SILVIA (DE LOURDES) ARAÚJO MOTTA

Currículum Vitae da Silvia Araújo Motta

Em OUTUBRO DE 2005.

SILVIA DE LOURDES ARAÚJO MOTTA,

NOME LITERÁRIO: SÍLVIA ARAÚJO MOTTA

NATURAL DE BELO VALE, MINAS GERAIS-BRASIL.

Filha de Sílvio Fernandes de Araújo, Humanista, Aposentado INSS. Contador Habilitado no Curso de Técnico de Contabilidade, com duração de dois anos, diplomado GUARDA-LIVROS, pelo Curso de Ciências Comerciais, no Rio de Janeiro, em 1932. Depois completou os três anos de estudos no Curso de Peritos Contadores. Fez o Curso Livre de Desenho e Pintura da Escola Nacional de Belas Artes.Residiu em Belo Horizonte.Trabalhou com o Empresário Pedro Rocha. Retornou para Belo Vale e assumiu a Contabilidade da Prefeitura de Belo Vale. Artista Plástico do Naturalismo e Impressionismo, especializado em Telas à óleo, Desenhista especialista no uso do Crayon e do Nanquim. Seresteiro, Musicólogo, Violonista, Compositor Clássico em Cavaquinho, Viola clássica e Viola de sete cordas. Retratista premiado no Rio de janeiro /1932. Fotógrafo da Família, especialista na revelação preto e branca. Especialista em Automação, eletricidade, mecânica, etc.

Vale ressaltar que a primeira escola de Contabilidade no Brasil surgiu em 1902 em forma de "Escola Prática de Comércio". Em janeiro de 1905, o decreto federal nº 1339 reconheceu, em caráter oficial, os diplomas expendidos pela "Escola Prática de Comercio" e providenciou a organização dos cursos, dividindo-o em dois: um geral e outro superior. Como muitas disciplinas do curso superior costumavam ser tratadas normalmente nos programas da escola, iniciou-se, em 1908, o "Curso Superior de Ciências Comerciais".

Os cursos de Contabilidade propriamente ditos foram criados em 1931, pelo decreto nº 20158, que instituiu o Curso Técnico de Contabilidade com duração de dois anos para formar "guarda livros" e de três anos para formar "Peritos Contadores". Em 1943, os cursos técnicos referidos foram transformados na categoria de cursos médios, garantido ao formando o título de Técnico de Contabilidade.Portanto, Sílvio Fernandes de Araújo,

Escritora, Poeta e Trovadora, Violonista e Tecladista, Pedagogista. Profa. Habilitada de Didática, Filosofia, Relacionamento Inter-pessoal,Psicologia Educacional. Especialização em Informática. Pós-Graduada em Educação e Línguas Literatura:Portuguesa e Inglesa.Fundadora-Presidenta do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa, Coordenadora de nove Concursos Literários, Promotora de Eventos Culturais. Já ocupou vários cargos de Diretoria no Elos Clube de BH:de Diretoria Social: 1994/ 1995, Elos Jovem:1996 / 1998, Diretora Cultural:2000 / 2001, Diretora Social: 2002 / 2003 e Diretora do Elos Jovem para 2004/2005.Na Arcádia de Minas Gerais, Secretária 2000/2002, Secretária Geral: 2002/2003 e atual Diretora de Eventos 2004/2006.-Fundadora e Coordenadora da Videoteca Escolar /MEC-Brasília:2000/2003, com oito mil assuntos pedagógicos, em cassetes.Aposentada pela Superintendência de Planejamento e Coordenação da Secretaria de Estado da Educação e pela Prefeitura de Belo Horizonte. Co-Fundadora do CAPE-Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação.-CAPE-SMED-PBH.-Revisora do “Jornal Movimento Country”, desde junho de 2002.20pp.-Membro Efetivo da União Brasileira dos Trovadores / Seção BH/ 1994.-Membro Efetivo da Arcádia de Minas Gerais: (Cadeira 08 de Edison Crisóstomo Moreira)-Parceira – Sócio-Fundadora, Membro Efetivo da ALIPOL: Associação Internacional de Literaturas e outras Linguagens,Assessora da Academia de Letras João Guimarães Rosa da PMMG-Membro Efetivo da Academia Mineira de Trovas (Cadeira 14 de José Lucas Filho)-Acadêmica Emérita da Academia de Ciências e Letras de Lafaiete / MG.-Vice-Presidenta da Galeria dos Trovadores do Brasil /94 e Presidenta em 1995.-Recebeu o Título Honorífico “Honoris Causa” da Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes, dia 30 de abril de 2005, em Ribeirão das Neves-MG.-Indicada e aprovada na IWA : International Writes and Artists Association – Sede em Toledo/Ohio/USA”- em 25 de julho de 2004 e empossada em Belo Horizonte-MG-Brasil, no Palácio da Liberdade, na Sala da Curadoria, em 20 de junho de 2005.-Tem participação em várias Antologias, com Poesia e Crônicas: na UBT(1996,1997,1998, 2002 e na ACCLCL (1996 ,1997,1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003,2004),“ Nau Literária” da Editora Komedi-2000,“Carta di Angeli”-1999.

TRABALHOS DIVULGADOS:

“Lusofonia: Diáspora da Língua Portuguesa”, “Estrangeirismo no Brasil” “Dia de Portugal, Camões, da Raça e das Comunidades Luso-Brasileiras” “Portugal-500 anos de História, em Prosa e Versos”, “O mais Belo Vale de Minas”,“Ensino Supletivo no Brasil, em Minas Gerais e em Belo Horizonte”,“Educação de Jovens e Adultos-aspectos metodológicos e psicológicos” “Fernando Pessoa, o imortal”, “Como trabalhar em Grupos”, “Vida Prateada”, “Camões em Prosa e Versos”, “Beethoven em Prosa e Versos”, “Amália Rodrigues em Prosa, Versos, Fados e Canções”, “Padre Antônio Vieira em Prosa e Versos”, “Jorge Amado em Prosa e Versos”, “Frações de uma Vida”, em Prosa e Versos”, “Jorge Amado em Prosa e Versos”, “Frações de uma Vida”, Monografia do Curso de Pós-Graduação da UFMG: “A importância da Arte na Educação”, “ O Outro Lado da Minha Noite”, “Pétalas de Flores em Trovas”, “Buquê de Trovas”, etc. No prelo : “Efemérides dos 43 anos do Elos Clube de Belo Horizonte.”

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 07/11/2005
Código do texto: T68440
Classificação de conteúdo: seguro