Autores

Perfil

          Nascido em 1979, o poeta e escritor paranaense Giuliano Fratin passa sua vida dedicando-se à criação literária e à composição musical.
          Criou uma série de obras através de uma ampla e ilimitada ciência das palavras onde a exploração das figuras de linguagem, bem como a ampliação e finalização de alguns processos estilísticos, fez a originalidade de sua jornada como escritor. Foi o primeiro passo que o levou à paixão pelo latim clássico e pela linguística histórica.
          O poeta, além de desenvolver seu próprio estilo, resgatou e recriou a forma culta e erudita, trazendo um rico vocabulário e exótica linguagem cuja semântica cumpre a promessa de singulares significados.
          A beleza estética com a significação de suas palavras, a 
montagem de suas analogias e alegorias, o resgate das grafias originais, e o trabalho etimológico, agregam valores históricos e incentivam a ampliação do vocabulário (algo de suma importância para que o leitor possa ler com mais fluência as obras de grandes autores da história literária, filosófica e 
etc). Para os amantes das letras, eis o apontamento para o estudo filológico, o domínio da linguagem, a inteligência das gramáticas antigas, o verdadeiro interesse e o amor pelas línguas clássicas.
          O poeta teve seu primeiro livro Um Pedaço do Universo escrito entre agosto de 1998 a março de 2001, foi o primeiro livro do autor, publicado em 2003, breve sequência de poemas a qual sofreu metamorfoses sob constante evolução a cada edição, pois sempre houve um descontentamento de 
Giuliano Fratin em relação a alguns poemas desse livro, coleção de sinceros poemas românticos e nostálgicos, alguns relacionados à Natureza de modo filosófico. Textos puramente sem qualquer influência de outros autores. Segundo o poeta, quando escreveu este livro, ainda não havia lido poesia em 
sua vida, exceto as letras de musicas que aprecia. Nele está presente o início de sua escrita psicodélica e excêntrico-sensual que se destacava entre as outras por sua característica incomum. Este livro parou de ser impresso 
devido ao fato de que o poeta passou a se preocupar com a perigosa influência que seu poemas Musa Bulímica devia causar nas jovens. Embora o uso desse termo tenha sido pela acepção etimológica do grego ‘boulimia’ (fome de boi, fome devoradora, apetite insaciável), o poeta desconhecia a 
acepção usual (o termo a designar a doença bulimia). E como prometido, Fratin alcançou mais tarde a forma de escrita e composição que muito desejava. 
          Iniciando uma de suas mais importantes fases literárias, seu segundo livro Lúdico Psicodélico Surreal foi escrito em Carazinho RS e finalizada em Curitiba PR entre julho e agosto ou entre agosto e setembro de 2003 em coautoria com seu grande amigo poeta, compositor, e cientista Mosiah 
Schaule. Teve sua primeira edição no mesmo ano. Durante a criação dessa obra se deu a revolução da visão de Giuliano acerca do conceito imaginação e criatividade. Este livro traz encantadoras pinturas surrealistas em escrita, tendo como proposta a sua leitura através da imaginação intuitiva. Descrições de imagens de fenômenos incríveis que se manifestam em horizontes de mágicos sonhos e relatos de fatos misteriosos nostalgicamente localizados em 
um longínquo passado. Em 2008 foi concluída essa singular obra, beijando a luz da existência mais dois volumes, o volume dois escrito entre 2003 e 2004 e o volume três escrito entre 2004 e 2008, finalmente tornando-se a obra completa dos Alquimistas da Imaginação.
          Seu terceiro livro Um Abraço No Amplo Sentido obra poética toda ilustrada, começou a ser escrito desde janeiro de 2005 e apenas foi finalizado e publicado em novembro de 2007. Sua segunda edição em 2014 apresenta uma grande reformulação dos textos e substituições no vocabulário como 
fora feito em Um Pedaço do Universo. Este livro traz o espectro de sua primeira linha de escrita sob um universo de novas ideias onde a importância da sabedoria e da psicologia contracenou de modo fundamental. Uma obra que segundo o autor, o leitor deve atuar como um detetive para descobrir 
quais são as presenças que o acompanham desde o início ao fim sempre se manifestando em diferentes aspectos, porém, dentro de uma mesma natureza de ideias filosóficas e imagéticas. Também um novo “psicodelismo” beijou seus pensamentos, especialmente influenciados pela linha do Lúdico Psicodélico Surreal. A imagem que cada poema irradia foi desenhada por sua amiga Marina Gimenes Matiazi, artista plástica, escritora e compositora. São desenhos ricamente simbólicos e detalhistas que se tornaram almas gêmeas 
dos poemas. Essa obra tem como introdução um texto muito belo, foi prefaciada de uma forma muito autêntica e poética, pela amiga atriz, escritora e poetisa Caroline Casagrande.
          Publicada em 2017, a obra Scripta Ætherea, traz a coleção de trabalhos curtos do autor, escritos ao longo de 14 anos. Em ordem cronológica segue-se uma trajetória evolutiva. Cada opúsculo trazendo uma novidade conceitual em acréscimo. São formas de escrita consideravelmente diferentes umas das outras, mas que possuem como 
fator comum o amor ao mundo interno (a vida mental constituída através do que o mundo externo oferece como fonte-tesouro à Imaginação), mundo esse, descrito em forma de imagens poéticas cujos significados se veicularam através 
de metáforas e outras formas estilísticas. Um singelo e complexo universo confeccionado através da contemplação da natureza e de uma incomum observação do sentimento  das variadas formas de vida. Por limite de caracteres faltam as sinopses dos tres primeiros capitulos aqui no perfil.
           Jardins do Âmago (A Natureza dos Sonhos em Haicais de Ouro) é uma obra de “eruditos” haicais, imagens poéticas da Natureza, em cores mágicas, achados semânticos que definem a personalidade de sua grafia, acontecimentos naturais através de outro olhar; segundo o Fratin, esta obra 
nasceu de uma espécie de desafio feita por um haicaísta muito preocupado com a matemática do Haicai; simplesmente o tal escritor lhe disse: “Isso é trabalho para quem é muito bom e é capaz de se habilitar num sistema ortodoxo”... Embora tenham atingido êxito os haicais de Fratin, ele havia se arrependido de tê-los desenvolvido dentro da métrica proposta pela velha 
tradição, pois talvez ficassem mais belos se fossem guiados por uma brisa mais suave e destituída de trilhos ou números, porém, após muitas reflexões sobre o resultado de seus haicais, Fratin constata que, embora a métrica não deva ser algo de tamanha preocupação, algo especial acontece através da tarefa de escrever através do modo métrico... A imagem, o arquétipo evidente ou subjetivo da Natureza, e a significação são mais importantes, porém, a métrica do Haicai é um código que traz, de um cosmos oculto natural, imagens que somente são dadas por via dessa regra 5-7-5, cinco sílabas poéticas na primeira linha, sete na segunda e cinco na terceira. Trata-se de
imagens poéticas que jamais seriam decodificadas se não fosse pelo método haicaístico... As imagens surgidas através da métrica são tão belas quanto às destituídas de métricas, mas os resultados de ambos os métodos jamais terão a natureza um do outro. Isso é uma verdade que também está 
para além do Acaso... 
          Sedução Subliminar, poema extenso baseado em um dos poemas do livro “Um Abraço no Amplo Sentido”. Poema-conto, de um método apenas, que traz a síntese de uma noite de fantasia e sedução. Poema sensual desenvolvido de modo especialmente criativo, um leve toque de surrealismo e a proposta de um subliminar comportamento lascivo, de uma categoria onde se fazem ausentes a vulgaridade e quaisquer formas de banalizar a visão sexual. É uma belíssima obra repleta de movimentos de uma relação de desejo venéreo e afrodisíaco.
          Acrostica Magia Feminina, assim como no livro de haicais, Fratin mais uma vez escolheu criar uma obra através do uso de alguma fórmula, por sua vez, o acróstico. Por ter lido uma coleção de acrósticos de algum autor, o poeta resolveu criar belíssimos poemas sobre a estrutura dos nomes 
femininos que lhe dizem respeito. Obra de acrósticos onde enaltece o ser feminino, exprimindo sua grandeza, a magia da mulher e seu íntimo mistério, através de uma apaixonada apoteose onde as mulheres são encantadoras divindades. Nesta coleção acrostica estão presentes, em maior parte, a 
significação dos nomes dentro do contexto poético. E algo muito original é o fato de que nos contextos poéticos estão incluídos os anagramas dos nomes, integramente ou de modo fragmentado, por ex: Veridiana / Divina Era; Carolina / Racional; e depois caberá ao leitor a identificar os anagramas. Essa 
inclusão dos anagramas onomásticos, a inclusão dos significados dos nomes e um peculiar vocabulário utilizado, faz dessa coleção acrostica um trabalho original, embora a técnica acrostica já exista ha longa data.
          Lá Ainda Acontece, experimentos típicos do que seriam as primeiras páginas do futuro volume quatro da obra “Lúdico Psicodélico Surreal (Uma Alquimia da Imaginação)”, já publicados os três anteriormente. O começo de um novo volume que foi interrompido, devido ao fato de que o coautor Mosiah Schaule esteve ausente em viagens de pesquisas cientificas, e Giuliano Fratin não desejou dar continuidade no quarto volume sem a presença de seu amigo, se tornando, em fim, uma pequena obra. Textos misteriosos e alegóricos que pareciam estar seguindo um rumo diferente, porém, mantendo a mesma essência e código de criação dos autores.
          Magnificências (Sinestesia Múltipla) é a mais completa em cores, técnicas semióticas; Obra onde a figura de linguagem “sinestesia” é a imponente e revolucionária protagonista dessa obra poética em prosa, onde já não mais há a preocupação em escrever agrupando o texto em versos e por fim ocupar a pagina toda. Uma especialidade em todas as terminologias sensoriais e inversões de seus atributos. Um criativo devaneio de sinestesias múltiplas, uma poética da botânica, inevitavelmente surrealista em inúmeras ocasiões. A premiada ideia de elaborar filigranas sensoriais onde todos os 
sentidos formam única sensação, uma total conjunção sinestésica como nunca havia sido feita antes na história da escrita e processos sinestésicos. Busca e dedicação de Beleza e Identidade são os elementos que motivaram esses quadros naturais e de sincera criatividade que colorem o espírito tal qual uma cromoterapia das palavras. Um detalhe muito interessante, em especial na obra “Magnificências”, “No Horizonte do Ser” e “As Seis Analogias da Total Conjunção Sinestésica”, foi o poeta ter devolvido a grafia original das 
palavras, como o ‘ph’ no lugar do ‘f’, o ‘y,’ no lugar do ‘i’ nos vocábulos gregos, e etc. A paixão pelo latim clássico, filologia e gramática histórica, é a origem desse belíssimo retorno no tempo, agregando valor histórico, em acordo com antigas formas orthográphicas.
          Devaneios Nostálgicos, outro desejo inconsciente do poeta de continuar a obra “Lúdico Psicodélico Surreal (Uma Alquimia da Imaginação)”. São alguns poemas/contos de forma mais extensa trazendo o fiel espectro dessa 
misteriosa obra que escreveu com seu amigo poeta. A Natureza recebendo um desconhecido e forte espírito e uma significação carregada de sentimentos, devaneios e reflexões nostálgicas. Fruto da saudade de seu período literário que mudou sua vida. Manifestou-se na forma de um mais 
que bem sucedido resgate. Um breve resgate de um belo sonho antigo.
          No Horizonte do Ser, mais um resgate da forma erudita e ortográfica como foi explicado no parágrafo de "Magnificências (Sinestesia Múltipla)”. Uma abordagem romântica dos temas natureza, mistério, nostalgia, e etc. 
Obra permeada de sentimentos de contemplação à Beleza, de paixões e segredos do âmago do poeta. Mais um trabalho voltado à construção das metáforas e ao rico universo das simbologias do ser humano. Em ocasiões específicas, a manifestação da poesia metafísica. Obras elaboradas num 
período de muita inspiração aliada à técnica/arte de escrever do poeta.
           As Seis Analogias da Total Conjunção Sinestésica, pequena obra de conjunções sensoriais poéticas como complemento de Magnificências. cumpre a função da analogia a manifestar varias vezes o mesmo espírito poético, mas a cada construção, o uso de diferentes roupagens obedecendo à mesma técnica. A exploração ampla em cruzar todos os sentidos em cada sintagma, usando dos ornamentos especiais que o latim oferece para designar as cores da matéria-natureza, também dá origem a essa diferente obra poética.
          Nymphula Tenebrarum, diferente de todas as outras coisas que escreveu, o poeta embarca num misterioso mundo gótico, repleto de paisagens sombrias intercaladas com passagens que expressam uma rara e profunda paixão pela personagem Amaitchy sempre mencionada nos textos. 
A garota vestida de preto, olhar lancinante, musa das trevas que aprisiona a alma do locutor oculto, o homem sedutor, perdidamente apaixonado por um ser que se torna inatingível. Uma fantasia delirante com sutis toques medievais na descrição das simbologias, como a forma dos locais antigos, os meios de iluminação primitivos e etc. Um mundo de mistérios sombrios e voluptuosos da eterna noite que promove a mais inusitada sedução. Um alvo-tesouro de desejo, um objeto de intensa paixão, a busca fervorosa pela conquista de um ente amado perdido in tenebris umbrosis noctis, se revela 
numa retórica poética, densa e intrigante com toda a elegância de vocábulos clássicos por vezes emprestados na forma intacta de origem. A cupidinosa lascívia de um ente noturno derramada num singular sonho de paixão e fantasia real.
           Pai, texto do poeta em homenagem a seu pai e a todos os pais do mundo. O belíssimo texto-poema Casa de Pam Brown fez Fratin perceber os tesouros que sua alma guarda em relação a seu pai Sabino Fratin. Belas e profundas memórias envolvendo a natureza, coisas antigas, e simbologias referentes a seu pai. Neste texto inclui-se o empréstimo de duas frases do poema Casa de Pam Brown, as quais foram indispensáveis na elaboração do poema Pai.
          Giuliano Fratin também é autor de mais alguns títulos que, segundo o mesmo, são as obras mais importantes de sua vida. Alguns ainda aguardando conclusão e outros finalizados aguardando publicação: romance-realismo-fantástico “Passaram-se Apenas Dias (Onde Quase Tudo Aconteceu)”
(2005/17); o livro do inconsciente, resposta para Catatau de Paulo Leminski “Fragmentos de Uma Poética da Androginia E Os Amálgamas Psíquicos de Don Fractalis” (2010); o livro de ficção científica e especial matéria onírica “A Máquina de Gravar Sonhos” (2011); um livro de psicologia da 
imaginação da infância “A Fenomenologia do Brinquedo” (2011); o seu quilométrico tratado científico acerca da vida secreta da linguagem e do inconsciente das palavras “Anagrama (O Lado Oculto da Língua)” (2011); e o estranho drama (inusitada trama de múltiplas simbologias) o sofrimento de uma profunda paixão não correspondida e ferida, e a magia dos gatos e do ser felino. “A Menina Com Face de Gato e A Chuva”

Luigi Fontanari