Uma História Urbana
 
 logo-gentileza.jpg
 
 
 
 
Um dia inteirinho para comemorar a gentileza! Finalmente um dia que não nos convida simplesmente ao consumo, mas a realizar atos de gentileza. E é uma comemoração Mundial! O dia 13 de novembro. Pena que eu não soubesse disso, teria sido mais gentil sem precisar colocar as mãos no bolso, mas só coloquei as mãos no jornal no dia seguinte e no dia seguinte meu assunto já era outro.

O Caderno Bem Viver, do Estado de Minas, no último domingo teve como reportagem de capa o trabalho de Carolina Costa, Salve a Delicadeza! Tentou-se responder ali à pergunta: O que torna uma pessoa gentil? Depoimentos a respeito foram dados e um teste com a pergunta Você é gentil? pode ser aplicado para que os leitores honestos descubram o seu grau de gentileza. Foi lembrada ainda a figura do Profeta Gentileza.

Quase sempre quando se fala em gentileza nos meios de comunicação o Profeta Gentileza é lembrado. Sei de sua existência, mas na reportagem o que se fala sobre ele é pouco então pedi ajuda ao Google e fui buscar mais informações.

Paulista, nascido e enterrado, passou seu tempo como um Messias, pregando no Rio de Janeiro. Viveu de 1917 até 1996, mas só em 1961 transformou-se em Profeta, embora desde menino soubesse que esse seria seu destino. O fato desencadeador do processo foi o Incêndio do Gran Circus Norte americano em Niterói, quando morreram mais de quinhentas pessoas. Seis dias após a tragédia, acordou ouvindo vozes  dizendo-lhe para abandonar o mundo material e dedicar-se ao espiritual. Pegou um dos caminhões de sua empresa de fretes e se dirigiu para o local do incêndio. Ali viveu por quatro anos, cuidando do jardim e da horta que plantara, consolando voluntariamente as pessoas e tentando divulgar os seus conceitos. Nunca dizia a palavra obrigado, mas sim agradecido e por gentileza. Foi a partir daí que José Datrino ou da Trino se transformou em José Agradecido e/ou Profeta Gentileza. Andarilho por muitos anos, pintou 56 pilastras do Viaduto do Caju, mais ou menos 1,5 km, do   Cemitério do Caju a Rodoviária Novo Rio, com frases exortando ao amor. As frases, em preto, verde e amarelo, usando uma grafia particular acabaram sofrendo pichações e o Poder Público mandou cobri-las com tinta cinza, sendo mais tarde restauradas, graças as reclamações populares. Sobre ele temos livros publicados e músicas compostas.  Foi homenageado por escolas de samba e inspirou a formação de ONGs e outros movimentos. Apareceu na novela Caminho das Índias, personificado pelo ator Paulo José.

Fico muito agradecida por lerem esse texto e os convido por gentileza a pesquisarem na net se quiserem saber mais pois lá encontramos muita coisa a respeito.