GARGANTA PROFUNDA E A MÚSICA DOS ANOS 80

Eram dias de muitos eventos para mim, teatros, shows, viagens, Rio, São Paulo, Minas... No rádio tocavam muitas músicas lindas, entre elas um grupo vocal me chamava a atenção, primeiro pelo nome, caraca!!! GARGANTA PROFUNDA, que ousados? Não sei porque, mas eu achava que eles eram do Sul do país, Eles eram tão FANTÁSTICOS, TÃO FAMOSOS! Tão tudo!!! Que jamais imaginei chegar perto de um deles.

MARCOS LEITE, ouvi muita gente no meio da música falar dele, cheguei a cantar algumas músicas que tinha o nome dele no arranjo, mas nunca tive noção real da sua da genialidade. Ontem ele faria aniversário, se estivesse vivo, então em uma oficina de canto, no Rio de Janeiro, entra uma jovem senhora, com um doce olhar, ela é apresentada para iniciar a palestra do dia, primeiro ela pede um café, visivelmente emocionada, ela começa a falar que hoje é o aniversário dele, de uma forma tão carinhosa que pensei que ele estava lá fora esperando para entrar em cena, ela começou a mostrar fotos de quando ele era pequeno, já animava festas com uma sanfona, sua irmã mais velha aprendia piano, ele ficava atrás de algum lugar ouvindo tudo, quando a professora ia embora ele sentava-se ao piano e fazia tudo que havia sido ensinado, simplesmente genial!!!

Para minha surpresa ela falava do seu marido falecido, MARCOS LEITE, há então é ele?! o arranjador de tantas músicas cantadas no coro em que participo, mas também era ele o arranjador do Garganta Profunda, e aquela jovem na minha frente era uma das cantoras ? Que pequeno esse mundo! Me lembro de ouvir no rádio a música MARAVILHOSA deles, imaginar que estavam tão distantes de mim, que nunca chegaria perto deles, uma pela qualidade vocal e outra pelas condições financeiras mesmo, naquela época eu morava em um pensionato na Marechal Cantuária, na Urca, vivia de teatro e animação de festa de aniversário, ou seja ganhava hoje para comer amanhã, ir ao show deles era quase impossível, era fascinante ver a música tão bem cantada e tocada por eles, e ainda tinha o teatro, eles usavam de tudo nas suas apresentações, que sonho seria participar daqueles espetáculos! Sinto pena das pessoas que perderam tamanha maravilha na nossa música.

Quando me dou conta estou cantando com o mesmo percussionista do grupo, trinta anos depois, Lauro Jr. o mais incrível foi cantar com a Regina nos regendo em quatro músicas do Garganta, arranjadas por Marcos Leite, pronto, sonho realizado.

O tempo é maravilhoso! Nos aproxima do que no passado era impossível. Foi assim que um dia me vi sentada em um sofá, esperando para entrar em cena, em um aniversário num play na orla de Ipanema, na casa da grande Marlene, aquela que um dia brilhou junto da Emilinha Borba.

No último sábado o encontro foi com Francis e Olívia Haime, ali na Lapa, no palco da Sala Cecília Meireles e na rua com o painel dos grandes músicos do passado de fundo, êta mundo pequeno e sem fronteira!!!

Nesse pequeno texto quero homenagear toda essa gente fantástica, que fizeram, e ainda fazem o encantamento de muita gente, são pessoas abençoadas que por algumas horas tem o poder de nos fazer voar pra longe dessa nossa triste realidade, são anjos de Deus, que vieram para a nossa terra, como um carinho de Deus para todos nós.

OBRIGADA POR NOS ALIVIAR DA DOR DA REALIDADE, COM SUA ARTE!!!

Glória Cris
Enviado por Glória Cris em 26/03/2017
Reeditado em 02/04/2017
Código do texto: T5952367
Classificação de conteúdo: seguro