DEUSES DA MITOLOGIA NÓRDICA

______________________________________________

 

Os deuses da mitologia nórdica passam de trezentos, entretanto pouco mais de vinte são lembrados. Eram deuses fortes e maiores do que as pessoas comuns. Geralmente são bons, simpáticos e prestativos. Vivem mais do que os seres humanos, mas não são imortais.

ODIN – Zeus Nórdico, criador da humanidade, deus sabedoria (adquirida em troca de um olho, para que pudesse beber da Fonte da Sabedoria - Mimir), da guerra, da vitória e da morte; detentor supremo das fórmulas mágicas, da poesia, da profecia, e da caça. Tinha um aspecto assustador: era alto e forte como um gigante. Habitava o palácio de Valaskjálf, a morada dos heróis, em Asgard, o paraiso, de onde podia observar, de seu trono (o Hliðskjálf), o que acontecia em cada um dos nove mundos. Nas batalhas, Odin levava uma poderosa lança (Gungnir) e montava um terrivel corcel de fogo com oito patas chamado Sleipnir. Nos altares que se elevavam em sua honra, Odin era invocado na defesa contra o inimigo por ocasião das batalhas, durante os naufrágios, nas doenças, ou em qualquer situação desesperadora.

FRIGGA – Esposa de Odin. Deusa da fertilidade. Vestia um manto que mudava de cor conforme seu humor. Era invocada pelas mulheres no parto. Chefiava as Valquírias (divindades menores, servas de Odin).

HYR – Deus da batalha. Filho de Odin e Frigg.

BRAGI – Filho Odin com uma amante. Porta-voz e mensageiro dos deuses.

BALDER - Deus da beleza e do equilíbrio; o mais justo dos deuses. Filho de Odin e Frigg. Foi morto por Loki.

LOKI – Deus do fogo, da trapaça e da travessura. Pode assumir a forma de vários animais, exceto de aves. Ele pregava peças e insultava os outros deuses; por isso, é tido como símbolo da maldade. Depois de uma série de crimes (roubos e assassinatos) foi condenado a passar a eternidade numa caverna. Ele está entre as figuras mais complexas da mitologia nórdica.

SIGYN - Esposa de Loki. Quando Loki é castigado e preso numa caverna com o veneno de uma serpente pingando sobre seu rosto, Sigyn permanece com o marido, tentando minimizar o sofrimento dele.

HEL – Deusa da terra dos mortos. Filha do gigante Loki (deus do fogo) e da gigante do gelo Angrboda. Hel foi banida por Odin para as profundezas do mundo inferior que recebeu seu nome, Helheim. Seu trabalho era vigiar o reino subterrâneo dos mortos pecadores. Helheim fica às margens do rio Nastronol, que equivale ao rio Aqueronte da mitologia grega.

THOR – Deus do trovão. Filho de Odin com outra deusa. Por ter uma enorme estatura, é o mais forte dos deuses do panteão nórdico. Sua arma era um martelo de guerra mágico (Mjolnir) que nunca errava o alvo e sempre retornava as suas mãos; com ele gostava de esmigalhar o crânio dos gigantes do gelo, seus inimigos. Usava luvas de ferro também mágicas para segurar o cabo do martelo e um cinturão (Megingjard) que dobrava a sua força.

NJORD - Protetor dos navegadores. Os que o invocavam navegavam tranquilos.

FREYA - Deusa do amor e da luxúria. Detinha poderes de magia e feitiçaria. podia tomar a forma de um pássaro para descer ao mundo dos mortos e trazer profecias.

FREYR - Deus da abundância e irmão de Freyja. Decide quando a chuva cai, dá fartura aos frutos da terra, e é invocado na paz e na prosperidade. Possui um barco (skidbladnir) capaz de carregar todos os deuses. É o patrono da Suécia e da Islândia.

FORSETI - Deus da justiça. É ele que define as disputas entre os deuses e os humanos. Na mitologia, nunca falhou em um acordo. Falando por horas a fio, sempre convence os deuses pelo cansaço. 

NORNAS - Deusas do Destino. Urd conhece o passado; Verdandi, o presente; e Skuld, o futuro. ®Sérgio.

VEJA TAMBÉM: (clique no link)

Deuses da Mitologia Romana

Deuses da Mitologia Hindu

Deuses Da Mitologia Nórdica

Glossário Dos Deuses E Heróis Gregos - Nomes De "G A Z"

Glossário Dos Deuses E Heróis Gregos - Nomes de "C a E"

Glossário Dos Deuses E Heróis Gregos - Nomes Iniciados por "A e B"

________________________________________

Ajudaram na composição do texto:

Enciclopédia Mítica disponível em: www.pantheon.org/areas/genealogy/
principal_norse.html

Lindow, John (2001). Norse Mythology: A Guide to the Gods, Heroes, Rituals, and Beliefs (Mitologia Nórdica: Um Guia para os Deuses, heróis, rituais e crenças). Oxford University Press. ISBN 0-19-515382-0

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário.

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 27/01/2011
Reeditado em 13/03/2012
Código do texto: T2756300