Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

RECALQUES, Parte I

 
Interessava-me vivamente pela natureza.
Muitas foram as vezes em que passei absorto ante o multicolorido das borboletas no chão úmido, revirando pensamentos de admiração pelas fragilidades que delas intuía e nos porquês de quedarem mansamente agrupadas, como se bebessem na terra um néctar desconhecido.
Pegava algumas, e após minucioso exame, soltava-as para acompanhar seu vôo aleatório por entre a vegetação verdejante; no ar um cheiro de terra molhada lembrava que era tempo de chuvas, e com elas antevia, por intuição, a eclosão de ovos ocultos de milhares de insetos, outrora enterrados por meses na areia fofa, a voejar até que caíssem presas de um pássaro e tornassem alimento de ninhos, no eterno e necessário ciclo da vida.
Cigarras também eram-me motivo de prazer, as quais tomava por entre os dedos para inspecionar com aguda curiosidade, em busca de um instrumento de cordas das quais porventura retiravam os sons agudos com que enchiam a minha infância de um bucolismo hoje em mim ausente.
Quantos pássaros de plumagens vistosas e coloridas povoaram meu olhos de infante; outros de aptidão canora enchiam-me os ouvidos com seus trinados melódicos e como desejava tomá-los em minhas mãos, e era então com cobiça que trançava arapucas de galho secos para em seguida perder a paciência da tocaia, pois coisa que sempre tive por muita foi a tal impaciência.
As escolas que freqüentei pouco responderam minhas curiosidades e indagações infantis.
Meu mundo de prazer naquelas quatro paredes chamada sala de aula não existia, e se houvesse menção sobre algo do universo extra-muro escolar, era apenas para mitificá-los sob o manto da ciência distante e estranha aos meus sentidos.
Não me sentia atraído pela crueza e frieza com que as letras e as disciplinas eram repassadas; apenas sentia o tempo transcorrer morosamente, enquanto um mundaréu de cores e movimentos fervilhavam lá fora...
Daniel Viveiros
Enviado por Daniel Viveiros em 02/10/2007
Código do texto: T677247

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Daniel Viveiros®). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Daniel Viveiros
Patrocínio - Minas Gerais - Brasil, 53 anos
87 textos (8631 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/10/17 02:50)
Daniel Viveiros