Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Campanha da Fraternidade de 2006 - "levanta-te, vem para o meio"

Campanha da Fraternidade de 2006
"levanta-te, vem para o meio"
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O tema da Campanha da Fraternidade (CF) de 2006 é "fraternidade e pessoas com deficiência" e o lema, "levanta-te, vem para o meio" (Mc 3,3). O Texto-Base, principal instrumento de promoção da CF, já está publicado e à disposição de todos os interessados. Foi elaborado sob a responsabilidade da Secretaria da Campanha da Fraternidade, da CNBB, com a colaboração de grupos organizados de pessoas com deficiência, de entidades da sociedade que apóiam essas pessoas, por peritos da área e pedagogos.
Seguindo a conhecida metodologia do ver-julgar-agir, o Texto-Base aborda primeiramente a realidade social e a problemática enfrentada pelas pessoas com deficiência, bem como a história de suas lutas e conquistas. No momento do julgar aparece uma fundamentação bíblico-teológica para a dignidade e os direitos das pessoas com deficiência. Ao mesmo tempo, à luz dos princípios evangélicos e éticos, são analisadas criticamente diversas atitudes pouco fraternas em relação às pessoas com deficiência e soluções inadequadas para a sua problemática.
Na terceira parte, que é o agir, apontam-se diversas pistas para a maior inclusão social e religiosa das pessoas  com  deficiência; as ações sugeridas envolvem a denúncia de situações discriminatórias e de exclusão; tratam da ação da família, da prevenção das várias formas de deficiência e da promoção de atitudes fraternas. O Texto também traz a oração e o hino da Campanha da Fraternidade, além de um nutrido Apêndice com vários anexos interessantes para a Campanha da Fraternidade, que vão desde a relação das leis e decretos relativos ao mundo da deficiência até um glossário com termos e conceitos usados para referir-se a ele. O Texto conclui com um capítulo de orientações para a organização e a celebração da Campanha. A Campanha da Fraternidade de 2006 traz ao centro de nossa atenção as pessoas com deficiência, que são freqüentemente vítimas de preconceitos e discriminação, sobretudo numa tendência cultural que privilegia os fortes e saudáveis, os belos e fisicamente perfeitos, enquanto marginaliza e até exclui os que têm menos capacidade de se afirmar sozinhos e de competir com os outros.
As "deficiências" podem ser de três tipos: física, sensorial e cerebral. Pessoas com deficiência são tantas: cegas, surdas, mudas, as que têm algum tipo dificuldade motora ou deficiência mental... Em maior ou menor grau, os vários tipos de deficiência atingem boa parte da população. E, ao longo da vida, todos estão sujeitos a adquirir algum tipo de deficiência. Por isso, o tema da Campanha da Fraternidade é de grande interesse social.
O lema - "levanta-te, vem para o meio" -Marcos 3,3- é da passagem do Evangelho de S.Marcos, em que Jesus cura um homem com a mão atrofiada. Tudo leva a pensar que aquele pobre homem era desprezado e deixado lá num canto por causa da sua deficiência. Talvez lhe fosse até atribuído o estigma de ser um pecador e castigado por Deus, por causa do seu estado. Era o dia sagrado de sábado, no qual não se podia fazer nenhum trabalho, nem mesmo curar doentes. Jesus chamou esse homem: "levanta-te, vem para o meio!"E o curou, na frente de todos.
A palavra e a atitude de Jesus ensinam muita coisa: são um convite para que aquela pessoa com deficiência tenha coragem e não se resigne a ficar no seu cantinho; que ocupe seu espaço e assuma sua dignidade. Jesus não a deixa sozinho com o seu problema, mas lhe estende a mão e a ajuda. E a todos os presentes, dá a entender que aquela pessoa não podia ser desprezada e abandonada a si mesma. A palavra e a atitude de Jesus desafiam os saudáveis, os fortes e fisicamente "perfeitos" a superarem qualquer preconceito e discriminação em relação às pessoas com deficiência e a fazerem a sua parte para acolhê-las e para valorizar e promover a dignidade delas.
A Campanha da Fraternidade é um grande momento para a evangelização e seu objetivo é promover atitudes de verdadeira fraternidade e a verdadeira cultura da solidariedade social, coerentes com o ensinamento do Evangelho de Jesus. A Campanha da Fraternidade, CF-2006 é ocasião para uma grande tomada de consciência sobre as condições geralmente difíceis das pessoas com deficiência e para desencadear muitas iniciativas de efetiva inclusão delas. O Texto-Base apresenta-se como um excelente instrumento para isso.

D.Odilo Pedro Scherer, Bispo Auxiliar de S.Paulo, Secretário Geral da CNBB

marinho
Enviado por marinho em 23/02/2006
Código do texto: T115410
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
marinho
Descalvado - São Paulo - Brasil, 67 anos
146 textos (78697 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 08:13)
marinho