CapaCadastroTextos┴udiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

Micro-Biografia de Socrates

Socrates-(Atenas, 469 a.C. — Atenas, 399 a.C-Foi o professor de Platão, um dos filósofos mais influentes de todos os tempos-fontes mais importantes de informações sobre Sócrates são fornecidas por Platão-Dedicava-se ao parto das idéias (Maiêutica), que visava conduzir a novas ideias acerca do tema em discussão, reconhecendo assim a sua ignorância e gerando novas ideias, mais próximas da verdade. ele não fundou uma escola, agindo de forma descontraída e descompromissada, dialogando com todas as pessoas, o que fascinava jovens, mulheres e políticos de sua época. Tão logo as idéias de Sócrates foram se espalhando pela cidade, ele angariava mais e mais discípulos.
Assim, os antigos professores foram ficando irados. Pensavam eles: Como um homem poderia ensinar de graça e pregar que não se precisavam de professores como eles?.
E mais: Eles não concordavam com os pensamentos de Sócrates, que dizia que para se acreditar em algo, era preciso verificar se aquilo realmente era verdade.
Logo Sócrates começou a colecionar muitos inimigos
Ficou livre por mais 30 anos, quando foi preso novamente, acusado de 3 crimes:
1- Não acreditar nos costumes e nos deuses gregos;
2- Unir-se a deuses malignos que gostam de destruir as cidades;
3- Corromper jovens com suas idéias;.
"...Sócrates é culpado do crime de não reconhecer os deuses reconhecidos pelo Estado e de introduzir divindades novas; ele é ainda culpado de corromper a juventude. Castigo pedido: a morte”. No Fédon, Sócrates dá razões de crêr na imortalidade. Quando Sócrates foi condenado à morte, comentou alegremente que no outro mundo poderia fazer perguntas eternamente sem ser condenado a morrer, porque era imortal.
Sócrates contribuiu para que as pessoas se apercebessem da descoberta da evidência que é a manifestação do mestre interior à alma. Conhecer-se a si mesmo seria conhecer Deus em si.

* Fonte Wikipedia.
FSantana
Enviado por FSantana em 27/06/2012
Reeditado em 27/06/2012
Código do texto: T3747428

Comentários

Sobre o autor
FSantana
Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil, 35 anos
216 textos (56281 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - ˙ltima atualização em 28/08/14 02:06)