AUTOBIOGRAFIA DE IZAIAS RESPLANDES

Meu nome é Izaias Resplandes de Sousa. Sou escritor mato-grossense, nascido no dia 25 de maio de 1958, em Torixoréu, MT. Sou filho de Marcelino Argemiro de Sousa e Maria Resplandes de Sousa, casado com dona Maria de Lourdes Resplandes, com a qual possuo três filhos: Fernando, Mariza e Ricardo Resplandes. Sou funcionário público estadual em Poxoréo, MT. Também fui funcionário deste Município no período de 1983 a 2003. Ali fui Secretário Municipal dos governos Lindberg Ribeiro Nunes Rocha (1983-1987), Herculano Muniz de Melo Filho (1989-1992), Walterly Ribeiro da Silva (1993-1996) e Lindberg Ribeiro Nunes Rocha (1997-2000), tendo ocupado as seguintes pastas: Secretaria de Administração, Chefia de Gabinete do Prefeito, Secretaria de Educação e Assessoria de Planejamento e Coordenação Geral. Fui membro atuante de diversos Conselhos Municipais como o de Saúde, o de Desenvolvimento, o do Trabalho, o de Assistência Social, entre outros. Como funcionário do Estado de Mato Grosso, atualmente sou professor de Matemática nas Escolas Pe. César Albisetti e Profª. Juracy Macêdo, em Poxoréo, MT. Fui Diretor da Escola Estadual de 1º e 2º graus Profª Juracy Macedo (1992-1995) e lecionado também nas seguintes escolas locais: Poxoréo, Cel. Júlio Muller e Poxoréo. Ingressei na Academia de Direito em 1985, na FACH (GO), interrompendo o curso no 3º semestre, em virtude de meu retorno ao Mato Grosso, onde graduei-me em Pedagogia pela UFMT (1998). Em 2000, concluí o curso de Especialista em Gerência de Cidades pela FAAP/SP. Em 2003, graduei-me também em Matemática pela UFMT, no Campus de Primavera do Leste, MT. Em 2004, concluí minha especialização em Matemática e Estatística pela UFLA/MG iniciada em 2002. Também em 2004, entendendo a necessidade de continuar estudando para manter a competitividade, ingressei-me no curso de graduação em Direito pelas Faculdades UNICEN (Primavera do Leste/MT), retomando o projeto iniciado ao término de meu curso secundário, curso que devo concluir em junho de 2009. A minha produção literária começou a ser publicada em 1982, pelo Jornal Correio de Poxoréo. Datam daquele ano as crônicas “A guerra da paz” e “Senhor, zele por nós!”. Ainda em 1982 escrevi diversos artigos publicados no jornal estudantil da Escola Pe. César Albisetti “A Seiva”, do qual era o Redator. Em 1983 fundei o Jornal “A Gazeta do Estudante”, no qual escrevi sobre tudo o que se passava na cidade de Poxoréo, visto pela minha cabeça de estudante secundarista. Meu trabalho nesse jornal estudantil abriu as portas para o meu ingresso na equipe do jornal “Correio de Poxoréo”, fundado em 1939, do qual fui o redator nos anos de 1983 e 1984, escrevendo, além das notícias, numerosos artigos, crônicas e poesias, dentre os quais, “O horizonte da vida” (poema), “União e participação” (redação premiada em 1º lugar em um concurso municipal), “Águas históricas” (artigo), “Educar é desabrochar, não politicar” (artigo), “Pará, um paraíso escondido” (artigo) e “O sono da morte” (poesia). Em 1985 escrevi “Folclore de Goiás” (monografia). Em 1987, escrevi com Gaudêncio Amorim e Kautuzum Coutinho, o livro “Saudades e Melancolias”. Em 1988, idealizei e participei da fundação da UPE – União Poxorense de Escritores, da qual fui o 1º presidente. Sob a bandeira upenina, escrevi vários trabalhos literários que foram publicados na Revista “A Upenina” e no Jornal “O Upenino”. Em 2004 escrevi junto com mais onze upeninos a “Antologia Poética: síntese da poesia upenina”. Além disso, os jornais “A Gazeta do Grilo” (fundado pelo escritor Kautuzum Coutinho), “A Tribuna” (Rondonópolis, MT), “A Gazeta” (Cuiabá, MT) e “O Noticiário Evangélico” (Campo Grande, MS), “A Folha” (Primavera do Leste, MT), “O Correio” (Primavera do Leste, MT), “A Cônica” (Paranatinga, MT) e “O Diário” (Primavera do Leste, MT), periodicamente têm publicado vários de meus trabalhos literários, alguns dos quais estão publicados na internet, no endereço www.poxoreu.cjb.net, www.respland.blogspot.com, www.umnt.com.br, www.umnt.blogspot.com. www.www.recantodasletras.com.br. Em 17 de agosto de 1987, organizei e fundei a ASSEMP (Sindicato dos Servidores Municipais de Poxoréo), da qual fui também o seu primeiro presidente.

Algumas obras literárias publicadas:

A rainha da paz, publicado no Jornal Correio de Poxoréo, em 1983.

Filho Único, publicado no livro Saudades e Melancolias, 1987.

Qual o preço do seu voto. Artigo publicado no Jornal A Gazeta, de Cuiabá, de 27/09/2000.

Promessas para o novo milênio. Artigo publicado no Jornal A Gazeta, de Cuiabá, de 21/09/2000.

Um dia para Mariza. Artigo publicado no Jornal A Gazeta, de Cuiabá, de 13/04/2000.

A roda do diamante. Artigo publicado no Jornal A Gazeta, de Cuiabá, de 12/05/2000.

Independência ou Morte. Artigo publicado no Jornal A Gazeta, de Cuiabá, de 31/05/2000. Publicado também em O Upenino nº 7, de maio de 2000, Poxoréo, MT.

Improbidade sem provas. Artigo publicado no Jornal A Gazeta, de Cuiabá, de 06/05/2000.

Errando dentro da lei. Artigo publicado no Jornal A Gazeta, de Cuiabá, de 09/05/2000 e no Jornal A Tribuna, de Rondonópolis, MT, de 9/05/2000.

As lições da greve. Artigo publicado no Jornal A Gazeta, de Cuiabá, de 29/04/2000 e no Jornal A Tribuna, de Rondonópolis, MT, de 26/04/2000. Publicado também no Jornal A Crônica (de Poxoréo e Região) de 01 a 15/05/2000.

Fogo em Poxoréo - Artigo comentando os litígios eleitoreiros em Poxoréo, MT.

As araras azuis voltaram. Crônica sobre o programa de qualificação dos profissionais não docentes da educação de Mato Grosso. Publicada no Jornal AGazeta, de Cuiabá, MT, de 29/05/2000.

Uma aventura na Serra dos Pingas. Crônica publicada no Jornal A Tribuna, de

Rondonópolis, MT, de 18/04/2000.

Araras azuis em férias. 2ª Crônica sobre o programa de qualificação dos profissionais não docentes da educação de Mato Grosso. Publicada no Jornal A Gazeta, de Cuiabá, MT, de 13/12/2000.

Exaltação a Poxoréo. Poema em homenagem ao 63º aniversário de Poxoréo. Publicado no livro "Linhas Históricas de Poxoréo", de Gaudêncio Amorim, 2001:53/54.

Planeta vida. Poema escrito em dezembro de 2000.

A última esperança. Poema escrito em 19/12/1983.

A unidade upenina. Discurso proferido na posse da 11ª Diretoria da UPE.

Aniversário de Poxoréo. Discurso de Abertura dos festejos do 58º aniversário de Poxoréo, pelo Secretário Municipal de Educação Izaias Resplandes de Sousa.

Linhas Históricas de Poxoréo. Artigo sobre o livro do upenino Gaudêncio Filho Rosa de Amorim, lançado em 16/05/2001, pela UNIVAG em Várzea Grande, MT.

Publicado no Jornal A Gazeta de 17/05/2001, Cuiabá, MT.

Do Simples para Os Simples. Resenha biográfica sobre o upenino Gaudêncio Filho Rosa de Amorim, autor do livro Linhas Históricas de Poxoréo, um olhar sobre o nascimento dos Distritos numa contribuição às escolas e à sociedade. Publicado no Jornal O Upenino nº 08, Ano 13, de maio de 2001, Poxoréo, MT.

Choro Reflexivo. Artigo que enfoca o "Apagão", apresentando-o como conseqüência

da falta de cultura de longo prazo do povo. Publicado no Jornal A Gazeta, de Cuiabá, do dia 19/06/01.

De pai para filho. Artigo que enfoca as dificuldades do diálogo entre pai e filho.

Publicado no Jornal A Gazeta de Cuiabá, do dia 03/06/01.

Parabens, Luís. Poema dedicado ao poeta Luís Carlos Ferreira pela passagem de

seu aniversário em 27/09/2001.

Rochinha. Homenagem póstuma ao Dr. Joaquim Nunes Rocha, escrita no dia de seu sepultamento (21/10/2001). Publicado no Jornal A Gazeta, de Cuiabá, de 23/10/2001,

pag. 3, Seção Opinião.

Gestão democrática. Monografia que escrevi para obtenção do título

de Graduado em Pedagogia, pela UFMT, MT, no ano de 1998.

(Publicado nesta página em 11/11/2001)

Tecnofrutas. Monografia que escrevi para obtenção do título de

Pos-graduado em Gerente de Cidades, pela FAAP, SP

no ano de 1999. (Publicado nesta página em 11/11/2001)

Universidade Oba-Oba. Artigo que enfoca a questão da reserva

de vagas nas universidades públicas. Publicado no Jornal "O Upenino nº 09,

Ano XIII", da UPE, de outubro de 2001, Poxoréo – MT

O fim da fome e outras mensagens de esperança. Coletânea de

mensagens evangélicas. 74 páginas. Publicado nesta página em 25/11/2001.

Decisão de adolescente. Artigo enfocando a tomada de decisão por parte do

adolescente, publicado em "O Noticiário Evangélico", Ano XLI, nº 4/2001, pag. 15.

A medalha de bronze. Artigo enfocando a necessidade do conhecimento e

fazendo um alerta contra as fábricas de diplomas. Publicado nesta página em 30/11/2001.

Um voto diferente. Artigo destacando a importância de quebrarmos com os paradigmas eleitorais, publicado nesta página em 13/09/2002. Publicado no jornal "O POVO", de 07/09/2002. Ano I, nº 5, Poxoréo, MT.

Sem máscaras. Enfoca a necessidade de ver a realidade sem maquiagem,

para então tentar modifica-la. Publicado nesta página em 17/09/2002. Publicado no Jornal O UPENINO nº 10, ano 14, de dezembro de 2002.

Laboratórios de Informática. Destaca a importância dos laboratórios e a

necessidade de sua implantação em todas as escolas públicas. Publicado em 17/11/2002.

A onda cibernética. Fala sobre a experiência com a informática na Escola Pe. César Albisetti, em Poxoréo, MT. Publicado no Jornal O Upenino nº 10, de 14 de dezembro de 2002. Publicado nesta página em 23/10/2003.

A redescoberta do Brasil. Fala de uma aventura ao Morro da Mesa, um lindo cartão postal da cidade de Poxoréo. Palestra feita na Escola Pe. César por ocasião do aniversário do descobrimento do Brasil em 2002. Publicada em 23/03/2003.

Os sonhos de Fernando. Uma carta de incentivo à luta pela transformação dos sonhos em ideais e em realidade. Publicada em 24/04/2003.

Pneu furado. Uma história dramática ocorrida na BR-070, próximo de Campo Verde, MT, em conseqüência da buraqueira em que se encontra a rodovia. Publicada em 02/05/2003.

Formatura de Matemática. Mensagem proferida pelo orador Izaias Resplandes de Sousa na solenidade de formatura do curso de Matemática da UFMT, em Primavera do Leste, em 05/07/2003.

A grande Poxoréo. Artigo sobre prospectiva, apontando para a instalação do aglomerado urbano conhecido como "A Grande Poxoréo". Publicado em 19/07/2003.

Independência engarrafada. Artigo sobre o nosso comportamento diante da independência de nosso pais nos 181 anos de sua proclamação.

Artigos religiosos

Uma visita ao Rei dos Reis - Visita de Nicodemos a Jesus

Dom Cornélio - 50 anos de obra missionária neo-testamentária

Terra dos Deuses - Os 500 anos de cristianismo no Brasil

A Guerra de Jesus - O chamado de Jesus para a guerra.

Dureza de coração. Chega de provocação.

O processo adotivo. Mensagem sobre o projeto divino de adoção.

Amor e Justiça. Mensagem evangelística que aborda as conseqüências do amor e da justiça de Deus.

Dominguinhos. Testemunho sobre a vida deste irmão da

Neo-Testamentária de Poxoréo, MT, que durante 25 anos

serviu ao Senhor, sendo um exemplo de vida para todos nós (11/11/2001).

Juízo Final. Artigo mostrando o julgamento divino. Publicado

em 25/09/2002.

Seja o que Deus quiser. Enfoca a importância de se compreender

bem a mensagem, a fim de se tomar uma atitude séria diante da

mesma. Publicado em 25/09/2002.

Agora é Lula. Fala sobre a eleição do novo Presidente do Brasil

e sobre a eleição de Jesus como nosso Rei e Senhor. Publicado

em 27/10/2002 nesta página. Publicado no Jornal A Gazeta, de Cuiabá, no dia 04/11/2002, pag. 3A.

O caminho do entendido. Fala sobre a necessidade de se ter

o conhecimento para se tomar uma decisão com entendimento.

Publicado em 08/12/2002.

Deus é um só. Mensagem evangelística abordando esse tema e a

atuação de Deus em todos os lugares. Publicado em 23/02/2003.

A luta pela salvação. Artigo mostrando as duas correntes de forças

que lutam pela alma humana. Publicado em 09/03/2003.

A missão de mãe. Publicado em 23-03-2003.

A guerra do Iraque. Aborda a relação entre o crente e as guerras de um modo geral e, em particular, com essa guerra que EUA está realizando contra o Iraque. Publicado em 23-03-2003. Publicado pelo Jornal "A Gazeta", de Cuiabá, MT, em 21/22 de abril de 2003, pág. 3A, Seção Opinião.

Você quer aceitar a Jesus? Enfoque sobre a pergunta que é tema central nos sermões evangélicos. Publicado em 31/03/2003. Publicado em "O Noticiário Evangélico", Ano XLIII, nº 01/2003, pag. 5/6, Campo Grande, MS

O milagre de um novo pai. Breve dissertação sobre o papel dos pais e onde se destaca a possibilidade de se receber um verdadeiro pai. Publicado em 31/03/2003.

Feriadão de Páscoa. Análise sobre a razão de ser dos feriados da Semana Santa. Publicado em 20/04/2003.

Trânsito cristão. Orientações sobre o comportamento do crente no trânsito à luz da Palavra de Deus e do Código de Trânsito Brasileiro. Publicada em 08/05/2003.

Objetivos de vida. Reflete sobre a questão do planejamento

da vida, objetivando alcançar a salvação de Deus.

Parentes de sangue. Uma séria reflexão sobre a nossa responsabilidade com os descrentes, mas em especial, com os nossos parentes de sangue. O que estamos fazendo para levá-los a Jesus?

Dependência ou Morte. Artigo mostrando a necessidade de sermos dependentes de Jesus para escaparmos da morte certa que teríamos se ficássemos abandonados a nossa própria sorte.

A atitude do pródigo. Poema destacando o estado de espírito que possui aquele que, tendo se afastado de Senhor, "cai em si", se arrepende e quer voltar. Publicado em 16/11/2003.

Eu e Você. Poema destacando o papel de duas pessoas para que ambas sejam bem sucedidas. Publicado em 23/11/2003.

A União Missionária Neotestamentária precisa de missionários. Publicado em “O Noticiário Evangélico” nº 1, 2005, p. 7-9.

Entre outros...