CARLO COLLODI... AUTOR DAS AVENTURAS DE PINOCCHIO....

Carlo Collodi, pseudônimo de Carlo Lorenzini, (Florença, 24 de novembro de 1826 — Florença, 26 de outubro de 1890) foi um jornalista e escritor italiano do século XIX, famoso por haver criado As Aventuras de Pinóquio.

Biografia

Lorenzini, maçom, iniciou sua carreira escrevendo em um catálogo de uma livraria florentina. Tornou-se um jornalista de sucesso e em breve escrevia para jornais de toda a Itália. Fundou, então, um jornal próprio, Il Lampione em 1848. Esse jornal foi fechado pela censura, por ordem do Grão-Duque da Toscânia. Em 1853 ele publicou seu segundo jornal, Lo scaramuccia ("A Controvérsia").

Voluntário na Guerra de independência italiana entre 1848 e 1860, antes havia sido comediante. Em 1856, adotou o pseudônimo de "Carlo Collodi", que o tornaria famoso.

Publicou as obras "Gli amici di casa" e "Un romanzo in vapore. Da Firenze a Livorno. Guida storico-umoristica", por volta de 1856, "I misteri di Firenze"(1857)."

Ele também havia começado intensa atividade em outros jornais políticos como Il Fanfulla; ao mesmo tempo, foi contratado pela Comissão de Censura para o Teatro. Durante este período ele compôs vários desenhos satíricos e histórias (às vezes simplesmente por agrupamento artigos anteriores), incluindo Macchiette (1880), Occhi e nasi (1881), Storie Allegre(1887).

Seu primeiro livro infantil foi de 1876, e intitulava-se "Racconti delle fate", uma tradução do francês. Em 1876 Lorenzini escreveu Giannettino (inspirado por Giannetto, de Alessandro Luigi Parravicini), Minuzzolo e Il viaggio per l 'Italia di Giannettino, uma série pedagógica que explorou a re-unificação da Itália através dos pensamentos irônicas e ações do personagem Giannettino.

Em 1881 inicia a publicação do "Giornale per i bambini" (Jornal para as crianças) - primeiro periódico italiano voltado para o público infantil. Foi ali que, em curtos capítulos, publica originalmente a "Storia di un burattino" (História de um Boneco) - primeiro título das Aventuras de Pinóquio. Publicou ainda outros contos, como "Storie allegre", de 1887 - mas nenhum deles alcançou o sucesso de sua obra-prima.

Pinóquio é, sem dúvida, a criatura que engoliu o criador: o mais famoso personagem da literatura infantil, conhecido em todo o planeta, poucos são os que efetivamente apontam reconhecer em Collodi o seu criador…

Lorenzini morreu repentinamente em 1890, na sua cidade natal, onde foi sepultado.

Nota do autor:- Agradeçam a esse autor... que nos fez acreditar que quando mentimos o nosso nariz cresce!!!! Nunca minta... pois todos percebem... e como!!!! kkkkkkkkkkkkkk