Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Tarcísio Padilha

Tarcísio Padilha, professor e filósofo, nasceu no Rio de Janeiro, em 17 de abril de 1928. É casado com Ruth Padilha e o casal tem seis filhos e onze netos. Eleito em 20 de março de 1997 para a Cadeira n.2, na sucessão de Mário Palmério, foi recebido em 13 de junho de 1997, pelo acadêmico Arnaldo Niskier.

É Doutor em Filosofia, Bacharel em Direito, Bacharel e Licenciado em Filosofia, diplomado em Ciências Sociais.

Em 1951, ingressou na antiga Universidade do Distrito Federal (hoje UERJ), tornando-se professor catedrático, por concurso de títulos e provas. Foi presidente da Comissão de Planejamento da UERJ, que escolheu o local de seu atual campus e a respectiva estrutura organizacional. Exerceu ainda a chefia do Departamento de Filosofia e do Departamento Cultural.

Em 1952, começou a lecionar Filosofia na PUC/RJ e na Universidade Santa Úrsula.

É autor de numerosas teses, artigos e conferências sobre temas filosóficos. Publicou sete livros, a saber, A ontologia axiológica de Louis Lavelle, Filosofia, Ideologia e Realidade Brasileira, Brasil em Questão, Uma Filosofia da Esperança, Alceu/Tudo se Transfigura, Realismo da Esperança e Privilégio do Instante.

É Presidente da Sociedade Brasileira de Filósofos Católicos e do Centro Dom Vital (instituição cultural já dirigida por Jackson de Figueiredo, Alceu Amoroso Lima e Sobral Pinto).

Integrou o Conselho Federal de Educação e o Conselho Federal de Cultura. Foi um dos fundadores do Collegium Universale Philosophiae, de Atenas, da Sociedad Interamericana de Filosofía, da Asociación Interamericana de Filósofos Católicos. Dirigiu as coleções editoriais Filosofia e Brasil em Questão, havendo integrado o Conselho editorial das revistas Philosophie (Toulouse), Itinerários Filosóficos (Atenas) e Aletheia (Liechtenstein).

Foi Diretor e, depois, Vice-Presidente da Fédération Internationale des Sociétes Catholiques de Philosophie.

Igualmente, exerceu a Vice-Presidência da Union Mondiale des Sociétés Catholiques de Philosophie e da Metaphysical International Society. Foi Coordenador da fundação internacional Nova Spes. É Coordenador da Bibliografia Filosófica Brasileira para o Institut International de Philosophie, de Paris, que registra as obras filosóficas do mundo inteiro, sob os auspícios da UNESCO. Integra a Internationale Akademie für Philosophie. É diretor do Departamento de Filosofia da Universidade Gama Filho.

Em 1984, setenta filósofos do mundo inteiro celebraram os quarenta anos de suas atividades culturais editando o volume Pour la Philosophie.

Dirige as revistas Presença Filosófica e A Ordem. Fundou e dirigiu Ciências Humanas, órgão cultural da Universidade Gama Filho.

É membro da Academia Brasileira de Educação e da Academia Fluminense de Letras.

Organizou e presidiu a onze Congressos Internacionais de Filosofia, participou de dezenas de Congressos, Colóquios, Simpósios em mais de trinta cidades da Europa e das Três Américas.

Recebeu a Ordem Nacional do Mérito Educativo, a medalha Alceu Amoroso Lima pela Ética e pela Cultura. É cavaleiro da Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém (Vaticano) e Chevalier des Arts et des Lettres (Paris). Foi agraciado com o título de Educador Emérito do Brasil em 1994.

A Encyclopédie Philosophique Universelle, de Paris, e a Enciclopédia Luso Brasileira de Filosofia, Logos, consagraram verbetes à sua filosofia.

Obras:
A ontologia axiológica de Louis Lavelle, tese de cátedra (1955);
Filosofia, ideologia e realidade brasileira (1971);
Brasil em questão (1975);
Uma filosofia da esperança (1982);
Dr. Alceu e o laicato hoje no Brasil, em colaboração (1993);
Alceu / Tudo se transfigura, introdução e antologia (1995);
Realismo da esperança (1996);
Privilégio do instante (1996).
************
Milton Nunes Fillho
Enviado por Milton Nunes Fillho em 20/10/2006
Reeditado em 13/04/2013
Código do texto: T269270
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Milton Nunes Fillho
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, 55 anos
1141 textos (460328 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 01:02)
Milton Nunes Fillho