Carta ao Daniel

Era um dia lindo quando vi sua fisionomia pela primeira vez. Ma já éramos velhos conhecidos. Desfrutamos de uma intimidade única, numa simbiose que só Deus poderia permitir. Diálogos que tinham como via de comunicação, nossas almas.

Daniel chegou para coroar de felicidade uma família que já compartilhava tudo. Daniel chegou pleno e logo ao ouvir seu choro, percebi que sempre poderia embalá-lo, consolá-lo, ouvir-lhe suas queixas e apontar caminhos que levariam ao que realmente desejaria realizar.

Em certos momentos, não sei quem é quem. Vejo em seus olhos, os meus olhos. A mesma luz, a mesma honestidade. Mas vejo mais. Encontro o caminho de um futuro pertencente a quem idealiza um mundo. Sei que não dá para torná-lo perfeito. Mas sei também que você fará a diferença nele e que o transformará, um pouquinho, nas suas possibilidades.

Meu filho, sempre admirei seu idealismo e tive muito medo que ele se arrefecesse com o passar dos anos. Mas não foi isto que aconteceu. Cada vez mais, você luta e sonha com um mundo justo, com as mesmas possibilidades para todos. Em seus projetos juvenis, está a utilização do exemplo do passado, para que futuras gerações possam merecer sempre um lugar ao sol. Não é à toa que abraçou a carreira de história.

Você compreende que ninguém é feliz não sendo ele mesmo. Muitas conversas já tivemos neste sentido. Banir o preconceito da sociedade? Missão impossível. Mas sabemos que o horizonte é apenas um linha, uma direção, uma luz que sempre nos iluminará. E transformar pessoas, nós mesmos e o pedaço de terra que está próximo é missão de cada um. Plantar em cada coração a semente do amor, da solidariedade, da justiça, é missão que Deus nos deu.

Daniel cresceu, com um coração pleno de amor e capaz de compreender cada um em suas necessidades. Uma das grandes qualidades de um homem é entender sem ter que passar pela mesma situação. E você consegue. Quanto orgulho tenho, quando o vejo ajudar amigos, colegas, às vezes, em coisas, que estão tão longe de você. Por isso você cultivou amizades verdadeiras.

Daniel é assim, forte e decidido, ao mesmo tempo que é terno, amoroso e cuidadoso. Seu rosto me ilumina e já foi objeto de um poema meu. Parece espelho do que plantei e que você me ajudou a cultivar.

Vê-lo crescer, proporcionar um ambiente sadio e agora acompanhar projetos, sonhos é indescritível.

Que Deus o acompanhe sempre, deixando acesa, a chama que ilumina o sonho de construir um mundo melhor. E ele é melhor na medida que os homens o tratam com carinho e cuidam de seus irmãos.

Que poderia lhe dizer mais? Que te amo com amor total, amor de mãe, amor a nada comparável. Perdoe-me aqui a falta de concordância, “te” em vez de “lhe”. Mas, muito mais importante do que a perfeição, são as palavras que se aproximam mais do que levamos no coração.

Te amo filho, de todo coração.

Com carinho, sua mãe.

Cristina Arraes
Enviado por Cristina Arraes em 09/09/2009
Reeditado em 10/09/2009
Código do texto: T1800423
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.