Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

SEGREDOS DA FELICIDADE- 3. Idade

09/2003


3.IDADE


Outro “conselho” que recebemos na vida é quanto à idade, coisas como “quando você for mais velho(a)”, “isso é coisa de quem ainda não viveu” e outras do tipo (geralmente depreciativas). Quando somos crianças, não nos dão atenção, achando que nada do que falamos é certo. Isso não acontece comigo, pois acho que cada pessoa tem uma vivência diferente da outra, modos de observar a vida diferentes, e sempre prestei muita atenção ao que as crianças falam – às vezes, cada pérola! Da mesma forma, já ouvi os mais velhos, “experientes”, como os conhecemos, dizer cada babaquice! Às vezes, acho que Deus inspira as pessoas a dizerem certas coisas para nós, e as crianças são mais “espertas” para ouvir. E o que realmente nos faz aprender a viver não é o tempo que passa, mas como aprendemos com o que se passa, não só conosco, mas também com os à nossa volta. Na verdade, acho que somos exatamente como nascemos, influenciados, é claro, pela educação, meio ambiente e tudo o mais, mas continuamos a ser os mesmos. O que acontece é que de repente (por algum acontecimento ou por uma data no papel) somos julgados “adultos”. Pura besteira. Apenas crescemos, e nem sempre na mesma proporção, no físico, mental e emocional. E passamos a viver uma vida “de adultos”, fazendo o que achamos aceitável. Uma mentira que arrastamos pela vida, pois continuamos as mesmas pessoas que nascemos, o que se comprova quando a pessoa envelhece, deixa de idiotices e volta a ser o que era, quando então ouvimos dizer que “voltou a ser criança”.
Ao meu ver, nunca deixamos de ser: apenas fingimos ser quem não somos, até termos idade suficiente para entender que não somos assim, relaxamos e voltamos a ser quem sempre fomos, com direito a bater o pé, mostrar a língua e todas essas deliciosas coisas de crianças.

Edilene Barroso
Enviado por Edilene Barroso em 24/08/2006
Código do texto: T223879

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite o nome do autor). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Edilene Barroso
Campinas - São Paulo - Brasil, 53 anos
192 textos (21457 leituras)
12 áudios (4784 audições)
5 e-livros (337 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 09:50)
Edilene Barroso