A MÁXIMA DE LEONARDO DA VINCI

_________________________________________________

Notas Biográficas

Há um episódio na vida de Leonardo da Vinci, que ele registrou no seu bloco de notas:

Era um sábado, feriado santo, e um padre fazia a ronda de sua paróquia abençoando as casas com água benta. Ao entrar na sala do pintor, o padre foi logo espalhando água benta sobre algumas obras de Leonardo.

— Por que o senhor está molhando as minhas pinturas?

Perguntou Leonardo aborrecido.

— Esse é o meu dever! Disse o padre.

Depois explica:

 — Segundo a promessa divina, quem pratica o bem na terra recebe o dobro no céu.

Leonardo esperou o padre terminar a bênção e subiu para o andar de cima de sua casa e se postou na janela que ficava bem acima da porta por onde o padre sairia. Quando este saía, despejou uma bacia de água sobre a cabeça do padre e disse-lhe:

— Eis o dobro que está vindo de cima em retribuição ao bem que acabou de me fazer com a água benta, arruinando metade de minhas obras.

Leonardo di ser Piero da Vinci (1452 —1519) foi pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, matemático, fisiólogo, químico, botânico, geólogo, cartógrafo, físico, mecânico, escritor, poeta e músico do Renascimento italiano. É considerado um dos maiores gênios da história da Humanidade. Não tinha propriamente um sobrenome, sendo "di ser Piero" uma relação ao seu pai, "Messer Piero" (algo como Sr. Pedro), e "da Vinci", uma relação ao lugar de origem de sua família, significando "vindo de Vinci". Leonardo era filho ilegítimo de Piero da Vinci com uma camponesa. Assinava seus trabalhos apenas como Leonardo sem o da Vinci. Calcula-se que assim fazia por ser filho ilegítimo. ®Sérgio.

Veja Também: (Clique no link)

A Máxima de Pitágoras.

A Máxima de Salvador Dali.

___________________________________

Para copiar este texto: selecione-o e tecle Ctrl + C.

Agradeço a leitura do texto e, antecipadamente, qualquer comentário.

Se você encontrar omissões e /ou erros (inclusive de português), relate-me.