Probo

Marco Aurélio Probo (em latim: Marcus Aurelius Probus Augustus) (19 de agosto de 232 — setembro/outubro de 282) foi um imperador romano (276 — 282) nascido em Sirmio (atual Sremska Mitrovica, na província sérvia da Voivodina), que como vários imperadores do século III, chegou ao poder através de carreira militar.

Sem muita convicção, alguns escritos citam que era filho de Dalmácio, um jardineiro, serviu como tribuno no tempo de Valeriano, e esteve sob o comando de Aureliano, por algum tempo, no Egito. Apesar das incertezas sobre sua vida pregressa, sabe-se que foi proclamado augusto (276), depois da morte de Tácito, e tornou-se imperador absoluto quando Floriano foi traído por suas tropas, alguns meses mais tarde.

Seu reinado foi marcado por constantes agitações militares nas províncias, motivadas por invasores ou usurpadores, além de aparentes atritos com o Senado, quando se tratava das limitações do seu poder. Com o Oriente sob controle, voltou-se para o Ocidente, após derrotar os godos na Ilíria, levou seu exército para a Gália, onde expulsou os francos, os longiões e os alamanos para além do rio Reno- segundo a Historia Augusta, teria tomado posição nas margens do mesmo Reno e daí empurrado os bárbaros que retornavam com seus saques "de volta" ao Império Romano, cercando-os "como numa rede". No entanto, segundo a evidência arqueológica, não foi capaz de reocupar o delta do Reno, de onde os traços de tropas romanas desapareceram nesta época. Pacificou a Récia e voltou à Ilíria para acabar com uma invasão dos vândalos.

Na parte civil, investiu especialmente no conserto e construção de canais de irrigação e em tentativas para estimular a viticultura. Após celebrar mais uma de suas conquistas em Roma (282), partiu para o Danúbio, onde foi assassinado pelas próprias tropas, sob o argumento de se evitar uma guerra civil.

o poder pode ter muito tempo para poder ver o mundo mudar e assim assistir um imperio de pedra desmoronando.

fred albano
Enviado por fred albano em 07/08/2017
Código do texto: T6076426
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.