Aos meus amigos e colegas estágiarios (em SLM)

(Texto direcionado aos meus amigos mais próximos, ex-estagiários de São Lourenço da Mata, gestão Jairo Pereira – cor do partido: vermelha)

Olá pessoal! Saudades de mim?

Tenho certeza que caí no esquecimento de muita gente, também não era por menos; *Ninguém ficar na memória por muito seria contraditório mesmo, entendo. Talvez o fato ocorrido no passado não tenha incomodado tanto ou não foi muito significativo na vida das pessoas envolvidas. Até mesmo eu que mandei mensagens para várias, dei-me o trabalho de criar um ORKUT falso para contestar já tinha esquecido.

Porém uma noite e uma ligação fez com que viesse em minha memória tudo. A partir daí foi incontrolável, tinha que escrever mais uma vez e fazer com que todos relembrassem também. Trabalhamos e não recebemos, que pena, logo os professores formadores de opinião permanecerem apáticos, na esperança de trabalhar na próxima gestão, aquela amarela, a atual. Isso mesmo, pergunto-me quais de nós fazemos parte dela agora? Mais uma vez “tudo acaba em pizza”, “nem mel nem cabaça”, há momentos em que os ditos populares servem como uma luva concorda?

Bem, sei que isso passou a vida continua, realmente para que guardar mágoas. Devo até pedir desculpas para aqueles que no passado ficaram chateados com meus textos e mensagens. No entanto há fatos que devem ser discutidos, pois são tão relevantes que saem da esfera política de São Lourenço da Mata e passa a ser um exemplo de vida para todos nós. Aqui em nossa pequena cidade temos uma visão reduzida do que acontece no país, devemos levar para nossos alunos, ou para as pessoas que nos rodeia uma visão crítica dos acontecimentos.

Lembrando a pergunta: quais de nós fazemos parte dela agora? Creio que poucos, mas está na hora de comemorar! Antes de explicar porque, irei comentar um pouco sobre atitudes humanas. Numa sociedade capitalista é comum vermos pessoas fazerem de tudo por status, dinheiro, ostentação ou até mesmo manter certo padrão de vida em que se pode saciar o desejo de consumir. Deixam de levar em consideração seus ideais e o que para eles há um tempo era errado, hoje passa a ser correto. Esses tipos nunca devem ser exemplos a serem seguidos, pois eles mesmos não sabem o que seguir, não tem opinião concreta sobre nada. Temos a oportunidade de ver a politicagem que nos rodeia, cabe a cada um de nós refletirmos, concordar ou não. Vale salientar que no futuro tudo fará parte de sua história, que poderá ser digna de um livro ou simplesmente irá para fossa por tanta... nem precisa dizer; apesar de tantos famigerados terem suas histórias sendo contadas até hoje. O livre arbítrio faz com tenhas a possibilidade de ser lembrado como queiras.

Agora falarei porque comemorar, a oportunidade de vestir a camisa amarela sem ter medo de ser feliz chegou! Claro que isso vale para aqueles que “defendiam com todo amor a vermelha”, mas queria a outra só não usava há um tempo por receio de perder o emprego ou a “amizade” de alguns. Talvez estejam um pouco soltas as informações, vou mais direto ao ponto. Nas ultimas eleições tive a oportunidade de ver pessoas próximas vestidas de vermelho trabalhando e acreditando que nossa cidade só iria para frente se os candidatos aos quais apoiavam vencessem, porém eles perderam (“o projeto não poderia parar”, essa era uma frase linda de se escutar). Hoje parte dos líderes daquele movimento divide a mesa com seus supostos “inimigos”. HAA meu Deus! E agora? Os “líderes” se juntaram não existe mais oposição? E quanto a nós os “Ninguéns”? Continuam vivendo suas vidas fingindo que nada aconteceu e achando uma besteira tudo que foi escrito até agora.

*Ninguém: pseudônimo do autor em texto anterior

“Que podem as leis se o ouro é o senhor absoluto?

E se a pobreza jamais consegue triunfar?

E até mesmo aqueles que ostentam o magro alforje dos Cínicos

Muitas vezes por belas moedas negociam a verdade.

É, pois, um negócio o austero e civil tribunal,

E o juiz não faz senão assinar o contrato.”

Petrônio, in Satiricon

Givanilson Soares
Enviado por Givanilson Soares em 22/12/2010
Código do texto: T2686905
Classificação de conteúdo: seguro