Participação de Yul Brynner
em Congressos Romani

Diversas informações percorrem a Internet, em particular, o Facebook, sobre a participação do ator Yul Brynner no First Word Romani Congress, como presidente do  International Romani Union. No entanto, consultei algumas obras relevantes sobre o povo cigano e eis o que encontrei (tradução livre):
 
FIRST WORD ROMANI CONGRESS: realizou-se em Orpington, perto de Londres, Inglaterra, Reino Unido, entre 8 e 12 de abril de 1971. Presidente reconfirmado: Vanko Rouda.[1] Pelo que se lê em fontes confiáveis, Yul Brynner compareceu ao evento, na qualidade de espectador apenas.[2]
 
Segundo Donald Henrick: “Originalmente, seria uma reunião preparatória para planejar o primeiro congresso. No entanto, devido ao número de delegados presentes e ao número de países representados, decidiu-se fazer dessa reunião o primeiro congresso propriamente dito. Grattan Puxon foi eleito secretário e Slobodan Berberski, de Belgrado, presidente.”[3] (tradução livre)
 
O referido congresso foi financiado, em parte, pelo Conselho Mundial de Igrejas e pelo Governo da Índia. Participaram 23 representantes de nove países (Checoslováquia, Finlândia, Noruega, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Hungria, Irlanda, Espanha e Jugoslávia) e observadores da Bélgica, do Canadá, da Índia e dos Estados Unidos.[4] Cinco subcomissões foram criadas para examinar questões sociais, educação, crimes de guerra, linguagem e cultura.[5] No congresso, a bandeira verde e azul da conferência de 1933 da Associação Geral dos Ciganos da Romênia, embelezada com o chakra vermelho de dezesseis raios, foi reafirmada como o emblema nacional do povo cigano e a canção "Gelem, Gelem" foi adotada como o hino de Roma. O uso da palavra "Roma" (em vez de variantes de "cigano") também foi aceito pela maioria dos participantes.[6] Em consequência, o comitê internacional do Gypsy (fundado em 1965) foi rebatizado para Komiteto Lumniako Romano (comitê rom internacional).
 
SECOND WORD ROMANI CONGRESS: realizou-se em Switzerland, Geneva, entre 8 e 11 de abril de 1978.[7]

Nesse congresso participaram, entre outros: Yul Brynner, Ronald Lee, John Tene e Ian Hancock, um dos escritores da obra à qual me refiro neste comentário. Jan Cibula foi eleito presidente substituindo Berberski e Shaip Jusuf foi eleito vice-presidente. Yul Brynner foi escolhido como presidente honorário e participou da conferência de imprensa final. Durante o congresso, a International Romani Union foi oficialmente estabelecida.[8]

Seus presidentes incluem Stanislav Stankiewicz, Emil Ščuka, e antes dele, Rajko Đurić, que ocupou esse cargo por muitos anos. A organização espanhola Union Romani é afiliada à International Romani Union.[9]
 
Outros congressos realizaram-se, mas não dizem respeito ao conteúdo temático aqui apresentado.
 
 

[1] CROWE, David; KOLSTI, John. Com Introdução de: HANCOCK, Ian. The Gypsies of Eastern Europe. London and New York: Routledge, 2015, p. 145. Também: HANCOCK, Ian F. We are the romani people: Ame Sam e Rromane Dz̆ene. Great Britain: Centre de recherches tsiganes: University of Hertfordshire Press, 2002, p. 120-121.
[2] YUL BRYNNER: romani hollywood icon. Romedia Foundation, Budapest. Disponível em: https://romediafoundation.wordpress.com/2013/05/21/yul-brynner-roma.... Acesso em: 11 abr. 2017.
[3] HENRICK, Donald. The A to Z of the gypsies (romanies). Lanham, Maryland: Scarecrow Press, 2010, p. 293.
[4] CROWE, David; KOLSTI, John. Com Introdução de: HANCOCK, Ian. The Gypsies of Eastern Europe. London and New York: Routledge, 2015, p. 145. Também: KENRICK, Donald. The World Romani Congress: april 1971. Journal of the Gypsy Lore Society, 50, parts 3-4, p. 101-108.
[5] CROWE, David; KOLSTI, John. Com Introdução de: HANCOCK, Ian. The Gypsies of Eastern Europe. London and New York: Routledge, 2015, p. 145.
[6] CROWE, David; KOLSTI, John. Com Introdução de: HANCOCK, Ian. The Gypsies of Eastern Europe. London and New York: Routledge, 2015, p. 145.
[7] CROWE, David; KOLSTI, John. Com Introdução de: HANCOCK, Ian. The Gypsies of Eastern Europe. London and New York: Routledge, 2015, p. 146. Também: HANCOCK, Ian F. We are the romani people: Ame Sam E Rromane Dz̆ene. Great Britain: Centre de recherches tsiganes: University of Hertfordshire Press, 2002, p. 171. Ainda: BARANY, Zoltan. The east european gypsies: regime change, marginality, and ethnopolitics. Cambridge: Cambridge University Press, 2002, p. 259, nota 89.
[8] HENRICK, Donald. The A to Z of the gypsies (romanies). Lanham, Maryland: Scarecrow Press, 2010, p. 293.
[9] INTERNATIONAL ROMANI UNION. WIKIPEDIA: the free encyclopedia. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/International_Romani_Union. Acesso em: 10 abr. 2017.
Não usei as expressões idem e ibidem nas notas acima, para não confundir o leitor que não tem intimidade com pesquisas acadêmicas.

Abaixo, as fontes de pesquisa consultadas para elaborar os comentários aqui impressos. Ressalto, que os livros assinalados foram escritos por pesquisadores renomados e que muitos atuam no âmbito de universidades de alto jaez no mundo cultural. Quanto aos sites, procurei aqueles de organizações internacionais. Somente três referências à Enciclopédia Livre Wikipédia. Aos interessados nos temas romani, aconselho a leitura, para que fundamentem seus trabalhos na área.
 
ACTON, Thomas Alan. Gypsy politics and social change: the development of ethnic ideology and pressure politics among British gypsies from Victorian reformism to Romany nationalism. Routledge and K. Paul, 1974. 310 p.
 
BARANY, Zoltan. The east european gypsies: regime change, marginality, and ethnopolitics. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. 408 p.
 
BRYNNER, Rock. Empire and odyssey: the Brynners in far east Russia and beyond. Steerforth, 2006. 348 p. ISBN-10: 1586421026. ISBN-13: 978-1586421021. (A obra é comercializada em: https://www.amazon.com/Empire-Odyssey-Brynners-Russia-Beyond/dp/158...)
 
CROWE, David; KOLSTI, John. Com Introdução de: HANCOCK, Ian. The Gypsies of Eastern Europe. London and New York: Routledge, 2015. 200 p.
 
HANCOCK, Ian F. We are the romani people: Ame Sam E Rromane Dz̆ene. Great Britain: Centre de recherches tsiganes: University of Hertfordshire Press, 2002. 180 p. (Collection Interface).
 
HENRICK, Donald. The A to Z of the gypsies (romanies). Lanham, Maryland: Scarecrow Press, 2010. 396 p.
 
INTERNATIONAL ROMANI UNION. WIKIPEDIA: the free encyclopedia. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/International_Romani_Union. Acesso em: 10 abr. 2017.
 
MAHAN, Virginia J. Metacognitive multicultural education. In: SHAUGHNESSY, Michael F.; VEENMAN, Marcel; KENNEDY, Cynthia Kleyn. (Ed.). Meta-cognition: a recent review of research, theory, and perspectives. New York: Nova Publishers, 2008. Chapter 10, p. 175-184.
 
TALK: List of Roma people. Wikipedia: the free enciclopedia. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Talk3AList_of_Roma_people. Acesso em: 10 abr. 2017.
 
YUL BRYNNER. Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/yul_brynner. Acesso em: 10 abr. 2017.
 
YUL BRYNNER: romani hollywood icon. Romedia Foundation, Budapest. Disponível em: https://romediafoundation.wordpress.com/2013/05/21/yul-brynner-roma.... Acesso em: 11 abr. 2017.

Sobre Yul Brynner ler:
MOTA, Sílvia M. L. Sobre a propagada origem cigana de Yul Brynner
Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz
Enviado por Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz em 13/04/2017
Reeditado em 13/04/2017
Código do texto: T5969856
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.