Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Santa Rosa de Viterbo

A santidade é uma graça que o Espírito Santo quer dar a todos, porém é Ele que vai no tempo dEle manifestando para o mundo este dom dado a quem luta diariamente. Nasceu em Viterbo em 1235. Nasceu de pais piedosos e pobres. Rosa era  notável pela sua santidade e seus poderes milagrosos desde pequena. Quando estava com três anos, ela ressuscitou sua tia do lado materno. Na idade de  7 anos ela já vivia como uma recusa e fazia penitencia. Certa vez sua saúde piorou, mas ela foi curada  milagrosamente pela Virgem Maria que ordenou que ela entrasse na Terceira Ordem de São Francisco de Assis e pregasse penitencia em Viterbo numa época (1247) em que o Rei Frederico II da Alemanha era  famoso pela sua heresia e maldade. Sua missão durou cerca de dois anos e foi tão grande seu sucesso que o prefeito da cidade decidiu exila-la. O poder imperial estaria seriamente ameaçado. Assim Rosa e seus pais foram expulsos de Viterbo em Janeiro de 1250 e se refugiaram em Sorriano. Em 5 de dezembro de 1250 Rosa previu a morte súbita do Imperador,  profecia realizada em 13 de dezembro. Logo depois ela foi para Vitorchiano, cidade que obedecia aos feiticeiros. Rosa conseguiu a conversão de todos, inclusive dos feiticeiros quando ficou sem nenhum ferimento durante varias horas no fogo de uma pira acesa pelos feiticeiros, um milagre que foi atestado por todos da vila. Com a restauração dos poderes do Papa em 1251, Rosa voltou a Viterbo. Ela desejava entrar para o Monastério de Santa Maria das Rosas (Clarissas Pobres), mas foi recusada.

Faleceu em 6 de março de 1252 de causas naturais.

Após sua canonização em 1457 o Papa Alexandre IV ordenou que ela fosse enterrada no Convento que a recusara. Sua festa em Viterbo é celebrada também no dia 4 de setembro quando o seu corpo (ainda incorrupto) foi carregado em procissão festiva para Viterbo.

É padroeira das pessoas exiladas, pessoas rejeitadas pelas ordens religiosas, e da cidade de Viterbo, Itália
Sua festa é celebrada no dia  6 de março.
http://www.cademeusanto.com.br

Santa Rosa de Viterbo...rogai por nós!
 
Nota: No Estado de São Paulo, temos um cidade com o nome de “Santa Rosa de Viterbo”. Localiza-se a uma latitude 21º28'22" Sul e a uma longitude 47º21'47" Oeste, estando a uma altitude de 675 metros. Sua população estimada em 2004 era de 22 584 habitantes.
Alcança-se pela Rodovia Anhanguera, caminho de Ribeirão Preto- Esta situada próxima a São Simão
Possui uma área de 290,41 km2.

A província de Viterbo é uma província italiana da região de Lácio com cerca de 285 254 habitantes, densidade de 79 hab/km². Está dividida em 60 comunas, sendo a capital Viterbo. Faz fronteira a noroeste com a Toscana (província de Grosseto e província de Siena), a nordeste a Umbria (província de Terni), a este com a província de Rieti, a sul com a província de Roma e a oeste com o Mar Tirreno.
(marinho)

marinho
Enviado por marinho em 06/03/2006
Código do texto: T119667
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
marinho
Descalvado - São Paulo - Brasil, 67 anos
146 textos (78697 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 14:31)
marinho