ESTIVE EM PLENA AMAZÔNIA... EM URUCU!!!

Viva o amor... e não faça a guerra...

Foi por curiosidade e também por necessidade de estar atuando no mercado de profissionais que me arrisquei ir a Amazônia, para atuar numa empresa de renome e assim cheguei a Manaus a serviço da empresa de Petróleo e Gás como prestador de serviço pela TECHINT, uma multinacional atualmente comandada por argentinos, e como parte das ações pertence ao Banco Ambrosiano, dizemos nós que trabalhamos para o Papa, exatamente o Papa que comanda os católicos lá do Vaticano...

Ali ao descer no aeroporto Eduardo Gomes, não havia ninguém a minha espera, mas caso isso acontecesse deveria pegar um táxi e ir ao endereço que me deram onde seria o escritório base em Manaus da empresa, e pagariam a corrida por lá mesmo...

Ao pegar o táxi, como sempre todos são muito corteses e claro adoram conversar:-

- Doutor, é a primeira vez que vem a Manaus?

- Sim!!!

- Doutor, o senhor é japonês?

- Não sou neto de japoneses!!!

- Por acaso o sr. é engenheiro???

- Sim sou engenheiro mecânico!!!

- Tenho um filho e quero que ele seja engenheiro, pois essa vida de táxisceiro é complicado!!!

- Parabéns e que ele seja bem sucedido!!!

- Obrigado, doutor!!! Meu sonho é que ele venha trabalhar na Honda, ai com os japoneses!!!

Assim chegamos a praça, onde a rua que procurávamos para chegar a sede da empresa na região, e claro a Monica, tomou as providências de pagar a corrida do táxi, e já providenciou a vaga no Hotel devido a espera da vacina contra a febre amarela, é de 10 dias, e a tomei assim que entrei no aeroporto para seguir destino a Manaus...

- Bom dia, doutor Ivo, como foi a viagem???

- Foi ótima apesar de 5 horas de viagem, mas valeu a pena, pois é a primeira vez que venho a região!!!

- Já reservei o hotel bem próximo ao Bumbodromo, e próximo a uma ótima região onde tem muitos restaurantes e com certeza o Sr. vai adorar passar uns dias aqui em Manaus!!!

- Espero que sim e vamos ver se consigo encontrar uns amigos de São Paulo que se mudaram para cá!!!

- Que bom, o senhor não se sentirá sozinho, por aqui!!! Mas pode contar comigo sempre, estou as suas ordens para que possa conhecer as belezas da cidade!!!

- Já estou conhecendo uma das belezas da cidade com certeza!!!

- São seus olhos, doutor, não chego aos pés das paulistas!!! E com certeza com a beleza de sua esposa!!!

- És casada e tem filhos?

- Sim, mas me descasei faz 2 anos e tenho um casal de filhos, e no momento moro com meus pais!!!

- Poxa que pena, deve ser complicado cuidar dos filhos e ainda depender dos pais!!!

- Mas, logo mais quero ter o meu cantinho, e por isso estou aqui trabalhando para me sustentar e ter algo em breve, pois não gosto de depender dos meus pais, o bom que a minha mãe cuida dos netos e assim posso trabalhar aqui sossegada!!!

- Que bom, eu tenho 4 filhos do primeiro casamento, e uma filha do meu segundo relacionamento atual...

- E elas vem para ca?

- Não, vim sozinho e elas ficam em Campinas, mas fico por aqui algum tempo, só pois vim como substituto, era para que viesse outro candidato e vim substituir até que contratem o engenheiro que virá para a vaga!!!

- Que pena, mas o senhor vai gostar tanto daqui, que com certeza vai ficar por um bom tempo!!!

- Assim espero, conhecendo alguém como você... sou capaz de ficar na região!!!

- Bem, vamos almoçar??? O restaurante fica do outro lado da praça, e antes que chova... pois aqui todos os dias chove bem na hora do almoço...

Foi ela dizer que chove, a chuva começa cair e assim tivemos que pegar a sombrinha dela para podermos ir ao restaurante que fica realmente próximo a base da empresa e ali todos os funcionários se alimentam por conta da empresa...

Dez dias depois, segui viagem para Urucu, passando por Coari, numa viagem de avião Dasher da empresa da Guiana Francesa, que atua sem licença na região, coisa muito comum pois o DAC por lá não atua como deveria atuar e fiscalizar tais aeronaves, que nem sempre estão adequadamente mantidas em sua manutenção obrigatória...

Enfim por economia e mal uso os aviões que circulam na região estão em caos, com problemas de motor entre outros, que até em uma viagem tivemos problemas com um motor em pleno voo e descemos são e salvos, mas o mesmo avião depois de taxiar no aeroporto...

Voamos para Coari, e vimos que o piloto ainda estava em dúvida se continuava voando ou não... mas quando chegamos em Urucu, já conhecendo as chances de algum acidente aéreo fiz a queixa ao DAC, que não tomou providencias e dai liguei ao Ministério da Aeronáutica em Brasília graças a uma ex-secretária que atuou comigo na Paraíba anos antes, e agora atuava como secretaria de uma Senadora e obtive o telefone do Ministro da Aeronáutica para quem liguei:-

- Tenente Brigadeiro Soares as suas ordens!!! Atende alguém da outra linha...

- O Brigadeiro não está?

- Não, senhor, mas qual o problema, Sr?

Em razão do mesmo nem mesmo ter me perguntado quem esta falando simplesmente blefei e disse:-

- Não gosto de receber essas queixas de voo irregular na região de Manaus, tome providências!!!

E desliguei o telefone, claro com a voz... na época do FHC quem era o presidente da república dessa nossa nação, e claro a tarde aquele avião no qual viajei estava fora de voar em território brasileiro e a empresa que pagava ¼ do valor da passagem por passageiro teve que contratar uma empresa adequada aos nossos profissionais e dai a empresa Pantanal foi a escolhida pois já fazia tal voo a região pela empresa de Petróleo e Gás que nos contratou para prestar serviços em Urucu...

Aprendi que se formos honestos na região, ou mesmo aqui no Brasil e solicitarmos soluções, jamais isso ocorrerá, mas ao não nos identificar a dúvida fica pairando no ar, e com certeza o tenente mesmo tomou as devidas providências, pois com certeza nessas situações a corda estoura do lado mais fraco, e a conivência de autorizar tais voos, muitas vezes nem chega ao comando geral... dai o medo de que descubram de algo errado e tal aeronave foi simplesmente mandada para Guiana Francesa!!!