Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Autores

Sobre o autor
Fábio Augusto de Carvalho Pedrosa
Manaus - Amazonas - Brasil, 20 anos
99 textos (13538 leituras)
1 áudios (63 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/10/17 03:37)
Fábio Augusto de Carvalho Pedrosa

Textos do autor
Áudios do autor
Perfil
Fábio Augusto de Carvalho Pedrosa, 19, natural de Manaus (AM), é graduando em Licenciatura Plena em História na UFAM (Universidade Federal do Amazonas). Estudou por 12 anos na Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro, localizada no bairro São Lázaro, zona Sul. O interesse pela História surgiu ainda na infância, quando este leu seu primeiro livro: um Atlas de História do Brasil. Começou a escrever artigos sobre História aos 14 anos. Em 2012, com um bom número de textos escritos, decide expandir suas divulgações, criando o blog História Inteligente (www.historiainte.blogspot.com) no qual publica, até hoje, textos sobre História do Brasil, História Geral e da Amazônia.
 
Em 2014, ainda no Ensino Médio, foi convidado, após ter um texto lido pelo jornalista Evaldo Ferreira, para publicar um artigo sobre os casarões históricos de Manaus, no Jornal do Comércio. O texto foi intitulado Quando Manaus foi Bela. Publicou, no mesmo ano, o texto Uma Avenida chamada Sete de Setembro, na versão eletrônica do periódico anteriormente citado. Também realizou algumas palestras sobre a História da Amazônia em escolas estaduais. Áreas de interesse: História da Amazônia (período do Ciclo da Borracha); História do século XIX e História da Arte.

Artigos publicados em jornal:

Quando Manaus foi Bela. Jornal do Comércio, Manaus, AM, 26 de junho de 2014;
Uma Avenida chamada Sete de Setembro. Jornal do Comércio, Manaus, AM, 11 de dezembro de 2014;
Colônia do Barão comemora 161 anos. Jornal do Comércio, Manaus, AM, 08 de julho de 2015.

Palestras:

A Ocupação da Amazônia: dos primórdios ao ciclo da borracha - Escola Estadual Brigadeiro João Camarão e Escola Estadual Farias Brito.

Participações em livros:

A Febre do Ouro no Brasil: O ciclo da mineração In: Congonhas e Aleijadinho em Prosa e Verso (ACLAC - Academia de Ciências, Letras e Artes de Congonhas - MG) - 2016. p. 299-303.


Última atualização em 17/10/17 03:37