Autores

Perfil

Quem sou eu?

Apenas mais uma médica que reconhece que a fala de Hipócrates nunca foi tão atual! "Primum non noccere" (...antes de tudo não causar dano...)

Hipócrates 450 a.c.



Médica formada em 1976,UFRJ, optei naquela época pela Oftalmologia.Quinze anos depois, a certeza de que o corpo humano é um todo indivisível me fez rever o conhecimento humano sobre doença e saúde adquirido ao longo de milênios, inclusive fitoterapia,homeopatia e mais recentemente medicina biomolecular.

Estas ferramentas me fizeram perceber a necessidade de mudança de paradigmas na área médica.Rver o adoecimento e as suas fases, sob um prisma diferente e adotar intervenções terapêuticas menos onerosas ao organismo no longo prazo. O entendimento da harmonia orgânica da saúde maravilha qualquer um, médico ou não.

E se a nossa saúde se deve, em grande parte, às nossas escolhas do dia a dia, nada mais justo que partilhar informações sobre como cuidar dela, saúde, cada vez mais e melhor.


Longevidade e qualidade de vida são conquistas dos próprios indivíduos, apoiados nos cuidados médicos dos que os assistem.Mas não existe solução eficiente a longo prazo para alterações funcionais desenvolvidas dia após dia e devidas,em sua grande parte, a escolhas equivocadas como o "fast-food",o sedentarismo e a "síndrome da urgência" do tempo, todas reflexo do estilo de vida atual.Apenas uma minoria acordou para esta realidade.

Não é fácil mudar, mas é possível. Uma pequena mudança a cada dia, desde já e,ao final, teremos mudado nossos hábitos fazendo uma imensa diferença no objetivo final: o resgate da saúde, nossa e das próximas gerações.

Informar é educar! E educar é conscientizar, uma das primeiras providências no sentido de devolvermos ao indivíduo a responsabilidade pela sua saúde. Ajudar o leigo na compreensão do conceito de saúde em geral e em relação à doença ocular é meu objetivo com os textos aqui publicados.

Uma compilação dos textos foi feita sob a forma de livros:

"Saúde ou doença: sabia que você tem escolha? - Repensando a Medicina e a Oftalmologia" Editora Multifoco,abril 2011
"Saúde ou doença: sabia que voce tem escolha? - Oftalmologia para leigos" Editora Multifoco, abril 2011

Blogs onde alguns textos estão disponíveis:

www.elizabethnavarrete.com
www.saudeoudoenca.com
www.oftalmologiacasosclinicos.wordpress.com
www.comunidadeesaude.wordpress.com