GLOSSÁRIO DOS DEUSES E HERÓIS GREGOS

________________________________________

Nomes Iniciados Por "C, D e E"

"Os deuses gregos eram retratados como semelhantes aos humanos, porém imunes ao tempo, a doenças e a feridas. Eram capazes de se tornarem invisíveis, de viajarem grandes distâncias quase que instantaneamente e de falarem através de seres humanos sem o conhecimento destes.”

Os nomes entre parênteses correspondem à associação dos deuses romanos aos deuses gregos. Por exemplo: o deus Baco dos romanos está associado a Dionísio, dos gregos. Então Dionísio (= Baco).

CADMO - matou um dragão e no local fundou a cidade de Tebas.

CAOS - A mais antiga das divindades. Pai de Tártaro (abismo), Gaia (Terra) e Eros (cupido - o mais belo entre os deuses). Significa o vazio original do universo.

CÁRITES (Graças) - Eram filhas de Zeus (Júpiter) e Hera (Juno), segundo umas versões, e de Zeus e da deusa Eurínome, segundo outras. Inspiravam as coisas boas da vida. O nome de cada uma delas varia conforme a lenda. Na Ilíada de Homero aparece uma só Cárite, esposa do deus Hefesto, porém o mais freqüente é que se enumerem três: Aglaia (o brilho e a claridade); Talia (amiga da vida); e Eufrosina (a alegria da alma).

CARONTE - Barqueiro dos infernos, o mundo inferior grego (o Hades). Era filho de Erebo (treva) e Noite. É representado como um ancião de longas barbas, esfarrapado, imundo e irritável; encarregado de transportar as almas dos mortos na sua barca através do Aqueronte, rio que as separava dos Infernos. Só recebia as almas daqueles que haviam sido sepultados e exigia-lhes pagamento para a travessia. Era costume grego colocar uma moeda, chamada "óbolo", sob a língua do cadáver, para pagar Caronte pela viagem. As almas que não levavam o óbolo ou não haviam sido sepultadas teriam que ficar às margens do Aqueronte ou de Cocito (afluente do Aqueronte) chorando por toda a eternidade (ou por cem anos, segunda outra versão). Não podia transportar um ser vivo, só transportou Enéias porque levava um ramo de ouro, e Hércules porque este o espancou ante a recusa.

CENTAUROS – Animais fabulosos, metade homem e metade cavalo, que habitavam as planícies da Arcádia e da Tessália. Segundo a lenda, eram filhos de Ixíon, rei dos Lápitas, e de Nefele, deusa das nuvens, ou então de Apolo e Hebe. De gênio turbulento, provocavam confusão por onde apareciam. Seguidas vezes se defrontaram com Hércules, sendo sempre vencidos. Nem todos os centauros apareciam caracterizados como seres violentos. O mais famoso deles, Quirão, era um sábio. Foi instrutor e professor de Aquiles, Heráclito, Jasão e outros heróis, entre os quais Esculápio.

CÉRBERO - Animal fantástico, representado como um cão de três cabeças, dentes negros e uma cauda de serpente. Guardava a porta do inferno (Hades o reino subterrâneo dos mortos), onde recebia as almas dos mortos, deixando as almas entrarem, mas jamais saírem, despedaçando os mortais que por lá se aventurassem.

CIANA – Ninfa que Hades (Plutão) transformou em fonte, por ter impedido que ele raptasse Prosérpina.

CICLOPES - Gigantes de um olho só. Eram de quatro espécies: os uranianos, filhos da Gaia (Terra) e Urano (Céu), com enorme habilidade manual; os ferreiros, que mais tarde trabalhariam com Hefestos (Vulcano); os construtores, a quem se atribuía as construções primitivas; e os pastores, gigantes brutais que possuíam rebanhos e devoravam humanos que se aventurassem por suas terras. O mais temível Ciclope foi Polifemo, um Ciclope pastor, derrotado mais tarde por Ulisses.

CIRCE – Feiticeira. Filha de Hélios (Sol) e da ninfa Persis. Famosa pelo episódio em que reteve Ulisses em sua ilha durante um ano e transformou seus companheiros em porcos.

CLIMENE – Filha do Oceano e de Tetis. Era mãe de Faetonte, o jovem que guiou desastradamente, o carro de Hélios (Sol) até ser derrubado por Zeus (Júpiter).

CRONOS (Saturno) – Era um dos Titãs. Filho de Gaia (Terra) e de Céu. Matou o pai com uma foice, tomando o poder entre os deuses. Foi destronado por seu filho Zeus.

DAFNE – Ninfa. Filha do rio Peneu, deus fluvial, e companheira de Artemis (Diana).  Perseguida por Apolo pediu a seu pai (ou a Zeus), que a transformassem em um loureiro (árvore), para escapar de seu perseguidor.

DÁFNIS – Pastor. Filho de Hermes (Mercúrio) e de uma ninfa da Sicília. Apaixonou-se pela ninfa Lice e lhe prometeu amor eterno. Traiu-a e foi castigado por ela, com a cegueira eterna. É tido como o inventor da canção bucólica.

DEMÉTER (Ceres) - Deusa da agricultura e da fecundidade da Terra. Filha de Cronos (Saturno) e de Gaia (Terra). Quando Hades, deus do inferno, levou sua filha Perséfone como sua esposa, negou seus poderes a terra, e esta parou de produzir alimentos; a solução de Zeus foi que Perséfone passaria um terço do ano no inferno, com seu marido, e o restante do tempo com sua mãe, no Olimpo. Dessa forma, Démeter abrandou sua ira e tornou a florescer nas colheitas.

DEUCALIÃO – Filho de Prometeu e Pandora. O único sobrevivente, junto com sua esposa Pirra (correspondentes a Noé e sua mulher), do dilúvio enviado por Zeus para castigo dos homens. As pedras que atiraram por cima dos ombros transformaram-se em novos seres humanos e repovoaram a Terra.

DICE – Junto com Eunomia e Irene, formavam as "Horas", divindades que representavam as estações.

DIONÍSIO (Baco) – Deus do vinho, da alegria e da embriaguez. Filho de Zeus (Júpiter) com a mortal Sêmele, filha do rei de Tebas. Sêmele pediu para ver Zeus em toda a sua glória, no que foi atendida, mas morreu fulminada pelos raios emitidos por Zeus. Este conseguiu salvar o filho que ela trazia no ventre e enxertou-o em sua própria coxa. Quando Dioniso nasceu, para protegê-lo de Hera, Zeus enviou-o a Nisa, onde cresceu e descobriu a videira e o fabrico do vinho. De todas as divindades, era a que mais aproximava dos homens.

DÓRIS - Filha de Oceano e Tétis. Possuía a habilidade da profecia, característica de todas as divindades marinhas. Esposou Nereu, com quem teve cinquenta filhas, as Nereidas, das quais se destacam: Tétis e Anfitrite.

ECO - Ninfa do séquito de Artemis (Diana). Favorecia as infidelidades de Zeus (Júpiter), distraindo Hera (Juno) com longas conversas, enquanto Zeus deixava o Olimpo para aventuras amorosas. Foi condenada por Hera a repetir apenas a última sílaba das palavras que escutava. Apaixonou-se por Narciso, mas este só tinha olhos para si mesmo.

ÉDIPO - Matou a esfinge e casou-se com sua própria mãe.

EFIALTES – Filho de Posêidon (Netuno) e Ifimedia. Gigante brutal, a exemplo de seu irmão Oto. Ambos tentaram escalar o Olimpo, mas acabaram vítimas de uma artimanha de Ártemis (Diana), deusa da caça.

EGINA – Filha do rio Asopo, foi sequestrada por Zeus. Levada para uma ilha que recebeu o seu nome. Deu à luz a Éaco, considerado o mais piedoso dos gregos.

ÉOLO – Deus dos ventos. Vivia em Eólia, uma ilha flutuante, com seus seis filhos e seis filhas. A mitologia grega apresenta três personagens com o mesmo nome de Éolo, cujas tradições se confundem. A mais conhecida e a do Éolo, filho de Posêidon (Netuno). Acolheu Ulisses em sua ilha e deu-lhe um odre, em que guardava todos os ventos. Enquanto Ulisses dormia, seus companheiros, à procura de vinho e de ouro, abriram o odre e desencadearam uma tormenta. O deus dos ventos, irritado expulsou-os de lá.

EOS (Aurora) - Filha de Téia e Hipérion, irmã do Sol (Hélios) e da Lua (Selene). Quando a noite acaba, ela aparecia no horizonte, num carro puxado por cavalos de ouro. Vinha anunciar o retorno do Hélios (Sol). Mais tarde, Apolo é quem dirigia o carro pertencente a Hélios.

ERÍNIAS (Fúrias) - Filhas de Aqueronte e da Noite, que personificavam o ódio, a inveja, o remorso, a ira, o castigo e a vingança. Eram três: Megera, Tisífone e Alecto. Vingadoras dos crimes, perseguiam sua vítima torturando-a de todas as maneiras, até enlouquecê-la. Às vezes as Erínias enviavam punições coletivas à uma região inteira, como epidemias e tempestades. Castigavam principalmente o homicídio e os crimes contra a família.Foram elas que atormentaram Orestes, após este ter matado sua mãe Clitemnestra.

ÉRIS (Discórdia) – Divindade dos desentendimentos; irmã de Ares (Marte). Tinha os cabelos feitos de serpentes e presos por uma tiara ensanguentada. Gerou vários seres malfazejos como a Cobiça, o Tormento e a Negligência. Originou a Guerra de Tróia, ao lançar o Pomo da Discórdia entre as deusas Atenas (Minerva), Hera (Juno) e Afrodite (Vênus).

EROS (Cupido) – Deus do amor, da paixão. Era filho de Afrodite (Vênus) e Ares (Marte) O casamento de Afrodite e Hefesto (Vulcano) não deu certo. Afrodite não se encantou pelo feio, coxo e encardido ferreiro, e o traiu com Ares. Dessa união nasceu Eros, companheiro constante da deusa do Amor. Armado com seu arco, o garoto de asas, desfechava flechas do desejo no coração dos deuses e dos homens para que se apaixonassem. Era assistido por Pótos (ânsia) ou Hímero (desejo). Casou-se com Psiquê (Alma), e com ela teve a filha Volúpia.

ESTIGE - Um dos rios que desaguavam nos infernos. Filha de Oceano e Tétis. Teve quatro filhos com Palas : Zelo, Vitória, Violência e Poder. Às suas margens se agrupavam as almas dos que haviam morrido sem receber honras fúnebres. Quando um juramento era feito em nome do Estige, nem mesmo os deuses podiam quebrá-lo. Tétis tornou seu filho Aquiles invencível mergulhando em suas águas.

ÉTER - Filho da Noite e irmão de Hemera (Dia). Representa o céu superior.

EURÍDICE – Uma dríade (ninfa das florestas). Casou-se com Orfeu, mas, picada por uma cobra, acabou nos infernos. Orfeu tentou resgatá-la, mas, não conseguiu.

EUROPA - irmã de Cadmo, foi amada por Zeus que lhe apareceu sob a forma de um touro e, em suas costas, atravessou o mar. ®Sérgio.

PRIMEIRA PARTE E TERCEIRA PARTE: (clique no link)

Nomes Iniciados por "A e B".

Nomes de "G a Z".

As três partes estão reunidas em e-livros. Para baixá-lo clique AQUI!

TÓPICOS RELACIONADOS: (clique no link)

Deuses e Heróis Egípcios

Deuses da Mitologia Romana

Deuses da Mitologia Nórdica

Deuses da Mitologia Hindu

_________________________________________

NT: As informações expostas neste glossário são frutos de diversas pesquisas, em diversas fontes.

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 03/09/2009
Reeditado em 31/12/2012
Código do texto: T1791320
Classificação de conteúdo: seguro