Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

VÃO TE ESCULACHAR...

Esperfrene, 28 de maio de 2006.


Prezado Flávio:


Tua mensagem é semente da melhor qualidade. Na certa, dependendo do solo, terá inúmeras reações. Eis, infelizmente (ou não), a que mais ocorrerá: esculacho.

A tese que levantas – “prevalecem os sacanocratas” – se me parece deveras plausível. Brasil afora, é bem verdade, há exceções. Todavia, mesmo sem, digamos, um “sacanozômetro”, esse pode ser nosso “espírito absoluto”. Que pena!

É tanta sacanice que se chega a premiar aquele apanhado em um ato correto. Não há ninguém que peça: “dê-me deste pão e deste vinho”. De modo que vamos nos arrastando em auto-enganos, hipocrisias e cinismos. Provas incontestes desse descalabro são as belas mentiras dos sicofantas.

Poucas, pouquíssimas, são as mentes equilibradas capazes de distinguirem o que, de fato, é natural e necessário tanto daquilo que, embora seja natural, não é necessário, como do que não é nem natural e nem necessário.

Sacaneia-se na vida, sacaneia-se na arte, importante é se dar bem. O outro, portanto, não passa de um meio através do qual podemos chegar a nossos objetivos. Da política à religião, quanta sacanagem! Do trabalho ao lazer, quanta sacanagem! Do sexo ao amor, quanta sacanagem! Do ler ao estudar, quanta sacanagem! Da simples seleção para alguma coisa a concursos sérios, quanta sacanagem! Do senso comum à ciência, quanta sacanagem! Tu, amigo, estás certo: “prevalecem os sacanocratas”.

Os sacanas são doentes, são pervertidos. Orgulham-se do que fazem, chegando, amiúde, a assumirem os erros. Como diria mestre Jabor, “quase numa modéstia ao avesso”.

Na “sacanocracia”, é claro, impera a mentira. Assim, se os interesses do sacana estiverem em jogo, sobretudo, forem ameaçados, vira um bicho, transforma-se em ator. O verdadeiro sacana jamais se julga como tal, parece se sair bem em tudo, sempre tem razão e muitos são louvados como paradigmas da moralidade.

Sacana e canalha são irmãos gêmeos. Os tipos estão aí, mas o pior mesmo é o sacana revolucionário, o sacana de esquerda, o sacana progressista. Se flagrado, não hesita em berrar: “que mal estou fazendo?” Essa execrável espécie, na sacada brilhante de Arnaldo, “tem a grandeza da vista curta, o encanto dos interesses mesquinhos, a sabedoria das toupeiras, dos porcos e dos roedores”.

Sem dúvida, amigo Flávio, serás esculachado. Afinal, estamos cercados de sacanas por todos os lados. Ouço nitidamente o barulho dos cascos de seus animais marchando contra ti. Eles são audaciosos, prepara-te.

Do velho amigo,

                                           Ary Carlos Moura Cardoso.
Ary Carlos Moura Cardoso
Enviado por Ary Carlos Moura Cardoso em 29/05/2006
Reeditado em 14/03/2015
Código do texto: T165179
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Normal.). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ary Carlos Moura Cardoso
Palmas - Tocantins - Brasil
1003 textos (256610 leituras)
1 áudios (294 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 02:03)
Ary Carlos Moura Cardoso