BIOGRAFIA

JOÃO JUSTINIANO DA FONSECA

É poeta e ficcionista, com incursões na historiografia e na biografia. Nasceu em Rodelas, Estado da Bahia, a 30 de junho de 1920, filho de Manoel Justiniano da Fonseca e Eufrosina Maria de Almeida.

Servidor Público, João Justiniano da Fonseca tem um longo percurso de trabalho. Serviu ao Exército Nacional entre 1940 e 1944, tendo aí realizado o curso de Formação de Graduados – Sargento.

Preparou-se para a vida por via de cursos intensivos, para realizar concursos públicos. Nesses cursos estudou, além da matéria de conhecimentos gerais, matemática, contabilidade geral e pública, geografia, voltada especialmente para informações sobre portos marítimos e fluviais, direito tributário, direito administrativo, direito comercial, direito civil e direito penal na área de crimes contra a administração pública. Tem aprovação nos concursos públicos então realizados pelos extintos – Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) e Departamento Estadual de Serviço Público (DSP\BA), para Escrivão de Coletoria Estadual (Bahia) Fiscal de Rendas do Estado (Bahia), Escrivão de Coletoria Federal e Agente Fiscal do Imposto de Consumo, cargos reestruturados com denominação outra. Exerceu, por concurso público, os cargos de Auxiliar de Coletoria Federal, Escrivão de Coletoria Federal e Agente Fiscal do Imposto de Consumo, correspondente, na atual nomenclatura, a Auditor Fiscal da Receita Federal. Em comissão, passou pelos cargos de Inspetor de Coletorias Federais, Fiscal do Selo nas Operações Bancárias, Inspetor Fiscal do Imposto de Consumo e Inspetor Fiscal de Rendas Internas na área federal; Assessor Técnico de Planejamento na área estadual (Bahia) e Diretor Administrativo Financeiro da extinta COHAB/SALVADOR, na área municipal. Aposentou-se como Auditor Fiscal da Receita Federal com redução de tempo de serviço, como participante de operações bélicas. Nomeado posteriormente para o cargo vitalício de Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, renunciou à aposentadoria federal para exercer o novo cargo, no qual veio a aposentar-se em 1990, encerrando, então, sua carreira no serviço público. Exerceu, ainda, o mandato eletivo de Prefeito de sua terra natal no período 1967/1971 e posteriormente o mandato de vereador.

É editor da Revista da POEBRAS SALVADOR, no 4º número em 2002.

Instituições Culturais: Pertence ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, à União Brasileira de Trovadores (UBT) – Salvador, à Casa do Poeta Brasileiro em Salvador e, como correspondente, a Academia Rio-Grandense de Letras, a Academia Petropolitana de Letras, a Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni e Casa do Poeta Rio-Grandense. É verbete na Enciclopédia de Literatura Brasileira, de Afrânio Coutinho, 1990 e 2001, verbete no Dicionário de Poetas Contemporâneos, de Francisco Igreja, 2ª edição, 1991.

TODAS AS OBRAS PUBLICADAS

1 – Safiras e Outros Poemas (poesia). Edição - Falângola Belém –PA. 1960.

2 – Brados do Sertão 1ª edição Imprensa Oficial da Bahia/autor. 1963; 2ª edição do autor, 1974.

3 - Sonhos de João (poesia) - edição do autor 1974..

4- Luiz Rogério de Souza – Educador Emérito (biografia e poesia) – edição Mensageiro da Fé/Comissão de Promoção da Barra – Bahia, 1976.

5- Cacimba Seca (romance) - edição CONTEMP EDITORA LTDA - Salvador –Bahia – 1985.

6- Terra Inundada – (romance) - edição CONTEMP EDITORA LTDA - Salvador –Bahia –1986.

7- Grilagem (romance) - edição Editora Sol Nascente, Salvador – 1991..

8 - Sonetos de Amor e Passatempo (poesia) - edição Editora Sol Nascente, Salvador – 1992.

9 - Aquele Homem (romance) - edição Editora Sol Nascente, Salvador - 1993..

10 – Rodelas, Curraleiros, Índios e Missionária (história) - edição Empresa Gráfica da Bahia com apoio da Secretaria da Cultura e Turismo da Bahia, 1996.

11 – Rio Grande do Sul (poesia) edição gráfica da Empresa Gráfica da Bahia com apoio da Secretaria da Turismo e Turismo da Bahia, 1997.

12 – Sertão, Luz e Luzerna (contos) edição Empresa Gráfica da Bahia/autor, 2000.

13 – Cantigas de Fuga ao Tédio (poesia) - edição Empresa Gráfica da Bahia/autor, 2002.

14 – Memórias de Pedro Malaca (romance) - edição Empresa Gráfica da Bahia/autor, 2003.

15 – Crônica dos Deuses (romance) - edição Empresa Gráfica da Bahia/autor, 2005.

16 - A Vida de Luiz Viana Filho, edição Conselho Editorial do Senado Federal.

17 – Luiz Viana Filho – o jornalista (antologia). Conselho

Editorial do Senado Federal.

18 – Memorial Dulcina Cruz Lima (história). Edição Empresa Gráfica da Bahia/autor, 2008.

19 – A Colonização e o Massacre, (romance histórico). Edição Empresa Gráfica da Bahia/autor, 2009.

Todos em Edição eletrônica de Lourivaldo Perez Baçan, Portal CEN – Cá Estamos Nós.

17 – Canto de Natal (poesia). Edição eletrônica de Lourivaldo Perez Baçan, Portal CEN – Cá Estamos Nós.

SOMETE EM EDIÇÃO ELETRÔNICA LOURIVALDO PEREZ BAÇAN, PORTAL CEM – CÁ ESTAMOS NÓS:

1 – Canto de Amor e Louvor a Pindorama (poesia)..

2 – Solidariedade (contos).

3 – O Crime da Farmácia (novela policial).

4 – Luiz Viana Filho – Política de Oposição e Defesa da Bahia. (reunião dos artigos publicados no jornal A Tarde, não incluídos na antologia).

Participação em inúmeras coletâneas impressas de poesia e conto.

joaojustiniano@terra.com.br

www.joaojustiniano.net

http://joaojustiniano.blog.terra.com.br/