GOIÁ ( GERSON COUTINHO DA SILVA) autor de SAUDADE DA MINHA TERRA

Em nome da história da musica sertaneja, visitei a cidade de Coromandel, terra natal do POETA GOIÁ, em janeiro de 2001, distante 501 km da capital mineira, vindo da cidade Araguari no triângulo onde fui a passeio depois de ter trabalhado por lá anos antes.

Sob chuvas torrenciais, cheguei dia 19 e a coincidência me fez permanecer no dia 20, aniversário de 20 anos de sua morte, com homenagens por toda a cidade e na Rádio DIAMANTE onde fui recebido, tendo ainda visitado seu irmão, o Sr Nelson, que me passou imediatamente um violão para cantar a música que ainda hoje firmou na memória de brasileiros do Oiapoque ao Chuí A PAULISTINHA,

canção cujo nome é SAUDADE DA MINHA TERRA (moda campeira que fez com o Belmonte) da dupla Belmonte e Amarai que a celebrizaram e eternizaram nas décadas de 60 e 70, e claro, pra sempre, tendo

O Belmonte morrido em desastre de carro em 1972. Já o Amaraí, vive hoje na cidade de São Sebastião do Paraíso, e corta o Brasil com o filho Francis Junior mantendo a linhagem do sertanejo tradicional.

Voltando ao Poetá Goiá, este desde pequeno gostou de falar de versos, (recitar trovas) e como sempre recebia em troca como caché (dôce queijo requeijão etc.)

Seu entusiasmo cresceu, muito, até que um dia, no auge da interpretação, quis dar um colorido especial a um dos versos, expressando-o com tamanha força que o que todos ouviram foi um ruído longo e grave, e ninguém gostou. E foi assim que Coromandel perdeu seu declamador de 04 anos de idade.

Ganhou do pai uma gaita que o acompanhou por muitos anos e depois a trocou por um cavaquinho. Porém sua alegria foi quando ganhou um violão de tarrachas, esse sim seu grande sonho.

Começou a cantar em dupla com vários parceiros entre eles ANTERINO COUTINHO, seu irmão NELSON, GERALDO TELES (Geraldinho do Vigilato) e ZÉ DO VIGILATO. Quando chegavam nas festas, era comum o comentário: Chegou o fio do Cerso e seus companheiros. E a coisa fervia até o nascer do Sol.

Iniciou-se no estudo da música com o mestre JOSÉ FERREIRA e enquanto não terminava o curso , passou a ser tocador de bumbo formando dupla com MIGUELINHO (filho do Miguel Batalha).

Após passarem uma temporada em largamar, na casa da sua irmã Maria, foram para Patos de Minas onde cantaram por alguns meses no programa do COMPADRE FORMIGA (padre tomaz Olivieri.

No ano de 1953 (citado em uma música cantada por CHICO REY E PARANA, Jardineira do Adeus) partiu para GOIÂNIA onde ficou conhecendo gente do seu meio naquela Capital de GOIÁS, estado que tantos amigos fez e em sua homenagem a carinhosa alcunha .

Aprendendo muito em todos os sentidos. Formou o TRIO AMIZADE com programas diário na RÁDIO BRASIL CENTRAL, sendo os primeiros do estado a gravarem um disco em SÃO PAULO (DOIS 78 RPB, DA COLUMBIA. De GOIÂNIA partiu PARA SÃO PAULO gravando com o TRIO MINEIRO e após uma temporada RÁDIO NACIONAL nos programas do NÔ ZÉ, transferiu-se para a RÁDIO BANDEIRANTES, onde foi contratado como apresentador de programas inicialmente no MAIADOR DA FAZENDA do amigo e parceiro ZACARIAS MOURÃO (Matogrossense da cidade de COCHIM, citada na música PÉ DE CEDRO de ambos).

Mais tarde lançou o programa CHOUPANA DO GOIÁ. além de ser substituto eventual do CAPITÃO BARDUINO e COMENDADOR BIGUÁ em seus tradicionais programas BRASIL CABOCLO e SERRA DA MANTIQUEIRA. durante toda essa trajetória, jamais deixou de compor suas músicas.

Permaneceu na RÁDIO BANDEIRANTES até meados de 1961, quando nesse interim quase a totalidade do elenco sertanejo daquela época já havia gravado músicas suas, PEDRO BENTO E ZÉ DA ESTRADA, LIU E LEU, IRMÃS GALVÃO, ZILO E ZALO e mais tarde, SÉRGIO REIS que alavancou novamente SAUDADE DA MINHA TERRA.

MILIONARIO E JOSÉ RICO, CHITAOZINHO E XORORÓ, E CHICO REY E PARANA, VALDEY E MIZAEL entre outros Brasil afora.

Abaixo o nome de alguma de suas letras:

SAUDADE DE MINHA TERRA:

GENTE DA MINHA TERRA:

RECORDAÇÃO:

GARÇA MAGUARY

TARDES MORENAS DE MATO GROSSO;

AURORA DO MUNDO

Entre outras.

ok .