Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Paulo Carneiro

Paulo Estevão Berredo Carneiro nasceu na cidade do Rio de Janeiro a 4 de outubro de 1901 e faleceu em 17 de fevereiro de 1982. Eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 20 de maio de 1971, foi empossado a 4 de outubro do mesmo ano. Era filho de Mario Barbosa Carneiro e Maria Teodoro de Berredo Carneiro.

Os estudos acadêmicos de Paulo Carneiro se encaminharam, sobretudo, para o campo da QuÃmica. Foi funcionário do Ministério da Agricultura, Secretário de Agricultura no Estado de Pernambuco, docente de Química Geral na Escola Politécnica e professor dessa disciplina em várias instituições de ensino.

Durante 4 anos esteve em atividade no Instituto Pasteur, de Paris, onde se doutorou em 1931. Publicou estudos sobre o curare veneno que merecera a atenção de Claude Bernard, um dos grandes expoentes da medicina experimental no século XIX.

Quando exercia as funções de Secretário do Governo de Pernambuco redigiu Paulo Carneiro uma carta aos bispos daquele Estado na qual chamava a atenção para a lastimável condição de miséria que atingia os trabalhadores urbanos e rurais da região. (" Igreja e o Estado em prol do trabalhador pernambucano" - 25 de setembro de 1935).

As pesquisas de Paulo Carneiro na França receberam palavras de louvor da Academia de Medicina de Paris. Indicado pelo governo brasileiro o cientista participou da Primeira Assembléia Geral das Nações Unidas, efetuada no ano de 1946. A seguir foi nomeado embaixador do Brasil junto á UNESCO, função que exerceu de 1946 a 1958.

Deixou publicadas as seguintes obras: "Introdução á história cultural e científica da humanidade", "Idéias e problemas de nosso tempo", "Augusto Comte, oeuvre et jeunesse" e "Vers um nouvel humanisme".

O culto á memória do fundador da Religião da Humanidade (Augusto Comte) teve em Paulo Carneiro um dos seus grandes adeptos.
*******
Milton Nunes Fillho
Enviado por Milton Nunes Fillho em 13/10/2006
Código do texto: T263384
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Milton Nunes Fillho
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, 55 anos
1141 textos (460328 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 06:33)
Milton Nunes Fillho