Autores

Perfil

Camponez Frota é professor e oficial da reserva da Brigada Militar/RS. Graduado em Gestão de Segurança Pública e Privada pela ULBRA/Canoas; pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela UCB/EB/UNESCO e habilitado Juíz Mediador e Arbitral pelo Tribunal de Mediação e Arbitragem do Estado do Rio Grande do Sul - TMA/RS. Na área literária é um observador social, escritor e poeta. Participante de atividades literárias na internet e em coletâneas diversas com artigos, poemas e crônicas, além de matérias com assuntos gerais.

Como professor na área da Segurança, leciona em escolas de Formação em Segurança, para os cursos de Formação de Guardas Municipais e de Vigilantes, nas disciplinas de Segurança Física de Instalações, Combate à Incêndio, Inteligência e Segurança da Informação, Segurança Pessoal e de Dignitários, Técnica Operacional, Uso Legal e Progressivo da Força, Técnicas e Procedimentos Operacionais para as GGMM, e Defesa Civil. Junto as Unidades do Exército Brasileiro, ministra as disciplinas Legislação de Trânsito; Comunicação Interpessoal, e Responsabilidade do Motociclista no Trânsito, através da Associação dos Veteranos e Amigos da Polícia do Exército - AVEAPE-RS, do qual é instrutor, no Estágio de Prevenção de Acidentes com Motocicleta - EPAM, atendendo ao chamamento do Comando Militar do Sul, para o apoio no Programa de Instrução Anual do CMS, voltado aos militares dos OM subordinados. 

Membro da Casa do Poeta Riograndense, do Grêmio Literário Castro Alves, sócio fundador da Assoc. Pró-editoração à Segurança Pública, sócio fundador da Associação Brasileira dos Gestores de Segurança do RS - ABGS/RS,  fundador de Núcleo Municipal da Liga da Defesa Nacional no RS. Realiza atividades como professor colaborador da Fundação Brigada Militar - FBM para os Cursos de Formação de Guardas Municipais, e também para a Associação dos Veteranos e Amigos da Polícia do Exército - AVEAPE-RS, para os Estágios de Prevenção de Acidentes com Motocicleta - EPAM, para as Unidades do Exército Brasileiro.

Foi Assessor de Operações da Subchefia da Defesa Civil do RS, Assessor Especial da Secretaria do Trabalho Ação Social e Comunitária e Assessor Parlamentar da Fundação Gaúcha do Trabalho.

Como escritor, tem publicadas as obras "SEGURANÇA E DEFESA NACIONAL", e "SEGURANÇA PATRIMONIAL PARA VIGILÂNCIA E GUARDAS". Em elaboração para ser editado: OBSERVATÓRIO SOCIAL (crônicas - no prelo), "LIGA DA DEFESA NACIONAL-100 ANOS" (breve histórico comemorativo), "OS FROTA DO BRASIL - ORÍGEM E HISTÓRIA"(em elaboração), "A POLÍCIA DO EXÉRCITO - UMA TROPA DE ELITE NA GUERRA E NA PAZ".

********************************************************


NOTA DE AGRADECIMENTO: Agradeço sensibilizado a prima JOICE ELSTER BERMANN, pelo doação da obra que a muito tempo procurava conhecer. Muito obrigado pelo desprendimento e carinho com que me doou a obra "Os Frotas - Esboço de Genealogia", a qual, certamente, muito colaborará para o trabalho de pesquisa que realizo em razão do livro que estou escrevendo sobre a Familia Frota. Minha obra ainda não tem data e nem título definitivo, mas em princípio e em caráter provisório está intitulada "OS FROTAS DO BRASIL - Orígem e História".

Contatos: Correio eletrônico: domfrota@gmail.com