Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

FERNANDO PESSOA

Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de 1888 - Lisboa, 30 de Novembro de 1935) foi um poeta e escritor português. É considerado, com Camões, como um dos maiores poetas de língua portuguesa. O crítico literário Harold Bloom considerou-o, no seu livro The Western Canon (O Cânone Ocidental), o mais representativo poeta do século XX, ao lado de Pablo Neruda.

Considera-se que a grande criação estética de Pessoa foi a invenção heteronímica que atravessa toda a sua obra. Os heterónimos, diferentemente dos pseudónimos, são personalidades poéticas completas: identidades, que, em princípio falsas, tornam-se verdadeiras através de sua manifestação artística própria e diversa do autor original. Entre os heterónimos, o próprio Fernando Pessoa passou a ser chamado de ortónimo, já que era a personalidade original. Entretanto, com o amadurecimento de cada uma das outras personalidades, o próprio ortónimo tornou-se apenas mais um heterónimo entre os outros. Os três heterónimos mais conhecidos (e também aqueles com maior obra poética) foram Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro. Um quarto heterónimo de grande importância na obra de Pessoa é Bernardo Soares, autor do Livro do Desassossego, importante obra literária do século XX.

Através dos heterónimos, Pessoa conduziu uma profunda reflexão sobre a relação entre verdade, existência e identidade.


http://www.ruadapoesia.com/content/category
Bela Flor Claudia Rodrigues
Enviado por Bela Flor Claudia Rodrigues em 23/08/2008
Código do texto: T1142498

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Bela Flor Claudia Rodrigues
São Paulo - São Paulo - Brasil
488 textos (58421 leituras)
1 e-livros (148 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 01/11/14 11:59)
Bela Flor Claudia Rodrigues



Rádio Poética