DEUSES DA MITOLOGIA HINDU

________________________________________________

 

A base da mitologia indiana é o hinduísmo e seus milhares de deuses. O hinduísmo não tem um único texto sagrado, como a Bíblia ou o Alcorão. O texto mais antigo sobre deuses e deusas é o Vedas, com 1000 poemas, cada um glorificando uma divindade. Quando deuses e deusas vêm ao mundo físico, usam diversas formas chamadas avatares (seres humanos, animais ou uma combinação dos dois).

Devido a grande quantidade de deuses e deusas veremos os mais importantes:

VISHNU (aquele que tudo penetra) – Que ao lado de Brahma e Shiva, formam a tríade suprema do hinduísmo, sendo Vishnu o principal deus dessa trindade. É responsável pela sustentação, proteção e manutenção do universo. Fonte original de todos os deuses. Quando um grande mal ameaça a Terra, Vishnu vem ao mundo físico, com diversas formas de avatares; existem dez avatares de Vishnu, dos quais nove já se manifestaram no nosso mundo - sendo Rama e Críxena (Krishna) os mais conhecidos - e outro ainda está por vir. É representada flutuando sobre ondas em cima das costas de um deus-serpente (Shesh Nag), ou flutuando sobre as ondas com seus quatro braços, cada mão segurando um de seus atributos divinos, uma concha, um disco de energia, um lótus e um cajado. Está constantemente presente nas conquistas amorosas.

KRISHNA -  Krishna é o oitavo avatar (o mais popular e amado) de Vishnu, com maior número de templos e devotos. É a fonte de tudo e a causa de todas as causas. Incorporou a forma humana para redimir as ações das forças do mal. É sempre visto tocando uma flauta, com a qual encanta todas as criaturas vivas. Alguns de seus nomes são Govinda, Syamasundar ou Gopala (protetor das vacas). Os ensinamentos de Krishna foram perpetuados no livro Bhagavad Gita, considerado por todos os estudiosos como a essência do conhecimento Védico.

AGNI – Mensageiro dos deuses e responsável pela conexão entre eles e os seres humanos. Costuma a ser representado no auge da juventude. Na maioria dos relatos costuma a ser descrito como filho mais velho de Brahma. Agni e o sacrifício de fogo ainda é parte do ritual de qualquer casamento Hindu moderno, onde Agni é tido como o chefe sakshi ou testemunha do casamento e guardião da santidade do casamento.

GANESHA (senhor de todos os seres) - Filho de Shiva e Mahadevi, a deusa mãe, é uma das mais conhecidas e veneradas representações de deus. Representado como um garoto com cabeça de elefante, uma grande barriga e quatro braços. Está sempre presente nas portas dos templos e residências porque é tido como um removedor de obstáculos. Também é considerado fonte do conhecimento, da inteligência, da fortuna, da riqueza, da saúde, do sucesso e da prosperidade.

 

BRAHMA - Um dos principais deuses da tríade suprema do hinduísmo. Criador do mundo material. Dele, saíram os primeiros seres humanos. Alguns relatos afirmam que surgiu do umbigo de Vishnu. Outros dizem que apareceu de um ovo de ouro chamado Hiranyagarbha. São raros os templos dedicados a Brahma; ele não é muito adorado nos dias de hoje.

SARASWATI - Deusa da música, do conhecimento e da poesia. Ela é conhecida também por outros nomes como Vani, Bharati, Gira, Brahmani, Sharada, e Vidhatri. Possui refulgente beleza e seu corpo é branco como o leite. Na Índia existe um rio sagrado que leva o seu nome, por isso ela é conhecida também como a deusa dos rios.

LAKSHMI - Deusa da fortuna; fonte de toda a fartura, beleza e saúde nesse universo. Esposa de Vishnu é o principal símbolo da potência feminina, e pode ser reconhecida por sua eterna juventude e formosura. É sempre vista sobre uma flor de lótus ou com flores nas mãos e um cântaro que jorra moedas de ouro. Atribui-se a Lakshmi o símbolo da Suástica, que representa vitória, sucesso, riqueza, beleza e fartura.

PARVATI - Entre todas as semideusas associadas a Shiva, Parvati guarda a mais alta eminência. Ela é considerada a reencarnação da energia total do universo. Quando retratada junto com Shiva, aparece com duas armas; quando retratada sozinha, é mostrada com quatro braços.

RAMA - Sétima encarnação de Vishnu. E o príncipe herói do famoso épico hindu, o Ramayana. As proezas de Rama, seu irmão Lakshmana, sua esposa Sita, e o seu fiel amigo Hanuman são muito bem conhecidos em locais por onde o hinduísmo se espalhou. O Ramayana é recontado em revistas em quadrinhos, jogos, filmes, e shows na televisão. Rama é o ideal da justiça.

SHIVA – É um dos três principais deuses do panteão hindu. Shiva é o deus da renovação. Às vezes é visto como Nataraja (deus das artes e das danças, bem como senhor das artes marciais e o protetor dos animais). É o controlador de toda a ira e é conhecido por sua imensa benevolência e misericórdia, concedendo-a a todos muito facilmente. Às vezes ele é encontrado num estado de meditação, demonstrando que é o deus da Yoga. Ele é representado com três olhos, dois para o Sol e a Lua e o terceiro simbolizando a sabedoria; permanece sempre fechado, pois ao abri-lo, toda a criação será incinerada pelo calor abrasivo do fogo da renovação. ®Sérgio.

TÓPICOS RELACIONADOS: (clique no link)

Deuses e Heróis Egípcios

Deuses da Mitologia Nórdica

Glossário dos Deuses e Heróis Gregos - Nomes De "G A Z"

Glossário dos Deuses e Heróis Gregos - Nomes de "C a E"

Glossário dos Deuses e Heróis Gregos - Nomes Iniciados por "A e B"

Deuses da Mitologia Romana

________________________________________

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte sempre.

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 13/03/2012
Reeditado em 14/03/2012
Código do texto: T3552474