Prefácio do livro : Caminho do Amor

Minha vida

Em 1978 morava com meus pais e irmãos na cidade de Anápolis, Goiás, e cursava a 8ª série do antigo primeiro grau no Colégio Estadual Anhanguera, na vila Formosa. Pela 2ª vez eu abandonaria os estudos, deixando de fazer as provas finais. A primeira vez foi no ano de 1977 quando morava em Brazlândia, no Distrito Federal. Trabalhava de pedreiro nas construções civis, e tinha pouco tempo para estudar. E em 1979 mudamos para Goiânia, Goiás.

Comecei a rascunhar os primeiros poemas no ano de 1978, com pouca noção de língua portuguesa e literatura já que abandonara os estudos por duas vezes. Mas eu gostava de ler gibis, revistas e livros de bolso de histórias policiais, o que me dera certa noção. Também queria compor letras de músicas, influenciado por meu tio cantor sertanejo, mas não deu certo.

No dia 20 de janeiro de 1981, morando só em Goiânia, saí para procurar emprego de pedreiro e deparando-me com policiais militares eu perguntei: Como eu faço para ingressar na Polícia Militar, ser um de vocês. Eles me responderam: Vá no 1º Batalhão, que as inscrições estão abertas. E eu fui, e deu certo. Fui soldado e cabo. Em 1986 passei no concurso de Agente de Polícia da Polícia Civil de Goiás. E em setembro de 2008, aposentei-me depois de 30 anos de serviços prestados na iniciativa privada e no Estado.

Em 1984 concluí o 2º grau, hoje ensino médio. Em 1991 Bacharelei-me em Direito pela Fundação de Ensino Superior de Rio Verde. Em 1990 comecei a escrever para alguns jornais de Goiás; em 1995 publiquei meu primeiro livro de poesias intitulado Caminho de Luz. Desde 2003 não escrevo para jornais impressos. E desde 2008 tenho páginas na internet onde publico poemas, frases, crônicas e artigos.

Já não penso em ser reconhecido como escritor e poeta devido a muitas barreiras. O prazer de escrever é o mais importante; é algo que não tem preço. Todo escritor ou poeta precisa se amadurecer, encontrar um estilo, uma linha de raciocínio. É preciso trabalhar o pensamento conforme a lógica e o tema. É preciso ter imaginação e sensibilidade, e ainda conhecer a língua.

A inspiração vem com a prática e a dedicação. É preciso saber olhar, ouvir e sentir. O conhecimento empírico é à base de toda sabedoria escrita. Com arte da escrita expressamos os mais lindos sentimentos e contamos histórias reais e fictícias. É uma cultura que deve ser passada de geração a geração, e que não deve morrer. Nós (escritores e poetas) somos muito importantes para o desenvolvimento da humanidade!

Este livro que tenho o prazer de publicar é composto de 100 poemetos de 03 estrofes de 04 versos, e 01poema de 10 estrofes de 04 versos, e foi escrito entre 30-01-2003 e 08-11-2007. A minha temática é lírica e amorosa. Minha característica às vezes é filosófica e subjetiva, porém, procuro usar uma linguagem simples e instantânea, um dom que tento desenvolvê-lo. Enfim, agradeço-lhes pela crítica construtiva e pelo incentivo. E boa leitura!

Goiânia, Goiás, 05-12-2007

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 18/09/2017
Código do texto: T6118080
Classificação de conteúdo: seguro