Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

324-Currículum Vitae ( Histórico-Artístico) de Sílvia Araújo Motta

324-Currículum Vitae Literário de Sílvia Araújo Motta com análise da Herança Artística Familiar
Janeiro- 2006

SILVIA DE LOURDES ARAÚJO MOTTA,
NOME LITERÁRIO: SÍLVIA ARAÚJO MOTTA
NATURAL DE BELO VALE, MINAS GERAIS - BRASIL.

Acróstico:AUTOBIOGRÁFICO

S-Sempre otimista e dedicada durante toda a vida,
I-Inspira confiança e cria amizade a toda hora.
L-Luta, tenta, insiste, persiste, encontra a vitória,
V-Vive feliz Pesquisando, Aposentada, agora.
I-Interessada atualmente, na mineira História,
A-A registrar O Mais Belo Vale de Minas, da memória.

D-De Sílvio Fernandes e de Ana Andrade Araújo, nasceu!
E-Em Belo Vale de Minas,a infância e adolescência viveu.

L-Leituras e estudos, no “ Grupo Gama Cerqueira”
O-Ótimo educandário do seu Ensino Primário.
U-Um Ginásio completo: “Colégio Padre Virgílio,”
R-Razões para o Magistério: “Colégio Piedade”
D-De Ensino Médio Normal, em outra cidade.
E-Estudou Pedagogia e Letras nesta Capital,
S-Seus estudos completou em duas Faculdades.

A-Atendeu o Pós-Graduação! No tempo perfeito,
R-Retorno à Universidade, no Curso de Direito!
A-Amplia a cada dia mensagens Internacionais,
U-Unindo esforços Acadêmicos, Culturais e Virtuais,
J-Julga Concursos Literários, revisa Livros, Jornais,
O-O tempo preenche na música, poesia, pintura, ideais.

M-Mãe carinhosa! Violonista! Poeta premiada,
O-Ostenta 98 Diplomas e 49 Condecorações,
T-Tem dezenove Livros e Coletâneas publicadas,
T-Tem tempo demais! Grávida de alegria e emoções
A-Amiga ! Mulher atuante! Vida transparente!

M-Mantém mensagens-emeios com oito países lusófonos,
O-O qüinqüênio Clube Brasileiro da Língua Portuguesa
T-Tem sua marca de Fundação mineira , com certeza!
T-Tem Ronaldo, Deusdedit, Aristides, James, Heloisa,
A-Apaixonada por todos, com Helena e netos à mesa.

Belo Horizonte, 6 de janeiro de 2005, aos 55 anos de idade.



Primeira Parte: Histórico-Artístico-Familiar

QUEM FOI
SÍLVIO FERNANDES DE ARAÚJO

Pai de Sílvia de Lourdes (Andrade) Araújo , nascido em Belo Vale,Contador Habilitado no Curso de Técnico de Contabilidade, com duração de dois anos, diplomado GUARDA-LIVROS, pelo Curso de Ciências Comerciais, no Rio de Janeiro, em 1932.
Depois completou mais três anos de estudos no Curso de Peritos Contadores.

Em Belo Horizonte, trabalhou com o Empresário  Pedro Rocha. Quando retornou para Belo Vale, assumiu o serviço de Contabilidade da Prefeitura.

Vale ressaltar que a primeira Escola de Contabilidade no Brasil surgiu em 1902 em forma de "Escola Prática de Comércio". Em janeiro de 1905, o Decreto Federal nº 1339 reconheceu, em caráter oficial, os diplomas expedidos pela "Escola Prática de Comércio" e providenciou a organização dos cursos, dividindo-o em dois: um geral e outro superior. As disciplinas do curso superior costumavam ser tratadas normalmente nos programas da escola, por isso iniciou-se, em 1908, o "Curso Superior de Ciências Comerciais".

Os cursos de Contabilidade propriamente ditos foram criados em 1931, pelo decreto nº 20.158/31, que instituiu o Curso Técnico de Contabilidade com duração de dois anos para formar "Guarda livros" e de três anos para formar "Peritos Contadores".

Em 1943, os cursos técnicos referidos foram transformados na categoria de cursos médios, garantido ao formando o título de Técnico de Contabilidade.

Em Belo Horizonte,Sílvio F. Araújo fez o Curso Livre de Desenho e Pintura da Escola Nacional de Belas Artes. Artista nato, de inteligência rara e memória excepcional. Nas Artes Plásticas preferia o Naturalismo e Impressionismo, especializado em Telas à óleo, habilidade que foi desenvolvida com sucesso pelas filhas Sílvia e Lenir Araújo Rodrigues.

Desenhista especialista no uso do Crayon e do Nanquim.

Vale ressaltar que todos os filhos nasceram com dons artísticos.Violeta, Humberto, Lenir, Ana Maria e Sílvia sempre gostaram de desenhar também.

Seresteiro, Musicólogo, Violonista, Compositor Clássico de músicas para instrumentos de cordas, Cavaquinho, Viola clássica e Viola de sete cordas.

Os filhos Ary, Humberto, Maria José (Lia), Ana Maria, Terezinha, Silvinha e Ary desenvolveram o gosto pela música.

Retratista premiado no Rio de Janeiro /1932. Fotógrafo da Família, especialista na revelação preto e branca.
Especialista em Automação, eletricidade, mecânica, consertos de instrumentos musicais e outros.


QUEM FOI
ANA CATARINA DE ANDRADE ARAÚJO

Mãe de Sílvia de Lourdes (Andrade) Araújo  descendente de portugueses e espanhóis, neta, filha e sobrinha de pianistas, é filha da Professora e Musicóloga Ana Catarina de Andrade Araújo, nascida em Belo Vale, filha do Inspetor Escolar Cícero Carlos de Andrade.Ela lecionou muitos anos em várias Escolas Combinadas, dos vários Distritos de Belo Vale-MG, Brasil.
Seu lirismo vital manifestava-se no dom da Oratória tanto na prosa quanto nos versos. Reconhecida sua Arte Declamatória. Convidada pelo Prefeito, entre outros discursos, fez o de inauguração da famosa Ponte sobre o largo Rio Paraopeba , localizada nas  proximidades da Praça principal da cidade de Belo Vale.

Mereceu destaque , o discurso que a jovem Profa. Ana Catarina de Andrade fez para o Presidente da República Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, com assistência de grande parte da população belovalense.

Cantora solista da Banda de Música Santa Cecília, teve participação ativa nas apresentações durante as inúmeras Festividades Sócio-Culturais-Religiosas.

Foi contratada Solista, pelo famoso Regente Martiniano e seu sócio Pedro,  para a Orquestra Artística da referida Banda de Música,  durante muitos anos, para as apresentações, em palco, abaixo da tela do “cinema mudo” da nossa cidade.

Na Igreja de São Gonçalo de Belo Vale, a jovem Ana fez a primeira comunhão católica, apostólica, romana, participou do Grupo de Canto Coral ao lado de sua mãe Ana Rita de Andrade, que foi Presidenta do Apostolado da Oração, por 40 anos. Após o falecimento de sua genitora, Dona Ana Andrade Araújo assumiu por mais 38 anos, o cargo laborioso de Presidenta do Apostolado da Oração .

Na infância coroou a imagem de Nossa Senhora, e na fase adolescente e adulta, passou a coordenar o seu Grupo de Cânticos Religiosos. Com sua mãe Ana Rita de Andrade, aprendeu a tocar a Harmônica da Igreja de São Gonçalo da Ponte, com reconhecido talento, durante celebrações litúrgicas, inclusive na Semana Santa.

Sílvia também aprendeu desde pequena, a cantar no Coral das Missas em Latim. Solista Soprano aprendeu a cantar várias árias de ópera.

Sua voz alcançava com facilidade os vários tons agudos e graves e por isso estava sempre cobrindo a falta dos coristas, contraltos.

Mais tarde o maestro Luiz Gonzaga Maciel passou a assumir a Regência Religiosa dos Cânticos . Sílvia cantou músicas em centenas de casamentos. Quando dava aulas na Prefeitura de Belo Horizonte, Sílvia organizou vários Corais a três vozes...

No aniversário do Prefeito Maurício Campos, no Minas Tênis, 1990, foi apresentadora do grande evento com participação de alunos e Professores de todas as Escolas... Na época, Sílvia era Professora de Educação Artística .

Sua MONOGRAFIA  no Curso de Pós-Graduação na UFMG, foi defender a “Importância da Arte na Educação”.

Ainda, em Belo Vale, Dona Ana coordenou muitos anos o Grupo de Senhoras belovalenses Costureiras,  Voluntárias do Colégio Padre Virgílio e da Conferência  de São Vicente de Paula, com atendimento para mais de 500 pessoas com dificuldades básicas de alimentação e vestuário. Com seu exemplo inabalável de Fé, Esperança, Amor, Perdão, União, Paz, Compreensão e Caridade plantou sementes para a vida eterna.

Com seu irmão Geraldo Carlos de Andrade, Dona Ana  aprendeu a tocar violão e bandolim para animação dos encontros familiares onde cantavam mais de 500 canções, com uma média de 300 partituras musicais selecionadas.

O sarau do ambiente artístico familiar oferecia, constantemente aos amigos,  a perfeita integração à comunidade belovalense.

É com carinho que Sílvia fala da carinhosa madrinha de Batismo, sua irmã Lenir Araújo Rodrigues.
---***---

SEGUNDA PARTE:
GRADUAÇÕES E HABILITAÇÕES
PROFISSIONAIS E LITERÁRIAS

SÍLVIA DE LOURDES ARAÚJO MOTTA
tem motivos de sobra, para herdar a alegria  que a cultura, a música e a literatura somaram em sua família.
Cresceu no ambiente de estudos, boa prosa e poesia.

Escritora, Poeta e Trovadora, Violonista-repentista e Tecladista, Pedagogista. Profa. Habilitada de Didática, Filosofia, Relacionamento Interpessoal e  Psicologia Educacional.Tem Especialização em Informática. Pós-Graduada em Educação e Línguas / Literatura: Portuguesa e Inglesa. Fundadora-Presidenta do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa, Coordenadora de nove Concursos Literários, Promotora de Eventos Culturais.

Já ocupou vários cargos de Diretoria  no Elos Clube de BH:de Diretoria  Social: 1994/ 1995, Elos Jovem:1996 / 1998, Diretora Cultural:2000 / 2001,  Diretora Social: 2002 / 2003 e Diretora do Elos Jovem para 2004/2005.

Na Arcádia de Minas Gerais, Secretária 2000/2002, Secretária Geral: 2002/2003 e atual Diretora de Eventos 2004/2006.-

Fundadora e Coordenadora da Videoteca Escolar /MEC-Brasília:2000/2003, com oito mil assuntos pedagógicos, em fitas-cassetes.Aposentada pela Superintendência de Planejamento e Coordenação da Secretaria de Estado da Educação e pela Prefeitura de Belo Horizonte. Co-Fundadora do CAPE-Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação.-CAPE-SMED-PBH.

Revisora de livros inéditos e do “Jornal Movimento Country”, desde junho de 2002.20pp.

Membro Efetivo da União Brasileira dos Trovadores / Seção BH/ 1994.-Membro Efetivo da Arcádia de Minas Gerais: (Cadeira 08 de Edison Crisóstomo Moreira)-Parceira – Sócio-Fundadora, Membro Efetivo da ALIPOL: Associação Internacional de Literaturas e outras Linguagens, Assessora da Academia de Letras João Guimarães Rosa da PMMG-Membro Efetivo da Academia Mineira de Trovas  (Cadeira 14 de José Lucas Filho)-Acadêmica Emérita da Academia de Ciências e Letras de Lafaiete / MG.-Vice-Presidenta da Galeria dos Trovadores do Brasil /94 e Presidenta em 1995.

Recebeu o Título Honorífico de Acadêmica  “Honoris Causa” da Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes, dia 30 de abril de 2005, em Ribeirão das Neves-MG.

Indicada e aprovada  na IWA : International Writes and Artists Association – Sede  em Toledo/Ohio/USA”- em 25 de julho de 2004 e empossada em Belo Horizonte-MG-Brasil, no Palácio da Liberdade, na Sala da Curadoria, em 20 de junho de 2005.-

Empossada na Academia Virtual Brasileira de Letras/Membro Efetivo, na cadeira cujo patrono é o Cel. Saul Alves Martins.
Participa dos Websites:

www.recantodasletras.com.br/autores/silviaraujomotta
e  www.silviaraujomotta.virtualismo.com.br.

Tem participação em várias Antologias, com Poesia  e Crônicas: na UBT(1996,1997,1998, 2002 e  na ACCLCL (1996 ,1997,1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003,2004),“ Nau Literária” da Editora Komedi-2000,“Carta di Angeli”-1999.

Sílvia , casada com José Deusdedit, tem três filhos : Ronaldo(Advogado aos 25 anos), Deusdedit (18) , Aristides (15).  Com muito carinho tem sua enteada Psicóloga Heloisa casada com James, pais do netinho Henrique. O netinho Lucas  é filho do Rodrigo aos 27 anos.

Sílvia passou a infância com os oito irmãos inteligentes e talentosos. Todos artistas dos saraus da família: Humberto Luiz casado com Ana Maria (2 filhas), Ary casado com Noêmia, Maria José (Lia) casada com José Marques(5 filhos), Lenir casada com Armando Rodrigues (5 filhos), Violeta Terezinha casada com Pedro Brandão (2 filhos), Ana Maria, solteira, Francisco (Chiquinho).

Residiu com sua família, até à adolescência, numa casa de 18 espaçosos cômodos situados à Rua Cel. Pedro Rocha nº 87, bem em frente ao bonito e antigo Casarão Vila Lizzota, de propriedade da família Fernandes Araújo, ex- Fábrica de Manteiga de Pedro Rocha.

No quintal de sua casa havia uma ENORME área plantada com CENTENAS de árvores frutíferas centenárias, plantadas por seus avós paternos. Pomar de farta produção de mangas, jabuticabas, goiabas, mangas de várias qualidades, laranjas, mexericas, bananas de diversos tipos, ingás, jatobás, abacates, figos, orvalhas, caqui, jacas, frutas-do-conde, maçã, pêra, laranja-lima, morangos, uvas,e muitas outras, durante todo o ano, com farta distribuição gratuita, para a comunidade belovalense.

Vale ressaltar os enormes canteiros de flores e de produtos hortifrutigranjeiros de produção diária.

Freqüentou o Curso de Ensino Primário na Escola Estadual, Dr. Gama Cerqueira. Aos dez anos, ingressou no Colégio Padre Virgílio onde fez o Curso Ginasial, atual Ensino Fundamental até à oitava série.

Vale ressaltar que a irmã da Sílvia, a jovem Violeta Terezinha Araújo, quando mudou-se para Belo Horizonte, cedeu suas aulas do Curso de Admissão para a Sílvia, antes mesmo de completar seu Curso Ginasial.

Estava clara a Vocação de Sílvia para o Magistério, iniciada, profissionalmente, com extrema dedicação, desde os seus 12 anos, sob a supervisão de sua irmã, de sua mãe e das inesquecíveis Freiras da Congregação de São Vicente de Paula: Irmã Blandina e Irmã Celeste.

O exemplo familiar foi a mola mestra indicadora de suas ações vitais.

"Ser uma criança extrovertida, devo à minha mãe que me ensinou a cantar e declamar poemas, desde a minha tenra idade, para apresentar nos auditórios mensais escolares.
Recebi muitas aulas de teatro  da minha mãe Ana, que em sua juventude, recebeu muitos aplausos  .
Horários de estudos eram naturalmente, muito bem aproveitados em casa e na escola."

Quando Sílvia completou seu Curso de Magistério, no Colégio Nossa Senhora da Piedade, em Congonhas de Campo-MG, retornou à sua terra natal, e com dezessete anos apenas, passou a lecionar com tanta facilidade os conteúdos de Língua Portuguesa, Inglês, Matemática, Educação Física, que em pouco tempo passou a coordenar grandes eventos na cidade.

Sílvia preparou um grande espaço no quintal de sua residência, à sombra dos enormes pés de jabuticabas, com mesinhas e bancos de madeira, para dar aulas de reforço, gratuitamente, para seus alunos com dificuldades de aprendizagem.
Convidava os melhores alunos, para serem monitores do ensino individual dos colegas.

Após as horas de estudos, feitas as tarefas escolares, podiam gangorrar, pular corda,  brincar de equilibrar o corpo sobre uma corda esticada, apenas usando uma sombrinha na mão direita. Os  alunos gostavam de cantar e brincar de roda, ouvir música, andar de bicicleta, subir nas árvores para brincadeiras diversas e para saborearem os frutos adocicados  de carinho e atenção .Minha mãe sempre esteve ao meu lado para supervisionar as ações...de fins de tarde. Só não era permitido nadar no fundo do quintal, onde o Rio Paraopeba era muito largo, e trazia riscos à vida.

Sílvia chegou a cortar mais de cinqüenta pés de goiaba para fazer um Campo de Voleibol  e Peteca, para atender seus alunos do Colégio Padre Virgílio...

Até os pais permitiam que, à tarde,  suas filhas podiam encontrar os namoradinhos, sob o olhar da Professora Sílvia, que sempre foi muito exigente...

Sílvia organizava torneios esportivos, colaborava nas Comemorações Cívico-Sociais e Religiosas.

Para evitar problemas dos seus Alunos do Colégio Padre Virgílio e Seresteiros com o Policiamento da Cidade, Sílvia integrava ações junto ao Delegado Dr. Protásio . Assinava um documento na Delegacia de Polícia, assumindo o Compromisso de Presença, Organização e Silêncio, no deslocamento à pé, durante as visitas, às 23 horas, à frente das residências  de aniversariantes e outras comemorações de Bodas.

Escrevia Peças de Teatro, compunha músicas e poemas alusivos.

Colaborava com o Padre Francisco Valle nas apresentações Teatrais da Semana Santa,  apresentadas em Praça Pública.
Fez parte do Grupo do Apostolado da Oração da Igreja de São Gonçalo.

Nas festividades anuais religiosas de maio, coroou a imagem da Virgem Maria, Nossa Senhora de Fátima, até os quinze anos, quando passou a participar, junto com sua mãe Ana Araújo, dos ensaios das meninas. No mês de junho, a coroação dos meninos era feita ao Sagrado Coração de Jesus.

Sílvia organizou inúmeros Bailes da Cidade, junto com o seu aluno Diácono Irmão Joaquim  que em pouco tempo tornou-se Padre.
Assinou contratos de Conjuntos Musicais, com renda revertida totalmente para a construção da Igrejinha de Nossa Senhora do Sagrado Coração e da Sede Social do CAJUB e até do Campo de Futebol.

Coordenou diversas campanhas estudantis para a integração da Comunidade X Escola. Organizava Festas Escolares para comemorar Dia dos Pais, das Mães e outras. Promoveu muitos eventos sociais para eleição da Rainha da Primavera, Festas Juninas e Natalinas, entre a Juventude Estudantil.

Vale ressaltar a participação ativa de premiação recebida  nos Programas de Calouros, programados pelo Senhor Delfino e sua família musicista.
Mais tarde, Sílvia chegou a ser apresentadora em inúmeros Programas  em busca de “Novos Talentos”.

Sílvia foi “baliza” de ginástica ritmica, em várias Paradas de Sete de Setembro, quando exibia exercícios físicos, pelas ruas da cidade, não só na infância, mas também Professora.

No meses de dezembro e janeiro, durante muitos anos,  Sílvia foi criança-pastorinha, do Grupo Folclórico Natalino, com mais ou menos 20 participantes, que visitavam todas as residências e quase todas as Fazendas dos Distritos de Belo Vale, para angariar donativos de oferta aos Pobres de São Vicente de Paula. Todas as roupas e mantimentos arrecadados eram colocados em pacotes iguais para a distribuição, sempre feita no dia 24 de dezembro, com um grande almoço de confraternização.Quanta alegria semeada nos lares necessitados de belovalenses.

Sempre pronta para colaborar com as atividades educacionais sócio-culturais, organizava excursões com seus alunos . A entrada dos alunos era sempre com hasteamento da bandeira Nacional e de Minas Gerais. Os Hinos Cívicos e diversas Canções eram cantados diariamente.

A primeira Professora do Ensino Primário, foi a Dona Celeste Jacques Penido que também lhe despertou o gosto pelo Magistério.

Dedicada, amiga, ensinava conteúdos curriculares aliados à etiqueta social, bom relacionamento entre os colegas, familiares e amigos, principalmente o humanismo.

O exemplo de sua irmã Professora deixava-lhe mais entusiasmada e Silvinha sempre dizia:
"_Quero ser Professora igual à Dona Celeste e à minha irmã DIDI.(Violeta Terezinha)"

"A mesa de jantar tão longa da minha casa estava constantemente repleta de livros. Minha irmã dava aulas de reforço, para seus alunos com notas abaixo de cinco. Adotei mais esta prática..."

---***---

TERCEIRA PARTE:

1)- PESQUISAS E TRABALHOS  DIVULGADOS:

“Lusofonia: Diáspora da Língua Portuguesa”, “Estrangeirismo no Brasil” “Dia de Portugal, Camões, da Raça e das Comunidades Luso-Brasileiras” “Portugal-500 anos de História, em Prosa e Versos”, “O mais Belo Vale de Minas”,“Ensino Supletivo no Brasil, em Minas Gerais e em Belo Horizonte”,“Educação de Jovens e Adultos-aspectos metodológicos e psicológicos” “Fernando Pessoa, o imortal”, “Como trabalhar em Grupos”, “Vida Prateada”, “Camões em Prosa e Versos”, “Beethoven em Prosa e Versos”, “Amália Rodrigues em Prosa, Versos, Fados e Canções”, “Padre Antônio Vieira em Prosa e Versos”, “Jorge Amado em Prosa e Versos”, “Frações de uma Vida”, em Prosa e Versos”, Monografia do Curso de Pós-Graduação da UFMG: “A importância da Arte  na Educação”, “ O Outro Lado da Minha Noite”, “Pétalas de Flores em Trovas”, “Buquê de Trovas”, etc. No prelo : “Efemérides dos 43 anos do Elos Clube de Belo Horizonte.”


2) - LIVROS  PUBLICADOS

1-MOTTA, Sílvia Araújo. “DE  MÃOS DADAS”com Maria  -Amélia”-Gráfica Emil,1997, lançado em Trancoso, Portugal-
2-MOTTA, Sílvia Araújo. “FRAÇÕES DE UMA VIDA”-Gráfica Emil, Belo Horizonte, Julho    de 1997.
3-MOTTA, Sílvia Araújo. “EFEMÉRIDES da Arcádia de MG” 2003. Belo Horizonte. 268 pp.
4-MOTTA, Sílvia Araújo.“VERSOS E CARVERSOS SAZONADOS”,Emil, BH, 2003.  515 pp.
5-MOTTA,Sílvia Araújo. “ELISTAS NOS VERSOS DA RAZÃO E NO CORAÇÃO”, Emil, BH,2004. 98pp.
6-MOTTA, Sílvia Araújo.  “ZENÍLIA PAIXÃO”, Emil, 2004 . Belo Horizonte.64pp.
7-MOTTA, Sílvia Araújo.  “DENISE, MENINA E MÃE”, Afonso  Pena/BH..2004.155pp.
8-MOTTA, Sílvia Araújo Motta. Afonso Pena/BH/MG/Brasil:“ALMAS GÊMEAS VIRTUAIS.” VOLUME (1):411pp.. (2004)  “ALMAS GÊMEAS VIRTUAIS.” VOLUME (2)::401 pp (2005)
9-MOTTA, Sílvia Araújo Motta. “FESTA PEQUENA PARA
GENTEGRANDE” BH.2005.139pp.
10-MOTTA, Sílvia Araújo Motta. Coletânea:“DARCY JÓIA RARA” .Belo Horizonte.2005. 258pp.
11-MOTTA, Sílvia Araújo Motta. “DE PADRE MIGUEL A MONSENHOR FALABELLA”.2005. 275pp.
12-MOTTA, Sílvia Araújo Motta.  Coletânea “IWA em BEAGÁ-International Writers and Artists Association-Toledo/Ohio/USA”- Belo Horizonte-MG-Brasil-2005. 130 pp.
13-MOTTA, Sílvia Araújo Motta.  “CAPANEMA EM AÇÃO”.Coletânea 2005.Belo Horizonte-MG-Brasil 120pp.
14-MOTTA, Sílvia Araújo Motta/ Coletânea “NÚPCIAS DOURADAS” de Pedro Paulo Marques e  Maria Luíza Moreira Marques. BH-MG-Brasil. 2005.236pp.
15-MOTTA, Silvia Araújo e PILÓ. Coletânea “DO ALUNO AO EDUCADOR”.Análise da Obra Literária de Maria Ribeiro Pires.BH-MG.2005.94pp.
16-MOTTA, Sílvia Araújo Motta. Coletânea “UM HOMEM DA VERDADE”.Vida e Obra de Saul Alves Martins. Belo Horizonte.2005-    350 pp.
17-MOTTA, Sílvia Araújo Motta.Bodas de Ouro Matrimoniais de Armando e Lenir Araújo Rodrigues.Fotobiografia.2005.230 pp.
18-MOTTA, Sílvia Araújo Motta. LIÇÃO DA HUMANISTA MARCIA DE SOUSA ALMEIDA, 2005.320pp
19-MOTTA, Sílvia Araújo Motta. POETRIX Versus HAI-KAI. Belo Horizonte.2005.256 pp.
20-MOTTA,Sílvia Araújo Motta, Coletânea IMPRENSA EM ÉPOCA DE GUERRA, O Jornal O Jequitinhonha e a Guerra do Paraguai"-Maria de Lourdes Dias Reis,Belo Horizonte, 2005.
21-MOTTA,Sílvia Araújo Motta, Coletânea Wilton Alves  CANTA E ENCANTA, Belo Horizonte,2005.185 pp.

PUBLICAÇÕES EM JORNAIS:da “FAFI-BH”,  “Hoje em Dia”, “Estado de Minas” “Prado Mineiro”, “Trovas e Cantigas” “Jornal de Luz”, “Jornal Caravelas” (Conselheiro Lafaiete),MG Turismo (Belo Horizonte) e “Arcadianas” da Arcádia/MG.
PUBLICAÇÕES EM REVISTAS:Entre elas:-“Videoteca Escolar-Projeto Pedagógico” (MEC-Brasília).-Projeto Musical Infantil “Bandinha Escolar”.(SMED-CAPE-PBH-BH).BH, 28 JULHO DE  de 2005.

3)-  Condecorações / Medalhas / Troféus
Recebidos por:
SÍLVIA DE LOURDES ARAÚJO MOTTA

1-Condecorada  pelo Governo de Minas Gerais ,  pelo Sr. Governador Dr. Eduardo Azeredo  “Medalha Número 401”  do : -Centenário  do Palácio da Liberdade 1897-1997: “Elo da Tradição e História de Minas Gerais com o futuro” Nota: A  Medalha  foi cunhada  na Alemanha, com Nióbio Metálico de Araxá - Minas Gerais; produzida pela CBMM -Cia Brasileira de Metalurgia e Mineração.
2-Troféu  “Mulheres de Ouro”-Patrona: Helena Antipoff-Em 11-Ago-2000 Destaque: “Educação de Minas’  -Revista Dinâmica dos Fatos/JF/MG.
3- Relíquia de 1917-Azinheira-Portugal - Homenagem da Associação Internacional de Fátima, pelo  Coordenador Dr. Carlos Augusto  Picanço.
4-Placa de Agradecimento  pela Coordenação do Evento Luso-Brasileiro para o Título de Cidadão Honorário de Belo  Horizonte para João Pereira da Silva-20-Julho de 1995.Câmara Municipal de Belo Horizonte-MG-Brasil.
5-Troféu  -Concurso de Trovas da UBT Rio Novo-1995-Tema: Humildade.
6-Medalha de Gratidão  da Academia Mineira de Trovas-“Dia do Trovador”:  18 de Julho de 1999.
7- Medalha Honra ao Mérito:  União Brasileira dos Trovadores-BH. Primeiro Lugar- Concurso Interno - Tema do Concurso :Palhaço
8-Medalha Crônica: “ Bendito Trem de Ferro” Concurso da Academia de Ciências e     Letras  de Conselheiro Lafaiete-MG-Junho de 1997
9-Troféu/Coordenação : I Concurso de Poesia e Redações -  1995- Tema: Minha  Escola EMCLS/PBH/MG
10-Troféu/Coordenação: II Concurso de Prosa e Poesia- 1995-  Tema: Dia das  Mães/EMCLS/PBH/MG
11-Troféu-Coordenação :III Concurso de Poesia e Músicas Carnavalescas-1996/EMCLS/PBH/MG
12-Troféu-Coordenação:1V Concurso de Trovas-1997-  Tema:Belo Horizonte Centenária/Parceria com EMAVV/
13-Troféu-Coordenação:V Concurso de Poesia- 1998-  Tema: Língua Portuguesa /CBLP/PBH/MG
14-Troféu-Coordenação:VI Concurso de Poesias –2000 :500 anos dos Descobrimentos-Parceria com CCLB/PBH/MG/Consulado de Portugal/BH.
15-Troféu-Coordenação:VII Concurso de PROSA/Redações “Emílio Moura na WEB”-Maio de 2002 –Parceria com Arcádia de MG/EMAVV/PBH.
16-Troféu-Coordenação:VIII Concurso de Redações: Tema JK-Parceria com Instituto Histórico e Geográfico de MG/PBH/MG. Participação no I Ciclo de Conferências sobre JK-set/2002.Premiação.
17-Troféu-Coordenação:IX Prêmio de Poesia Henriqueta Lisboa-BH-07-07-2004/Arcádia de MG/CBLP/PBH/INP/UFMG.
18-Medalha: União Brasileira dos Trovadores UBT-Belo Horizonte-Tema:  Festa Junina
19-Medalha : União Brasileira de Trovadores –Taubaté-São Paulo
Tema do Concurso:  Libertação-Em 02 de Dezembro de 1997
20-Medalha: Concurso de Trovas na INTERNET-CTC-Vitória-Espírito Santo.Trova com Tema: PAZ e AMOR- 11 de Julho de 1999
21-PLACA DE RECONHECIMENTO-Bodas de Prata 1974 / 1999:
Professora na Rede Municipal de Ensino/PBH/MG
22- Placa da Academia Mineira de Trovas   - Posse: 25 de Novembro de 1995.
23-Troféu Trovador José Capanema-UBT-BH-1998
24-Troféu Trovadora Zenília Paixão-Ano: 1996-UBT-BH-Menção Honrosa:
25-Troféu da UBT-BH- Tema do Concurso : Solitude- Agosto de 2000
26-Medalha do INSTITUTO CAMÕES - COSTA DO DESCOBRIMENTO-500 anos .ICA. Encontro Internacional de  Literaturas em Língua Portuguesa Em de 20 de agosto de  2000  .
27- SALA AMÁLIA RODRIGUES-Exposição Permanente de  quadros,0,25 mX 0,22m, com  14 Poemas & Fotos - Restaurante Portugállia à Rua Donato da Fonseca-174-Cidade Jardim-BH/MG
28-Troféu JUSCELINO  KUBITSCHEK DE OLIVEIRA-Personalidades do Século –Revista Dinâmica dos Fatos/ Juiz de Fora,18 de Novembro de 2000.
29-Troféu Carlos Drumond de Andrade-Promoção:Destaque do Ano de 2001.Itabira, 10 de  fevereiro de 2001
30-Troféu Fernando Pessoa-Promoção: Personalidades do Novo Milênio- Revista Dinâmica dos Fatos –Em 03 de março de 2001
31-Troféu TANCREDO de Almeida NEVES-  Automóvel Clube de BH- 10 de maio de 2001.
32-Troféu  CISNE DE BRONZE – Promoção Tony de Pádua-Sete Lagoas/MG-29 /set/2001.
33-Troféu  BEETHOVEN em PROSA e VERSOS –Arcádia de Minas Gerais- 2002 “14/09/1998” e Placa Especial com foto individual.
34-Troféu EÇA DE QUEIRÓS-Revista Dinâmica dos Fatos-27 de abril de 2002.JF-MG-Brasil.
35-I RECITAL LÍTERO-LÍRICO INTERNACIONAL com 16 idiomas. Coordenação e Promoção :Clube Brasileiro da Língua Portuguesa-Fevereiro /2003.
36-Troféu MULHER FORTE-Aposentadoria
SEE:De 2-2-1969 a 05-08-1995  e SME De 27-09-74 a 28-2-2003
37-Troféu Cecília Meireles-MULHERES NOTÁVEIS-Promoção Colunista Eustáquio Félix-Itabira / MG-8 de março de 2003.
38-Troféu 1º lugar Concurso de TROVAS- UBT/BH-Tema Humorístico: Angu-Maio de 2003.
39- INSÍGNIA DO Grau Bronze de Posse: PARCEIRA-ASSESSORA da Academia de Letras João Guimarães Rosa, da Polícia Militar de Minas Gaersi. BH, 4-out-2003.
40-PLACA MARCELO RODRIGUES /TIA DOS ARAÚJOS-4 DE OUT-2003.
41-MEDALHA DE 1º LUGAR-CONCURSO DE POESIA.Promoção Elos internacional da Comunidade Lusíada-VP para a América do Sul.Santos-São Paulo. Dezembro de 2003.
42-Troféu MILTON CAMPOS-Os melhores do Ano/2003-Revista Dinâmica dos Fatos/Tribunal de Alçada do Estado de Minas Gerais/OAB-MG-BH, 12-12-2003.
43-MEDALHA Comemorativa dos 820 anos do nascimento de São Francisco de Assis/Italy: 1182 /1226.
44-Troféu Especial: DIA INTERNACIONAL DA MULHER/2004-Promoção Eustáquio Félix-BH, 13-03-2004.
45-Medalha do Elos Clube de BH, filiado ao Elos Internacional da Comunidade Lusíada em oito Países Lusófonos. Quarenta Anos de Fundação. Presidenta Alice Rodrigues Rocha. 2004.
46-Medalha Acadêmico Ary Braz Lopes-Academia de Letras da Polícia Militar de Minas Gerais.BH-MG-Brasil.05-10-2005.
47-Réplica do Acadêmico Ary Braz Lopes.Em 5-10-2005.BH-MG.

Belo Horizonte, 7 de novembro de 2005.


4- Contatos

TELEFONE:(31) 3295 0708 - (31) 295 27 98 -  9928 2798

E-MAIL:
silumotta@hotmail.com

Visite o site:
www.silviaraujomotta.virtualismo.com.br


Pesquisa avançada:
GOOGLE:
silvia (de Lourdes) Araújo Motta

PUBLICAÇÕES VIRTUAIS: SITE PESSOAL:

1-VIRTUALISMO - Escola de Autores, Escritores e Poetas Virtuais
11-MOTTA, Sílvia Araújo Motta. "DE PADRE MIGUEL A MONSENHOR FALABELLA".2005.
275pp. 12-MOTTA, Sílvia Araújo Motta. Coletânea "IWA em BEAGÁ-International ...
www.silviaraujomotta.virtualismo.com.br/ - 33k



2-VIRTUALISMO - Escola de Autores, Escritores e Poetas Virtuais
Acróstico-histórico Nº 37 por Sílvia Araújo Motta M-Mineiros reunidos no Conservatório
... Por Sílvia Araújo Motta S- Saul Martins é um sábio Antropósófico! ...
www.silviaraujomotta.virtualismo.com.br/patrono.htm - 69k



3-AVBL - ACADEMIA VIRTUAL BRASILEIRA DE LETRAS
Sílvia Araújo Motta, Saul Alves Martins. 249.) Silvia Schmidt · 401.) Simone Czeresnia ·
426.) Simone Borba Pinheiro · 428.) Simone Salles ...
www.avbl.com.br/avbl/s.htm - 23k


4-Poetry Café: maio 2004 Arquivo
Acróstico-biográfico de Sílvia Araújo Motta (BH-MG-Brasil) ... Fernando Pessoa
por Almada Negreiros. Publicado por D_Quixote em 08:06 PM | Comentários (2) ...
poetrycafe.weblog.com.pt/arquivo/2004_05.html - 58k


5-A Celebration of Women Writers: BRAZIL
... Marchant, Anyda [aka Sarah Aldridge] (1911-); Meireles, Cecilia
Benevides (1901-1964); Miccolis, Leila (1947-) ; Blocos · Motta, Silvia
Araújo (fl.2005) ...
digital.library.upenn.edu/women/_generate/BRAZIL.html - 6k - 28 out. 2005


6-ALIPOL - Associação Internacional de Literaturas de Língua ...
Abel Amâncio Silva; Alexandre Mota da Silva; Anizio Viana da Silva; Aparecida Cueva
... Samuel Eller; Sérgio Antônio Canedo; Sílvia de Lourdes Araújo Motta ...
www.alipol.org/socios_fundadores.htm - 30k


7-Poesias de Amigos
Sílvia Araújo Motta · Simone Borba Pinheiro · Sofia Ríccio · Thalma Tavares ·
Thata · Thereza Costa Val · Valeriano Luiz da Silva · Waldir Neves ...
www.gislainecanales.com/poesias_de_amigos.html - 35k

8-intercambiosinternacionais
De:Sílvia Araújo Motta,Belo Horizonte,Minas Gerais,Brasil.silumotta@hotmail.
comwww.silviaraujomotta.virtualismo.com001:Professor Nilson PereiraCatarinese ...
groups.msn.com/intercambiosinternacionais/ - 32k


9-Portal da Lusofonia
Sílvia Araújo Motta É ELISTA de BH-MG-Brasil, desde 1995. posted by Portal da
Lusofonia at 08:44. Sexta-feira, Setembro 23, 2005 ...
portaldalusofonia.blogspot.com/ - 60k -



10-»» Elos Clube de Uberaba
Diretora de Eventos (Árcade Sílvia Araújo Motta e ... Esclarecimentos: Curadora
do Troféu : Sílvia Araújo Motta: silumotta@hotmail.com ...
www.uaisites.adm.br/iclas/atividade21.htm - 11k


11-»» Elos Clube de Uberaba
Sílvia Araújo Motta, Curadora do Troféu Henriqueta Lisboa. Diretora de Eventos
da Arcádia de Minas gerais, Presidenta do Clube Brasileiro da Língua ...
www.uaisites.adm.br/iclas/atividade19.htm - 9k


12-PORTAL "Cá Estamos Nós"
Sílvia Araújo Motta – B. Horizonte Lago azul – trecho do céu, encravado na
vertente: os cisnes – nuvens ao léu; a barca – lua crescente. ...
www.portalcen.org/revistas/trovia/001.htm - 25k


13-Catálogo de Visitantes do Site de Belo Vale
SÍLVIA DE LOURDES ARAÚJO MOTTA, 09/10/2005, BELO HORIZONTE, MG, BRASIL.
RAQUEL EUSTAQUIA DE SOUZA, 29/09/2005, CONTAGEM, MG, BRASIL ...
www.dejore.com.br/belovale/visitas/listar.asp - 57k
CONVITE SESSÃO SOLENE

ARCÁDIA DE MINAS GERAIS

Fundada em 11 de março de 1992
Rua da Bahia, 1148/811 - Edifício Maletta
30160-011 - Belo Horizonte, MG, Brasil.

A Arcádia de Minas Gerais tem o prazer de convidá-lo para a  reunião do dia 9 de novembro de 2005, 4ª feira, às 16 horas, em sua sede social, com o seguinte programa:

POSSE DOS NOVOS ÁRCADES:

CEL. ADILSON CERQUEIRA SOARES, que ocupará a Cadeira nº 2, que tem Belmiro Braga como patrono e será saudado pela PROFª. SÍLVIA DE LOURDES ARAÚJO MOTTA, que ocupa a Cadeira nº 8, cujo patrono é Édison Crisóstomo Moreira.
MÁRCIA DE SOUSA ALMEIDA, que ocupará a Cadeira nº 32, que tem Tabajara Pedroso como patrono e será saudada pela museóloga CONCEIÇÃO PILÓ, que ocupa a cadeira n.º22, cujo patrono é Manoel da Costa Athayde.

PANEGÍRICO:

O recém-empossado árcade Deusdedit Pinto Ribeiro de Campos, titular da cadeira n. 40, fará o panegírico da patrona Helena Antipoff.

A Arcádia sentir-se-á honrada com a sua presença.

Antônio Roque Gobbo     Wagner Colombarolli
      Secretário-Geral        Presidente


------------------------------------------------------------
Visite meu site: silviaraujomotta.virtualismo.com.br
silumotta@hotmail.com
(31) 32952798-32950708-99282798
14-http://www.recantodasletras.com.br/autores/silviaraujomotta
http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=3146
http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=3146&pag=2

15-istas.cult.cu/pipermail/ informativo/2005-June/000030.html - 14k

16-OUTROS SITES, ETC

silumotta@hotmail.com
silumotta@yahoo.com.br



---***---



CURRÍCULO ARTÍSTICO DE

SILVIA (DE LOURDES) ARAÚJO MOTTA


-------------------------------------------------------------
Enviado em 12-setembro de 2005, 07:27.
Para: Sociedade dos Artistas : Música e Arte.

http://www.musicaearte.com.br/conteudo/associacao/index.asp

-------------------------------------------------------------

*Escritora, Poeta, Sonetista, Trovadora com 19 livros publicados.

*Musicóloga por prazer, autora de várias composições musicais para poemas de autores AMIGOS.

*Integrante de vários Corais de Música Sacra e Seresta em Belo Horizonte.

*Ex-Regente do Coral "Caio Líbano Soares"

*Promotora de Eventos Culturais e Literários.

*Compositora de umas dezenas de músicas e letras em vários ritmos.

*Violonista e Tecladista, por tradição familiar: avós, pais, tios, irmãos, filhos.

*Pesquisadora e Colecionadora do maior número de 6000(seis mil) letras de músicas brasileiras.

*Colecionadora de partituras a partir do acervo familiar.

*Colecionadora de 580 Canções Portuguesas(em Fitas-Cassetes)

*Autora de Pequenas Peças de
Teatro Infanto-Juvenil-BH-MG:
1)Sincretismo Afro-Brasileiro

2) Centenas de Apresentações Artísticas com Alunos de Ensino Médio e Fundamental durante os trinta anos de Magistério.

*Curadora de vários Concursos Literários com apresentação Artística - cultural.

* Coordenadora de Recitais Internacionais com apresentação de músicas e poemas em 16 idiomas, sopranos, tenores, pianistas profissionais de Belo Horizonte-MG-Brasil.

*Coordenadora e apresentadora de dezenas de SARAUS MINEIROS, com participação lírico-lítero-Musical.

*Participante do Grupo de Instrumentistas "Seresteiros da Alegria"
*Compositora de várias canções intimistas e comemorativas.
*Participou de vários Corais de Belo Horizonte, inclusive do Coral Luís de Camões, Coral da Igreja São Sebastião, Ars Nova e Coral de 1000 Vozes de Belo Horizonte.

* Fadista e Pesquisadora da Verdadeira História do Fado.

*Autora do Livro: Amália Rodrigues em Prosa, Versos, Fados e Canções",etc, etc...


*Sou a Silvia Professora,
BEM FELIZ aposentada,
violista e escritora,
pela vida apaixonada.
Mensageira  da Alegria,
cativa da Arte e Cultura
vou divulgando Poesia,
Música e Literatura.
O tempo mudou meus traços,
pôs meu físico mais forte,
mais forte , quando nos braços,
do grande Amor:tenho a SORTE!
Agora pra terminar
Envio-lhes meus abraços,
Para a Amizade estreitar,
um sorriso, em lindos laços.
Virtualmente,
Fraternalmente,
Sílvia Araújo Motta
---***---



Belo Horizonte, 6 de janeiro de 2005, aos 55 anos.
Sílvia Araújo Motta

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 03/01/2006
Reeditado em 10/02/2006
Código do texto: T93660
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Silvia Araujo Motta
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil, 65 anos
6556 textos (669020 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 14:09)
Silvia Araujo Motta