Autores

Perfil

www.facebook.com/taniateresatome


Tânia Tomé Moçambique, Economista, empreendedora, activista, mentora e escritora e Diretora de Negócios e Investimentos foi nomeada Young African Leader 2016 pelo Presidente Barack Obama, e Mandela Washington Fellowship. 
 
Tânia Tomé é Licenciada em Economia e Posgraduada em Auditoria e Controlo de gestão, em Portugal pela Universidade Católica Portuguesa (Porto 2003) trabalhando a mais de 12 anos com projetos de investimento e na banca moçambicana e  nos últimos 6 anos assumindo posições de liderança Diretora de Negócios da Ecokaya,  Chefe de Crédito e Mitigação de Risco da Gapi e Chefe de Negócios e de Investimento da Gapi.

Para além de empreendedora e bancária, Tânia Tomé é escritora tendo ganho também reconhecimento,
seu livro de poesia é referência bibliográfica da pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi uma das selecionadas em Moçambique para o prémio Portugal Telecom (Brasil 2011), com destaque de mais   três africanos  entres os quais o escritor José Agualusa. Ganhou o prémio nacional de poesia do Millenium BIm 2005. E participou recentemente no debate da Minerva do Debate Mulher e criação ao lado de Paulina Chiziane.
 
Tânia Tomé como socio-activista e agente cultural tem participado desde a primeira comemoração do dia língua portuguesa 5 Maio, juntamente com Calane da Silva e Mia Couto. Sendo que em 2004 lancou em Moçambique o livro um Abraco quente da Lusofonia previamente lançado em Portugal com vários escritores de língua portuguesa, sendo que a mesma representou Moçambique no livro.
 
No decurso da sua carreira profissional como economista e empreendedora recebeu diversos prémios,Vencedora do prémio africano académico (Fundação Portugal-Africa) recebido do Presidente de Portugal Mário Soares e as representações diplomáticas dos Palop em Portugal, Prémio de Mérito da Presidência de Moçambique, Prémio de Jovem executiva Empresária Lider pela Global Finance, selecionada e nomeada mulher lider (IVLP Program) pelo Governo de EUA e Embaixada  Americana, entre outros. Tânia é também activista,  autora,  formadora e palestrante, formada em Projectos de Investimento e Empreendedorismo pela Certform (Portugal), Formada em Contabilidade e Fiscalidade pela Certform (Portugal), Formada em Avaliação Financeira de Projetos de Mineração pela IETEC (Brazil).È Presidente da Associação para o Desenvolvimento, Presidente Júri da Competição de Planos de Negócios e Vice Presidente da Associação Moçambique Verde, Presidente da Associação dos Antigos Alunos em Moçambique da Universidade Católica Portuguesa, Membro da Amecon,  entre outros...
 
Foi Presidente da Mesa de Juri na competição de jovens empreendedores da ONE, e foi  a porta-voz da conferência Nacional de Empreendedorismo da ANJE em Moçambique. A sua esfera de network vai além fronteiras moçambicanas, conhecendo lideres do sector privado e públicos de diferentes países do mundo, tendo recebido felicitações de mais três  presidentes de diferentes países .
 
      
 

www.facebook.com/taniateresatome
www.taniatome.com
www.showesia.com