Autores

Perfil

Nasci no dia 28 de março de 1976. O ano do Dragão. Embora eu não acredite em Dragões, muito menos em horóscopo. Gosto muito do significado que o Dragão tem na milenar cultura chinesa. O Dragão é símbolo de pujança, de fertilidade, força, liderança e tantas outras coisas boas que podemos desejar durante nossas curtas e frágeis vidas.

Mas o dragão também faz parte da nossa cultura. Afinal de contas quem nunca ouviu falar em São Jorge? Conheço duas belas músicas que falam de Jorge; "Cavaleiro de Jorge" e "Jorge Capadócia". Ambas cantadas por Caetano Veloso, embora ao menos uma delas não seja de sua autoria. Na verdade creio que nenhuma das duas.

Voltando ao mês de março. Tem um outro aspecto que me faz gostar muito do dia do meu nascimento. As famosas "águas de março". Além de ter sido transformado numa bela canção, esse fenômeno natural sempre foi um dos mais fascinantes na minha opinião. A força das ondas, me encantava, eu ficava alí horas diante da grandiosidade do mar.

O mesmo Mar, que foi casa do meu ídolo. O grande navegador grego. Ulysses. Ah, então era isso. Eu deveria mesmo me chamar como ele, pois ambos nutrimos uma grande paixão pelo mar, e ambos passamos grande parte de nossas vidas dentro dele. Mas tal qual meu ídolo da Grécia antiga, eu também tive que deixar minha terra natal para me embrenhar no mundo em busca do meu destino.

Que ingênuo eu, não? Em busca do meu destino? Mas se ele é meu destino, por que então sair em busca dele? Ele há de acontecer mesmo que eu fique em casa. Como nesse exato momento. Mas a vida me levou para longe da minha bela Salvador ainda muito jovem, e hoje, meu coração marejado de saudades ainda sonha em voltar.

Assim como Gil e João e tantos outros, eu também vim da Bahia, mas algum dia eu volto para lá.

Ullisses Salles