Autores

Perfil

Nasci em Santos-SP em 23 de Maio de 1982. Mudei-me para Itatiba em 1992, onde moro até hoje.

Escrevo desde os doze anos, e desde os dezessete sou membro da AEPTI (Associação dos Escritores, Poetas, Pintores e Trovadores de Itatiba), tendo participado de quase todas as antologias anuais promovidas pela entidade. Prefiro a prosa à poesia, e tenho já alguns contos preparados.

Gosto muito de literatura, principalmente a do século XIX – tanto a estrangeira quando a nacional. Meu escritor favorito é Honoré de Balzac. Formei-me em Letras (Bacharelado e Licenciatura) pela UNICAMP em 2003. Em 2006 comecei, na mesma universidade, o Mestrado em Teoria Literária. Apesar de licenciado, não pretendo dar aulas, preferindo dedicar-me mais à pesquisa em literatura.

Adoro música. Estudei teclado e piano durante alguns anos – embora hoje não toque mais... Desde Maio de 1999 passei a estudar canto lírico com o tenor André Minutti, meu professor de canto até hoje. Sou barítono e já me apresentei em recitais em Campinas (a maior parte deles sob a orientação e a coordenação da pianista e mezzosoprano Vânia Pajares, também minha professora de canto), Itatiba, Jundiaí e Valinhos. Nos últimos tempos, aventurei-me também na composição, tendo poucas obras prontas até o momento – como a canção "Mi lagnerò tacendo", com texto de Pietro Metastasio.

Ainda no plano musical, aprecio principalmente ópera e música clássica. Tenho como período preferido o Bel Canto. Quanto a cantores líricos, adoro Maria Callas, a grande intérprete belcantista. Além disso, também gosto de música francesa (Édith Piaf, Mireille Mathieu), italiana e fado.

Interesso-me muito por línguas estrangeiras. Desde criança estudei inglês e, ainda no colegial, comecei a estudar francês. Com a ópera, aprendi italiano – por isso meu italiano é um tanto antigo... Na faculdade, aprendi latim clássico, russo, grego clássico e um pouco de alemão. Entendo bem o espanhol, embora não seja fluente ao falar ou escrever nessa língua.

Por fim, é preciso dizer que também adoro cães. Tive meu primeiro em 1992 e hoje em dia tenho dois: Astor (uma homenagem indireta a Astor Piazzolla) e Otello (em homenagem à ópera de Verdi, composta em 1887, e ao drama em que ela se baseia, o Otelo de Shakespeare).