Autores

Perfil

Amaury Nicolini, carioca, 69 anos.
Publicou seus primeiros trabalhos poéticos na revista do Colégio Militar e em jornais da época.
Concluindo o curso e não desejando seguir a carreira militar, iniciou-se no que seria a sua verdadeira vocação, como redator publicitário e criador de comerciais para tv. Os anos seguintes foram uma escalada de trabalhos escolhidos pela crítica especializada e pelo público como os melhores de cada período.
Sem abandonar a redação, passou a ser Diretor de Criação em algumas das principais agências de propaganda do eixo Rio - São Paulo - Belo Horizonte. Especializou-se em varejo, e criou a propaganda de redes nacionais como Mesbla, Bemoreira, Ducal, Casa Masson, Brastel e outras.
Sua especialização em varejo levou a uma variante profissional. Foi contratado como Gerente de Desenvolvimento Técnico da Confederação Nacional dos Lojistas, passando a coordenar simpósios, seminários e convenções em todos os estados brasileiros, além de editar a revista Diretor Lojista, voltada para o empresário do comércio. Foi alguns anos depois contratado como Diretor Executivo do Clube de Diretores Lojistas de Fortaleza, permanecendo aquela capital nordestina por 3 anos.
De volta ao Rio, e após temporada como Coordenador de Marketing da TV Manchete, criou sua própria empresa de propaganda, que durante 10 anos foi extremamente atuante na praça do Rio de Janeiro.
Após retirar-se do mercado, passou a prestar serviços eventuais de planejamento e redação, e desenvolvendo sua produção literária, que hoje já alcança um total de 33 livros publicados,abrangendo poesia, prosa e temas técnicos.
Conquistou vários prêmios em concursos literários, participou de diversas antologias e escreve artigos para revistas especializadas em comércio.
Ocupa, como membro vitalício, a cadeira n°10 da Academia de Letras do Brasil, tendo como patrono o poeta J.G.de Araújo Jorge.
Por sua contribuição à cultura, foi distinguido com a Cruz de Cavaleiro da Ordem do Mérito do Instituto dos Docentes do Magistério Militar. Recebeu igualmente a Comenda do Mérito Literário, outorgada pela Academia de Letras.
Entre seus livros, incluem-se: Salada de Poesia / Um Verso Viajante / Poesia Mínima / Quinquilharias / Velhos Carnavais / Passagem Secreta / Céus e Terras / Dicotomia / Vale o Escrito / Pela Janela / Os Astros Não Mentem / Tempus Fugit / Há Muito Tempo... e outros.
É Acadêmico-Correspondente da Academia de Letras e Artes de Valparaíso (Chile)