Autores

Perfil

DÁRIO TEIXEIRA COTRIM

O polivalente Dário Teixeira Cotrim abriu os olhos para a vida aos vinte dias do mês de outubro de 1949, ás dez horas, no saudoso arraial do Distrito de Paz de Nossa Senhora do Rosário do Gentio (Ceraíma), município de Guanambi, Estado da Bahia. Ele é filho do comerciante Ezequias Manoel Cotrim e de dona Ida Teixeira Cotrim, sendo os seus avós paternos: Manoel Antônio Cotrim e dona Ana Maria Meira Couto e, os avós maternos, o historiador Domingos Antônio Teixeira e sua mulher dona Maria Alice Casimiro Teixeira. O seu Registro de Nascimento foi feito no dia 30 de outubro de 1949, às folhas 48, do livro número 10, sob o número 1202, pela oficiala do Registro Civil do Distrito de Ceraíma termo de Guanambi, Estado da Bahia na forma da lei, Leonor Maria de Silva. Foi declarante do seu nascimento o seu tio Lino Teixeira e foram arrolados como testemunhas os cidadãos Waldemar Meira de Souza e Manuel Joaquim Pereira.


Rotary Club de Bocaiúva

Dário Teixeira Cotrim tomou posse no Rotary Club de Bocaiúva no ano de 1975 e presidiu esta entidade no biênio de 1980/81. Na sua gestão rotária projetou e determinou a construção do Marco Rotário de Bocaiúva (já demolido) e assinou contrato com a empresa Transnorte – Transporte do Norte de Minas, criando assim a primeira linha de ônibus regular para o transporte dos estudantes-universitários de Bocaiúva a Montes Claros. Como presidente do clube ele contribuiu para o lançamento do livro Somos Todos Assassinos, do escritor Sebastião Nunes e um sem-números de outras atividades sociais em benefício da comunidade bocaiuvense.

Rotary Club de Montes Claros - Sul

Foi um dos que prestou auxílio ao grupo responsável pela formação do Rotary Club de Montes Claros – Sul, no ano de 1993. Empossado ali como sócio fundador do Clube ele veio a desenvolver relevantes trabalhos em benefício da comunidade montes-clarense. Foi agraciado no dia 15 de fevereiro de 1997 com a insígnia do Diploma de Mérito pelos serviços prestados ao Núcleo de Desenvolvimento Comunitário da Vila Murici, com os aplausos do Conselho Diretor do Rotary Club de Montes Claros – Sul. Esteve desligado do Clube nos anos em que residiu na cidade de Rio Pardo de Minas. Retornou-se ao clube em 2001 para permanecer até 2002 quando foi residir na cidade de Guanambi.

Rotary Club de Montes Claros - União

Com o seu retorno à cidade de Montes Claros empossou-se no Rotary Club de Montes Claros – União, em 2005, onde ocupou o cargo de Presidente da Avenida de Serviços Profissionais e agora vem ocupando o de Secretário do Clube e o da ONG – União Contra a Fome respectivamente. Criou o Informativo Mensal do Rotary Club de Montes Claros – União.

Um Militante Político

No fatídico ano de 1968 quando ainda estudante do curso Científico no Colégio Tiradentes, Dário Teixeira Cotrim tornou-se militante atuante do Movimento Democrático Brasileiro, na cidade de Montes Claros, partido político de oposição ao governo oriundo da Revolução Militar de 1964. Por isso foi vítima da repreensão do regime daquela época. Esteve detido pela Polícia Militar de Minas Gerais, na Casa Paroquial da Catedral, em virtude de sua participação no movimento estudantil de 1968 que culminou com a prisão de alguns ativistas do comunismo. Em 1974, em parceria do colega Luiz Carlos Dominitini, fundou o mesmo partido político em Bocaiúva quando sofreu duras pressões por parte da situação governista municipal, com denúncias formuladas pelo arenista Marcos Caldeira Brant e direcionadas ao gerente do Banco do Brasil, solicitando o seu enquadramento como elemento subversivo à nação brasileira. Foi ainda militante do PL – Partido Liberal, em Montes Claros e, depois, transferiu o seu domicílio eleitoral para a cidade de Rio Pardo de Minas, onde esteve nomeado Secretário Municipal de Cultura e Turismo daquele município.

Na função de Secretário Municipal organizou o Inventário Histórico e Turístico de Rio Pardo de Minas; montou a Casa das Artesãs da Comunidade de Água Boa II e escreveu os seguintes livros: Ensaio Histórico de Serra Nova, As Artesãs do Barro e Frei Clemente, o missionário de Deus, além de outras pequenas ações culturais realizadas na Casa de Cultura “Dr José Brasil de Freitas”. Agora, filiado ao PP – Partido Progressista, em Guanambi, deseja contribuir para o engrandecimento cultural da sua cidade natal.

Como Secretário Municipal de Cultura de Rio Pardo de Minas, ele ainda ministrou o Curso de Capacitação Para Dinamização e Uso da Biblioteca Pública, um projeto do Ministério da Cultura em parceria com a Universidade de Brasília denominado Biblioteca em Ação, pois atuou como coordenador do curso.

Loja Maçônica Deus e Liberdade de Montes Claros

No dia oito de novembro de 1998, iniciou-se como aprendiz na Loja Maçônica Deus e Liberdade, de Montes Claros, mas não a freqüentou em virtude de sua transferência para a cidade de Rio Pardo de Minas. Entretanto ele freqüentava assiduamente a Loja Maçônica Deus, União e Fraternidade, da cidade de Rio Pardo de Minas. Abandonado pelos irmãos maçons montes-clarenses ele não encontrou nenhuma explicação para o descaso sofrido, uma vez que ainda não lhe apareceu quem o dissesse o real motivo de tal procedimento. O sonho de tornar-se um verdadeiro maçom ainda não acabou e, em vista disso, ele sempre utiliza a literatura maçônica nos seus momentos de entretenimentos.

As Academias de Letras

Ocupa atualmente a cadeira número 18 da Academia Montesclarense de Letras, que tem como patrono o intelectual Dr Benício Prates substituindo o poeta acadêmico Dr José Prudêncio de Macedo. Articulou os intelectuais de Guanambi na fundação da Academia de Letras daquela cidade, recebendo por isso os títulos de sócio fundador e em seguida o título de sócio correspondente. Também é sócio correspondente do Centro de Estudos e Difusão Cultural “Romaguera Corrêa”, da cidade de Uruguaiana - RS. Sócio Honorário da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco – ACLECIA, tomando posse nesta plêiade de intelectuais no dia 17 de março de 2006. No dia 17 de setembro de 2003, recebeu o título de sócio correspondente da Academia Caetiteense de Letras, em sessão festiva realizada no belíssimo auditório da Casa Anísio Teixeira, daquela cidade. Conforme correspondência ANELCA/001/06, de 11 de janeiro de 2006, o seu nome foi aprovado para sócio correspondente da Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes – ANELCA, de Ribeirão das Neves, MG, convidado para tomar posse através do Of. ANELCA/060/2006, de 30 de outubro de 2006, foi diplomado no dia 25 de novembro de 2006.

Instituto Histórico e Geográfico

È membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Uruguaiana, conforme registro número 745, de 23 de outubro de 1994. Tomou posse no Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (Belo Horizonte) no dia 24 de abril de 2004, como sócio correspondente e, no dia 30 de outubro do mesmo ano, como sócio efetivo, ocupando a cadeira de número 92 que tem como patrono o ilustre historiador baiano, Dr Teodoro Fernandes Sampaio. Um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, sendo o seu primeiro vice-presidente. Neste Instituto Histórico ele ocupa a cadeira número 93 que tem como patrono o professor Simeão Ribeiro Pires.

Uma Paixão pela Numismática

Presidiu com absoluto sucesso o Clube Filatélico e Numismático de Montes Claros e fez acontecer à Primeira Exposição Filatélica e Numismática de Montes Claros, que foi realizada nas dependências da Caixa Econômica Federal, no período de 3 a 29 de junho de 1994, com o apoio da Empresa dos Correios e Telégrafos. No auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros, ele proferiu palestra, no dia 28 de novembro de 1997, sobre a Arte da Numismática, dissertando as características e as curiosidades do nosso dinheiro, o que é também tema de um de seus livros inéditos. Na cidade ribeirinha de São Romão – MG, no dia cinco de maio de 1994 ele organizou uma exposição numismática para abrilhantar o décimo aniversário da agência do Banco do Brasil daquela cidade. Também nas comemorações do qüinquagésimo aniversário do Banco do Brasil de Montes Claros, organizou exposição numismática no Centro Cultural Hermes de Paula, que teve o apoio do Clube Filatélico e Numismático de Montes Claros. Nesta oportunidade foi lançado o carimbo postal referente ao cinqüentenário do Banco do Brasil, da agência prefixo 104-X, com desenho do ilustre artista plástico Samuel de Souza Figueira.

Outras Entidades Literárias

Membro instituidor da Fundação Cyro dos Anjos e também o seu primeiro presidente. Foi um dos responsáveis pelo sucesso do Grupo Literário Oficina das Letras, onde ainda ocupa o cargo de Tesoureiro e o de Vice-presidente. O seu livro Guanambi, aspectos históricos e genealógicos figura na lista dos livros editados pelo Grupo Literário Oficina das Letras e ainda obteve, com justo merecimento, uma moção de elogio registrada nos anais da egrégia Casa do Legislativo de Minas Gerais por solicitação do deputado estadual Dr Carlos Pimenta conforme correspondência Of.2.013/95/SGM, de Belo Horizonte em 15 de setembro de 1995 assinada pelo secretário da Assembléia Legislativa, o deputado Rêmolo Aloise.

É membro da Associação dos Escritores de Minas Gerais, de Belo Horizonte, desde o ano de 1981 (Entidade hoje transformada em Sindicato dos Escritores de Minas Gerais) e da ARPPNM - Associação dos Repentistas e Poetas Populares do Norte de Minas, onde ocupou a sua vice-presidência no dia 23 de setembro de 1983, para o biênio de 1983/4, conforme registro no periódico O Calango, número 14, de 12 de outubro de 1983. Naquela ocasião a ARPPNM lançava na praça o LP - Cantadores do Norte de Minas, em parceria com Théo Azevedo, respeitado cantador de viola do povoado de Alto Belo, município de Bocaiúva-MG. É também membro titular do Clube dos Escritores de Piracicaba, conforme registro número 072/416, da lei municipal 4.426/98, da Câmara Municipal de Piracicaba – SP. De acordo com a Lei 4.426/98, alterada pela Lei 4.923/00, que instituiu no Município os Diplomas e Láureas do Clube dos Escritores Piracicaba, é-lhe outorgado o título de Academicus Praeclarus, tomando posse na Cadeira número 97 que tem como patrono o Dr José Martin Cruz.

Jornalista Amador

Dário Cotrim escreve no Jornal de Notícias todos os domingos, abordando temas políticos e literários. Também contribui com outros jornais com artigos e poesias. Polêmico em seus artigos políticos, no entanto firme nas suas idéias em relação aos temas que escreve semanalmente. Participou como repórter no Jornal Minas ao Norte a convite do jornalista Luis Carlos Vieira Novaes e é membro do Sind-imprensa (Sindicato dos Trabalhadores na Imprensa da Área da Sudene)

Dário Cotrim ajudou na criação dos seguintes periódicos:

Efemérides Riopardenses (Informe Cultural) na cidade de Rio Pardo de Minas, no ano de 1998, para homenagear o cônego Newton Caetano de Angelis durante o lançamento do seu livro Efemérides Riopardenses.

Jornal de Rio Pardo – Órgão Informativo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Rio Pardo de Minas em 2001, que circulou no período em que esteve nomeado Secretário Municipal daquela cidade.

Academia Montes-clarense de Letras – 30 anos, que circulou junto com o Jornal de Notícias do dia 13 de setembro de 1996. Este tablóide foi criado para comemorar as três décadas de fundação da Academia Montes-clarense de Letras.

O Distrito de Paz do Gentio – suplemento literário em 1997. Tablóide idealizado para registrar o lançamento do seu livro O Distrito de Paz do Gentio e a história sucinta de sua decadência.

Suplemento Literário Guanambi em 1994. Este suplemento Literário aconteceu durante o lançamento do seu livro Guanambi, aspectos históricos e genealógicos.

Jornal da Oficina das Letras – Órgão Informativo do Grupo Literário Oficina das Letras em 1995. Eram divulgados neste tablóide os livros lançados pelo grupo literário “Oficina das Letras”.

Folha do Cerrado – Informativo de Artistas e Associações Culturais Populares de Montes Claros em 1996.

Gente Que Faz – Órgão Informativo da Secretaria do Trabalho e Ação Social de Rio Pardo de Minas, publicado no ano de 1998. Jornal de cunho político, criado para dar conhecimento à população das ações realizadas pela Secretaria do Trabalho e Ação Social da Prefeitura de Rio Pardo de Minas no governo do doutor Orlando Santana Afonso.

Letras da Academia – Informativo da Academia Montes-clarense de Letras, em 2003. Mais uma tentativa de se criar um órgão informativo da Academia Montesclarense de Letras.

Efemérides da Academia Montesclarense de Letras em 2006. Em comemoração aos 40 (quarenta) anos de fundação da Academia Montes-clarense de Letras.

Informativo Mensal do Rotary Club de Montes Claros – União. No período de julho de 2006 a junho de 2007, e de julho de 2007 a...

Durante o 6º Encontro Estadual de Escritores, em Cruzília-MG, o escritor Dário Cotrim participou da formação e aprovação do Estatuto da União Brasileira de Escritores – UBE-MG, representando o Norte de Minas pela Academia Montesclarense de Letras.

Voluntário do Projeto Guanart

Em Guanambi, com um grupo de voluntários, ele instituiu o Projeto Guanart (Guanambi em artes), em parceria com o SEBRAE e a CDL. Este trabalho, que teve por finalidade promover e desenvolver o artesanato da cidade e região teve, também, o seu embasamento no estilo próprio do projeto As Artesãs do Barro, da comunidade de Água Boa II, em Rio Pardo de Minas, que foi por ele criado nos anos de 2000/01. Dário Cotrim ainda esteve em Salvador a convite do SEBRAE para expor os pontos principais do Projeto Guanart, o que fez com sucesso absoluto. Ainda em Salvador, nos dias 17 e 18 de outubro de 2003, ele participou do encontro Soluções Para o Varejo, também a convite do SEBRAE de Guanambi. Com o seu retorno para a cidade de Montes Claros, o grupo Guanart foi dissolvido, prejudicando substancialmente os trabalhos que estavam sendo desenvolvidos ali que beneficiavam os artesãos de Guanambi e de toda a região.

Outros Trabalhos Voluntários

Dário Teixeira Cotrim é um dos membros do Conselho de Sentença do Tribunal de Júri da Comarca de Montes Claros, sediado no Fórum Gonçalves Chaves, nesta cidade de Montes Claros, já tendo participado, por alguns anos, de várias sessões de júri. Também presta serviço voluntário a ONG – União Contra a Fome ali ele vem ocupando os cargos de secretário e tesoureiro ao mesmo tempo.

Livros Publicados

1. A Casa Grande de Mãe-Véia e outras poesias. Poesias – Polígono Gráfica e Editora. Montes Claros. 1985. Capa de Samuel de Souza Figueira e prefácio de Wanderlino Arruda. Lançamentos: em Guanambno dia 23 de dezembro de 1985, e na Câmara Municipal de Bocaiúva, organizado pelos funcionários da agência do Banco do Brasil daquela cidade, em janeiro de 1986.

2. Doce Encanto - poemas eróticos. Polígono Gráfica e Editora. Montes Claros. 1990. Capa de Konstantin Christovam, ilustrações de Samuel de Souza Figueira e prefácio de Lázaro Francisco Sena. Lançamento em Montes Claros no dia 28 de dezembro de 1990, na Churrascaria Pontal, pela Associação dos Repentistas e Poetas Populares do Norte de Minas.

3. Pocema - Poesias - Editora Cuatiara. Belo Horizonte. 1993. Capa do próprio autor e prefácio de Nice Amaral Guimarães Baleeiro. Lançamentos: em Montes Claros no Centro Cultural Hermes de Paula, no dia 7 de outubro de 1993 e em Guanambi na Biblioteca Municipal Professora Nice Amaral Guimarães Baleeiro, em Guanambi no dia 26 de novembro de 1993, uma promoção da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Guanambi.

4. Guanambi, aspectos históricos e genealógicos - Editora Cuatiara. Coleção: Oficina das Letras. Belo Horizonte. 1994. Capa de Samuel de Souza Figueira e prefácios de Yvonne Silveira e o editor Max Portes. Lançamentos patrocinados pela Academia Montes-clarense de Letras, o primeiro deles ocorreu no auditório “Lino Teixeira” da Câmara Municipal de Guanambi, no dia dois de dezembro de 1994 e, o segundo, no salão nobre da Associação Atlética Banco do Brasil, em Montes Claros, no dia cinco de maio de 1995.

5. O Distrito de Paz do Gentio e a história sucinta de sua decadência. Editora Plurarts. Belo Horizonte. 1997. Capa do autor e prefácios de Marijô e do editor Wagner Torres. Lançamento no auditório “Lino Teixeira”, da Câmara Municipal de Guanambi – Bahia, no dia 23 de janeiro de 1998, em sessão solene – e extraordinária – da Academia Montes-clarense de Letras.

6. As Artesãs do Barro - Documentário - Gráfica e Editora Rio Pardo. Rio Pardo de Minas. 1999. Capa de Marcel Lima Cotrim e participação de Amelina Chaves. (não houve lançamento oficial)

7. Frei Clemente, o missionário de Deus. Biografia - Gráfica Rio Pardo. Rio Pardo de Minas. 1999. Capa de Ricardo Boni e prefácio do Dr. Paulo Costa. (não houve lançamento oficial). Este livro foi publicado também pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, na sua Revista número XXVI, de 21 de abril de 2005.

8. Setembros para Júlia - Poesias - Editora Cuatiara. Belo Horizonte. 1999. Capa: “Os amantes”, óleo sobre tela do autor e prefácio da acadêmica Dina Mangabeira Este livro foi concebido para assinalar as bodas de prata do nosso casamento. Não houve lançamento.

9. Ensaio Histórico sobre o Distrito de Serra Nova – Município de Rio Pardo de Minas. Gráfica Rio Pardo. Secretaria de Cultura e Turismo de Rio Pardo de Minas. 2000. Capa de Ricardo Boni e apresentação do próprio autor. (não houve lançamento oficial).

10. Breves notas sobre a origem do município de Guanambi, Ensaio - Editora Plurarts. Belo Horizonte. 2001. Capa do autor e ilustração interna da artista plástica Rose Fernandes e prefácio do editor Wagner Torres. (não houve lançamento oficial).

11. História Primitiva de Montes Claros e outros aspectos históricos do médio São Francisco. Ensaio. Editora Unimontes. Montes Claros. 2003. Capa de Ramon Lima Cotrim e prefácios do Cônego Aderbal Murta de Almeida, Dr Erivaldo Fagundes Neves, Wanderlino Arruda e Waldir de Pinho Veloso. Lançamento no Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício, da Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros, no dia 31 de outubro de 2003. A Lei Municipal de número 3.632, de 18 de agosto de 2006, publicada no dia 24 de agosto do mesmo ano no Jornal de Notícias, considera-o de Utilidade Pública, conforme correspondência de 21 de agosto de 2006. A segunda edição deste livro foi feita pela Fundação Nestlé em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura como parte integrante da Coleção Sesquicentenária, em três de julho de 2007.

12. Gurungas (Seleta de Sonetos) – Poesia. Edições Cuatiara. Belo Horizonte. 2004. Capa de Marconi Lage, ilustrações da artista plástica Rose Fernandes e prefácio do jornalista Ari Donato. O lançamento ocorreu no Centro Cultural Hermes de Paula durante a realização do XVIII Salão Nacional de Poesias - Psiu Poético. Montes Claros, em seis de outubro de 2004.

13. Idílio de Pórcia e Leolino. Editora ‘Papel Bom’ Guanambi - Bahia. 2005. Capa de Rose Fernandes e prefácio do jornalista João Martins. Lançamentos: o primeiro ocorreu na Secretaria Municipal de Cultura de Brumado, no dia 14 de julho de 2005, em seguida no auditório da Casa Anísio Teixeira, em Caetité – Bahia, no dia 18 de julho de 2005, com patrocínio da Academia Caetiteense de Letras, e finalmente no auditório “Lino Teixeira” da Câmara Municipal de Guanambi, no dia 12 de agosto de 2005, com apoio da Academia Guanambiense de Letras e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Guanambi.