João da Costa Gomes Leitão

João da Costa Gomes Leitão (Braga, 1805 — Jacareí,1879 ) foi um alferes português que mudou-se para o Brasil, instalando-se em Jacareí. Destacou-se como negociante, cafeicultor, banqueiro e escravocrata.

No Brasil formou uma grande fortuna adquirindo várias propriedades rurais, através da exploração da cafeicultura, da prática da atividade de banqueiro que exercia emprestando dinheiro a fazendeiros mediante a hipoteca de terras e escravos e principalmente através do comércio de escravos. Foi um dos responsáveis e financiadores da construção do trecho paulista da estrada de ferro São Paulo-Rio juntamente com seu sócio e genro Antônio Moreira de Castro Lima - o barão de Castro Lima.

Como testemunho de sua riqueza e poder, construiu uma residência em grande estilo, conhecido como Solar Gomes Leitão, finalizada em 1857, na qual recebeu várias personagens que freqüentavam a corte imperial.

fred albano
Enviado por fred albano em 28/09/2017
Código do texto: T6127083
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.