DEUSES DA MITOLOGIA ROMANA

____________________________________________________

 

A partir do século 2 a.C., os deuses gregos foram absorvidos pela mitologia romana ou latina e ganharam novos nomes. Os romanos também incorporaram deuses das religiões existentes na antiga Itália, incluindo as primeiras civilizações romana e etrusca:

Áquilo - Deus dos ventos. Equivalente romano do deus gregos Bóreas.

Baco  - Deus do Vinho. Equivalente romano de Dionísio.

Belona – Deusa da Guerra.

Ceres - Deusa da Agricultura. Equivalente romano de Deméter.

Cupido - Deus do Amor. Equivalente romano de Eros. Nas lendas e na arte romana, Eros degenerou-se numa criança maligna.

Diana - Deusa da Caça. Equivalente romano da deusa grega Artemis.

Fauno – Deus dos Campos e Pastores. E também como divindade profética.

Febo - Deus do Sol. Equivalente romano de Apolo.

Flora - Deusa das Flores.

Jano – Era o porteiro do céu. Era ele que abria o ano, e o seu primeiro mês até hoje o relembra: Janeiro. Era geralmente apresentado com duas cabeças: uma para o ano que passou e a outra para o que começava.

Juno - Rainha dos deuses. Equivalente romano de Hera.

Júpiter - Pai dos deuses e dos homens. Equivalente romano de Zeus.

Quirino - Era o deus da guerra da religião romana. Ele foi um dos principais deuses de Roma, e foi associado a Júpiter e Marte. Mais tarde os romanos identificaram Quirino com Rômulo, um dos fundadores de Roma.

Lares – Eram espíritos protetores da casa e da família. Eram as almas dos antepassados que velavam por seus descendentes.

Leto - Deusa do Anoitecer. Equivalente romano da deusa grega Latona.

Lucina – Presedia os nascimentos.

Marte - Deus da guerra. Equivalente romano do deus grego Ares.

Mercúrio – Mensageiro dos deuses. Equivalente romano do deus grego Ares.

Minerva - Deusa da Sabedoria. Equivalente romano da deusa Atenas.

Netuno - Senhor dos oceanos. Equivalente romano do deus grego Poseidon.

Ops - Era a deusa da colheita para os antigos romanos. Ops era a esposa de Saturno e mãe de Júpiter. Equivalente romano da deusa grega Reia.

– Deus da Natureza.

Pales – Deusa que velava pelos gados e pelas pastagens.

Pamona – Cuidava das árvores frutíferas.

Penates - Eram deuses domésticos que protegiam o bem-estar e à prosperidade das famílias. Protegia a dispensa a que eles eram consagradas. Os romanos adoravam os deuses através de oferendas antes das refeições e através de imagens nas paredes e móveis.

Pax – Deusa romana da Paz.

Plutão - Senhor do reino dos mortos. Equivalente romano de Hades.

Quirino – Antigo deus da Guerra.

Saturno - Deus do tempo, pai de Júpiter. Equivalente romano de Cronos.

Sol - Era o deus Sol da antiga religião e mitologia romana. Sol originou-se da mitologia mesopotâmica e foi introduzido em 220 d. C., como Sol Invictus para os romanos. Era adorado em Roma, até o início do Cristianismo.

Somnus - Deus do sono. Equivalente romano de Hipnos.

Tellus – Deusa da Terra e da Fertilidade. O equivalente romano de Gaia, deusa grega da Terra.

Terminus – Deus dos limites terretoriais. Sua imagem resumia-se numa simples pedra ou num poste fincado ao solo, para marcar os limites que separavam os campos de um proprietário do campo de seu vizinho.

Tínia - Regente do Céu.

Uni - Deusa do Cosmo.

Vênus - Deusa da Beleza e do Amor. Afrodite.

Vesta - Deusa dos laços familiares (Héstia). Velava pelas lareiras. Em seu tempo, ardia contantemente um fogo sagrado sob a guarda de seis sacerdotisas virgens. Caso o fogo se extinguise, as vestais eram punidas com severidade. O fogo era aceso de novo por meio dos raios de sol.

Vulcano Deus dos Ferreiros, Artesãos, Escultores, Metais, Metalurgia, Fogo e dos Vulcões. Equivalente romano de Hefesto. ®Sérgio.

TÓPICOS RELACIONADOS: (clique no link)

Deuses e Heróis Egípcios

Deuses da Mitologia Nórdica

Glossário dos Deuses e Heróis Gregos - Nomes De "G A Z"

Glossário dos Deuses e Heróis Gregos - Nomes de "C a E"

Glossário dos Deuses e Heróis Gregos - Nomes Iniciados por "A e B"

Deuses da Mitologia Hindu

________________________________________

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 13/03/2012
Reeditado em 28/08/2012
Código do texto: T3552478
Classificação de conteúdo: seguro