Autores

Perfil

Cyelle Carmem nasceu em João Pessoa-PB em 1978, formou-se em Letras em 2003 e concluiu o mestrado em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba, em 2006.
Lecionou Língua Portuguesa no SENAC-PB e no IFPB. Escreve poemas desde os 18 anos e tem como referência Fernando Pessoa, Cecília Meireles, Mario Quintana e Vinícius de Moraes.

Seu primeiro livro de poesias "Luzes de Labirinto" foi publicado pela editora CBJE em 2010; logo em seguida, entrou para o grupo Caixa Baixa em sua formação inicial em 2011, junto com outros poetas e escritores iniciantes da Paraíba. 

Em 2012, publicou o segundo livro "(Uni)verso" pela editora Ideia, aprovado pelo edital do Fundo Municipal de Cultura (FMC) de 2011, da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Na obra, estão publicadas as poesias que participaram da Parede Poética e dos 9º e 10º Festivais de Poesia Encenada, ambos realizados pelo Sesc-PB, assim como do Arquivo Poético, organizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em comemoração a 30ª Semana Cultural José Lins do Rego, em 2012. 

Em 2016 aventurou-se pelo romance com "O Tempo da Delicadeza (ou mais um janeiro)", publicado pela Editora Penalux. Título inspirado na música de Chico Buarque, o romance conta o dilema de Diana e Amora que tenta se encontrar num amor que esconde um grande segredo, que pode mudar totalmente suas vidas.

No mesmo ano, participou da antologia "Ventre Urbano", organizado por Letícia Palmeira e Lizziane Azevedo, que reúne contos escritos apenas por mulheres.

Seu último trabalho literário é "As árvores morrem de pé", publicado pela Editora Triluna, em 2021. O livro reúne poemas escritos durante a pandemia, em resgate à memória de sua avó falecida.
Atualmente, é técnica judiciária do Tribunal de Justiça da Paraíba.