professores: Juarez Paraíso e Márcia Magno em Lauro de Freitas.

Idealizou e executou juntamente com a nova Presidente da UNIALF a Artista Plástica e Designer, Thais Podleskis , (Um Certo Dorival) Exposição Coletiva que teve como inspiração as Canções do mestre Dorival Caymmi que foi montada no Aeroporto Internacional de Salvador-Ba no período de 11 de Fevereiro de 2009 a 02 de Março de 2009 sendo esta a maior já realizada naquele espaço.

Maio de 2009, monta a 1ª Exposição coletiva de Artistas Plásticos da Bahia na Austria, com o tema "A Evolução da Cultura Negra no Brasil e Seus Reflexos no Mundo" com os Artistas Plásticos da UNIALF.

Nas Artes Plásticas, promoveu mais de 20 (Vinte) Exposições Coletivas e Individuais que beneficiaram artistas emergentes e notórios, filiados a UNIALF, Exposições dentro e fora da Bahia, divulgando seus trabalhos e sua histórias.


Junho de 2008 - É convidado pela Prefeita da Cidade de Lauro de Freitas-Bahia, Moema Gramacho para compor a equipe da Secretaria de Cultura para somar no Departamento de Cultura com a sua experiência como artista e homem de cultura num projeto de políticas voltadas a diversificação cultural e implementação de ações na valorização dos artistas locais e resgate da Cultura Popular.

Assume a Diretoria de Manifestações Culturais


Publica em Agosto na Bienal de São Paulo, um dos seus trabalhos juntamente com 180 Escritores do Brasil, Portugal, Angola e Moçambique, no projeto Antologias Poéticas Premio Valdeck de Jesus.


Em Dezembro de 2008, é indicado através de pesquisa pela ABRASA- Associação Afro-Brasileira de Dança Cultura e Arte, entidade internacional com sede na cidade de Viena-Áustria, ao Premio de Homem da Cultura no Brasil, 2007/2008 na Categoria Associativismo Artístico Cultural e suas ações em prol da promoção cultural da coletividade artística à frente da UNIALF e SINDIMUSICOS- BA, Casa das Artes e outras, promovendo diversos trabalhos com artistas locais proporcionando intercâmbios e projetos, além de ações coletivas com diversos segmentos artísticos e pelo conjunto da sua obra Musical e Literária.


13 de Maio de 2009 É nomeado Conselheiro de Cultura de Lauro de Freitas-Ba, assumindo a Vice-Presidência do CMC - Conselho Municipal de Cultura.


28 de Maio de 2009, em Viena - Áustria no 2º Áustria Brasil em Movimento, recebe o premio Homem da Cultura no Brasil 2007/2008, e participa do Fórum Internacional Promovido pela ABRASA, "A Evolução da Cultura Negra no Brasil e Seus Reflexos no Mundo" como palestrante, falando sobre: (Movimentos Artísticos da Cultura Negra e Seus Vários Reflexos na Contemporaneidade) e (Cultura e Artes no Contexto Associativista /A Evolução Cultural do Ponto de Vista da Cadeia Produtiva),marcando posição de destaque no fórum.


29 de Maio de 2009, no Grätzelzentrum, Viena Áustria, como parte do 2º Áustria Brasil em Movimento, apresenta um show acústico com seu trabalho autoral e musicas de diversos compositores da MPB.


Outubro de 2009, inicia o projeto show que já foi assistido por mais de 5.000 (Cinco Mil) pessoas*, CAMINHOS ABERTOS, com direção Musical de Rick Vieira, Direção de Palco, Tonni Ferreira e Cenários, Luizinho Sá.

(Fonte: BR Produçoes *Junho 2010)


Projeto que retrata a carreira do artista e seus reflexos, a sua docilidade e a sua forma impar de tratar o amor as Mulheres a paixão.
Tendo no palco dois competentes Músicos da nova geração da MPB, Rick Vieira (Arranjos e Regência, Violões, Contra-Baixo e Piano) James D axé (Percuteria e efeitos) o Show marca pela dinâmica e qualidade onde Carlos Ventura, mergulha no seu universo autoral mesclando o seu trabalho com os de outros compositores tais como : Chico Buarque, Gil Berto Gil, Luis Melodia e muitos outros.



CAMINHOS ABERTOS, que traz uma série de elementos ligados aos caminhos e estradas, vilas e cidades aos quais o artista teve contato e de lá pode experimentar seus Aromas e Sabores, Paixões e Amores, tendo como foco principal o amor em sua forma real e platônica, suas nuances e seus contornos e a natureza feminina.

O cenário e os efeitos de imagens e iluminação são um show a parte.


Janeiro de 2010 - Participa como palestrante do Fórum Social Mundial, falando sobre Panorama Literário Brasileiro Literatura e Economia Criativa, e faz uma pequena apresentação no encerramento.


Deixa o Cargo de Diretor de Cultura e de Conselheiro de Cultura, de Lauro de Freitas-Ba, para dar início a novos projetos e voltar aos palcos, tendo contribuindo tanto no CMC, quanto na SECULT, com relevantes serviços prestados e projetos para a cultura e as artes, promovendo ações para geração de trabalho e renda para a cadeia produtiva da cultura e resgate de manifestações populares importantes a exemplo do Samba Junino.


Fevereiro de 2010 Começa a preparação de mais um trabalho teatral seu juntamente com o Diretor Teatral, Tonni Ferreira, a montagem do texto

SÉRIE DIÁRIA


A série "Diária" é uma teia amorosa, com ações e sentimentos, onde o amor e a paixão travam uma batalha de sobrevivência, em meio à volúpia, visões, medo, pensamentos e procura.

Um poema dividido em 10 capítulos e adaptado para os palcos.
Onde o espectador a cada um desses capítulos, irá se encontrar, se identificar e se perder.
O projeto Show Caminhos Abertos, passa a ter na sua direção Musical o Musico e Compositor, Luciano Factum.


Junho de 2010, nos dias 06 e 13,no Teatro Gamboa, Salvador-Ba, encerra a temporada do Show Caminhos Abertos no Brasil, com diversos convidados:

A cantora,
Liz Hermann,
A Saxofonista Britânica,
Karen Asprey,

O cantor e Copositor,
Didi do Bandolim,

O Cantor,
Pingo da Bahia,

O Musico,
Jad Venttura,

O Compositor e Cantor,
Sergio Passos.


Julho de 2010, Muda-se para Zurich- Suíça, onde inicia o trabalho de divulgação da sua obra no velho mundo.

Dezembro de 2010, Inicia o projeto livro (O Verdadeiro Paraíso), que tem a frente como não poderia ser diferente três mulheres, Corinne Nüscheler na produção executiva, a escritora Renata Rimet, na revisão, concepção do projeto e coordenação, Mara Nüscheler na edição e escolha dos trabalhos publicados, com previsão de lançamento em Março de 2011, no Brasil e pretende lançar na Academia de Cultura da Bahia e Projeto Fala Escritor e em Portugal na Casa do Brasil, em Santarém, tendo como promotora e agente do artista a escritora Arlete Piedade.

Fevereiro de 2011 É eleito membro efetivo da ACB-Academia de Cultura da Bahia.

Setembro de 2011 Se torna membro eleito a uma cadeira na ALB- Academia de Letras do Brasil.

28 de maio de 2011, Lança no Brasil/Salvador-Ba, o livro ( O Verdadeiro Paraiso ), direto da Suiça por video conferencia na Biblioteca Monteiro Lobato.

Agosto de 2011 é eleito a uma cadeira na ALB- Academia de Letras do Brasil.

Novembro de 2011 é indicado pela Presidente da ALB-Academia de Letras do Brasil a assumir a direção  da seccional da ALB/Suiça e é eleito pelo conselho superior assumindo a Presidência da Seccional ALB/Suiça

Novembro de 2011 é eleito Presidente da associçao ABS - Artistas Brasileiros na Suiça.

Como Ativista Cultural, ajudou a criar mais de 20 (Vinte) entidades artistico-culturais no Brasi e no Exterior.

CARLOS VENTURA é a prova da versatilidade do Artista brasileiro, tendo respaldo para ser contemporâneo de qualquer futuro que a Música, a Poesia e as Artes venham experimentar.


Contatos:
E-mail: carlosventura@hotmail.com

Links onde estão alguns dos seus trabalhos:

www.recantodasletras.com.br/autores/carlosventura

www.palcomp3.com.br/carlosventtura

www.myspace.com/carlosventturamusic