Autores

Perfil

               Eu me chamo Max Moraes da Silva. Nasci no Maranhão e junto com meus pais nordestinos viemos para Nova Iguaçu  ainda na minha primeira infância. Tive uma visão normal” até antes de completar 15 anos de idade, quando ao dormir, acordei no outro dia já totalmente cego.
Após a perda da visão, iniciei tratamentos, mas sem sucesso. Fomos inclusive à Brasília atrás de especialistas, mas o diagnóstico foi o mesmo. Porém, lá no reencontrei antigos amigos que me inspiraram a retornar os estudos e dar continuidade a vida nessa nova condição.
Ao retornar à Nova Iguaçu, frequentei o IERP, primeiramente fazendo reabilitação e, após aprender o Braille em aproximadamente 3 meses, logo fui encaminhado à antiga 8ª série para concluir o ensino fundamental, série que eu havia estagnado quando não mais enxerguei. Em seguida, optei por fazer formação de professores (magistério/normal) e por questões de praticidade dediquei-me a aprender e utilizar o computador como uma ferramenta de estudos. Aprendi tanto que consegui um contrato no programa Jovens Pela Paz para ensinar outros colegas deficientes visuais no próprio Instituto a usarem a ferramenta do Dosvox (programa de computador para cegos ou baixa bisão).
Ainda cursando o 4º ano Normal prestei concurso para professor em Nilópolis, sendo aprovado e tomando posse no ano 2009, ano seguinte a minha formatura. Ainda em 2009 prestei o ENEM garantindo o 1º lugar no curso de Ciências Sociais (com a cota destinada a professores) na UFRRJ Seropédica. Em 2012 prestei concurso para Nova Iguaçu e tomei posse no ano de 2013, aonde desde então trabalhei na Secretaria de Educação compondo a equipe de educação especial da SEMED.
               No setor da Educação Especial ministrei formações em “informática acessível” para professores de sala de recursos da rede, formações com guardas ambientais do Parque Municipal do K11, além de formações com o batalhão da polícia militar em Mesquita.
No ano de 2016 fui um dos selecionados para conduzir a Tocha Olímpica Rio 2016, cuja conquista é de muito orgulho para mim, amigos, família e para toda equipe da SEMED Nova Iguaçu.
Sou morador do bairro Valverde e um grande defensor da inclusão da pessoa com deficiência nos espaços políticos, profissionais, educacionais e culturais, ou seja, uma inclusão efetiva em todas as esferas sociais, seja ela no âmbito arquitetônico e/ou atitudinal .
Defendo ainda, o transporte coletivo de qualidade (do ponto de ônibus às estradas), valorização profissional dos funcionários públicos da cidade, do trabalhador da iniciativa privada, da abolição dos “privilégios” que permeiam a classe política empresarial do país, de uma democracia aonde o povo participe ativamente das decisões do seu município e, logicamente, de uma sociedade mais igualitária e consciente de seus direitos/deveres.
               Sou militante dos movimentos sociais, filiado ao PSOL desde 2016 e, este ano de 2020, aos 32 anos de idade, concorrerei, pela primeira vez, a uma cadeira de vereador na Câmara Municipal de Nova Iguaçu. Sou conhecido por ser destemido e carismático, tendo a minha autonomia e alegria de viver como um grande inspirador e exemplo de superação.