AMIGOS E AMIGAS: MARCOS NO MEU CAMINHO.

Hoje, preste comemorar 55 anos de idade, ainda caminhante, vez por outra, paro descanso e ollho no passado o transcorrido e me percebo COMUNICADOR.

Nasci no Rio de janeiro, quando ainda Estado da Guanabara, palavra de origem tupi e que significa " Baía semelhante ao mar."

Quando criança, conversava tanto durante as ulas com meu amigo Silvio que minha mãe foi chamada na escola BRASIL, quando na segunda série do ensino primário, pela professora Helena, meu amor de menino.

Em Manaus / AM, fui eleito representante de sala quando aluno da quarta série primária na escola Nossa Senhora de Aparecida, e ainda em Manaus escrevi minha primeira música: A PIRAÍBA.

Em Recife /PE, escrevi meu primeiro conto: MANÉ MARACAJÁ, e ainda nesta cidade recebi minha primeira orientação sobre com falar numa tribuna, de HOMES VICENZI, então presidente da Federação Espírta Pernambucana, no bairro do Espinheiro..

De volta ao Rio de janeiro, fui eleito vice representante de sala quando do terceiro ano do segundo grau no colégio estadual ANTÔNIO PRADO JUNIOR.

Na faculdade de arquitetura e urbanismo da universidade Gama Filho, fui eleito orador de turma na colação de grau de uma turma que não era a minha.

Na maçonaria, embora não fosse maçon, escrevi no jornal Voz do Escriba, de propriedade de JARICÉ BRAGA, e neste período escrevi e registrei vários livros, não os publiquei por falta de recursos monetários.

Já formado realizei palestras em várias instituições e fui convidado á lecionar nos cursos livres da universidade ESTÁCIO DE SÁ, pelo professor GUIGLIANELLI.

Com apoio do comunicador JOÃO HADDAD, criamos o programa DESTAQUES DO BARRA na rádio comunitária RBT 92,9 MHZ. Nesta época ouvi a palavra simples e contida de JULIANA MERCADANTE, de que eu lidaria com comunicação, declaração esta confirmada, quando da consulta caridosamente cedida por VERA SAMICO.

Tendo iniciado minha caminhada na procura de uma religião, fui aconselhado pelo padre jesuíta, Ramon, á procurar a Ordem dos Pregadores, os Dominicanos, no convento SÃO Tomás de Aquino, no bairro do Leme, mas não fui aceito.

Ainda em minha caminhada, fui, com ajuda dos padres do mosteiro da Ordem Cistercienses em Itaporanga / SP, remetido a paróquia de São Francisco di Paulo, padroeiro dos jornalistas, onde fui missionário por gentileza do padre juiz eclesial DAVI CHAGAS RAMOS no distrito de Torreões, Juis de fora / MG. Ali recebi a primeira benção de SÃO BRÁS.

Ainda em Juiz de fora, podendo tomar banho e com direito ao café da manhã a uma refeição noturnan durante manhãs e tardes, sem conseguir emprego ou trabalho, sentava na calçada e me dedica á leitura do evangelho e a comentá-lo para pessoas que catavam papelões, ex detentos e outros, desfavorecidos da sorte entre homens mulheres, sendo alguns jovens desatinados e de vida marginalizada.

Quando hóspede na Comunidade Espiritualista Alvorada, no bairro das Palmeira, recebi uma distinção dada pelo Exú Boto Cabeleira, quando incorporado no Doté BERNARDO SACHETTO, e passei á ser tratado com O´Kowe, que no idioma africano yorubá significa " aquele que escreve". Lá escrevi no jornal de circulação interna e os livros: O PORTA DE ENTRADA, O SAIA VERMELHA E O MISSÃO ESCRIBA - Guardião das sagradas revelações.

Em Leopoldina / MG, o compromisso com espíritos me chamam, um espírito de mulher vinculado a uma grande atriz das telenovelas, apareceu e comunicou dizendo que eu estava atrasado e meu papel era comunicação, na rádio. Nesta cidade cidade conheci o radialista, político e professor ´JÚLIO CESAR MARTINS, ex locutor da RÁDIO MUNDIAL no Rio de janeiro, e nesta cidade comecei a psicografar com apoio da senhora BLENIA, GENEIDE, ELIAS ADÃO E MUITOS OUTRAS PESSOAS IMPORTANTE Á MINHA TRAJETÓRIA, previzualizada por CLAUDIA CONTE.

Anos se passaram e fui parar na Religião de Deus, fundada por ALZIRO ZARUR, radialista dos anos 50 na rádio mundial, onde escrevi compêndio endereçado á formação de diáconos, e lá conheci por intermédio de MARILDA SANTOS, sua irmã, ELZA SANTOS e juntos, depois da aparição de OBÁLUAYÊ, comunicando que alí era o meu lugar, fundamos o CEEG - Centro Espirita Estrela Guia, hoje Ilé O´sún Araiye, no qual foram escritos vários textos e livros ainda não publicados. Daqui sai para palestrar no CENTRO ESPÍRITA CABOCLO SERRA NEGRA, a convite de MÁRCIA HOLANDA, e para minha caminhada foi um marco,

Hoje, revendo o caminho, em resumo posso dizer que venho ao acaso, cumprindo o meu destino na comunicação porém em de realização, mais escrevo que fala entendo que LIDAR COM PALAVRA NÃO IMPLICA NA OBRIGATORIEDADE DE SER COM O EVANGELHO, embora de algum modo, tenha uma relação, donde cabe ocorrer no ESPIRITISMO, EMBORA NÃO EXCLUSIVAMENTE KARDECISTA, MAS SIMILAR E RECEPTIVO A OUTRAS TENDÊNCIAS E VOCAÇÕES ESPIRITUAIS, RUMO AO MESMO DEUS.

Sandive Santana / RJ.

Sandive Santana
Enviado por Sandive Santana em 10/06/2017
Código do texto: T6023666
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.