Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

João de Scantimburgo

João de Scantimburgo, nasceu em Dois Córregos, São Paulo, em 31 de outubro de 1915, filho de João de Scantimburgo e Julia Cenci de Scantimburgo. Eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 21 de novembro de 1991 e empossado a 26 de maio de 1992.

Militante no jornalismo paulista é Mestre em Economia e Doutor em Filosofia e Ciências Sociais. Lecionou na Fundação Armando Álvares Penteado e na Universidade Estadual Paulista UNESP.

Exerceu as funções de diretor dos "Diários Associados" em São Paulo e do "Correio Paulistano". Assumiu, também a direção do "Diário do Comércio" e do "Digesto Econômico", ambos editados na capital paulista.

Pertenceu ao Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta - Rádio e Televisão Educativa (São Paulo). Membro da diretoria da Fundação Moinho Santista e do Conselho Curador (vitalício) da Fundação Bienal de São Paulo.

Faz parte, também, da Academia Paulista de Letras, Instituto Brasileiro de Filosofia, Sociedade Brasileira de Filósofos Católicos, Pen Club do Brasil, Instituto Brasileiro de Direito Social, além de algumas instituições culturais sediadas em países da Europa e nos Estados Unidos.

João de Scantimburgo foi contemplado com os prêmios José Ermírio de Morais - Pen Club e Alfredo Jurzikowski - ABL.

Entre as obras publicadas pelo jornalista, merecem especial destaque:

"O destino da América Latina"- "A democracia na América Latina", São Paulo; "A crise da república presidencial", "A extensão humana", "Tratado geral do Brasil", "José Ermírio de Morais", "Ilusões e desilusões do desenvolvimento", "Concepção Cristocêntrica da História", "O café e o desenvolvimento do Brasil", "O Poder Moderador", "Interpretação de Camões", "A Filosofia da ação", "O segredo japonês", "Os Paulistas", "Gastão Vidigal e seu tempo", "O Brasil e a Revolução Francesa", "Memórias da Pensão Humaitá", "No limiar de novo humanismo", "Eça de Queirós e a tradição", "Introdução à filosofia de Maurice Bondel" e "História do liberalismo brasileiro".

Novos Lançamentos: "A crise da República Presidencial", "A Extensão Humana - Introdução à filosofia da técnica", "O Mal na História", "A Empresa Moderna no Brasil", "Galeria de Retratos", Amanhã o Ano 2000
Milton Nunes Fillho
Enviado por Milton Nunes Fillho em 05/11/2006
Reeditado em 23/12/2012
Código do texto: T282672
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Milton Nunes Fillho
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, 55 anos
1141 textos (460336 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 10:15)
Milton Nunes Fillho