Carta para o Aranha

Como vai Aranha? (Não precisa responder, é só um cumprimento formal)

Resolvi te escrever sobre esse acidente de domingo na RS 401 de que falaste na tua coluna de hoje no Clarim Diário.

Em primeiro lugar, hoje de manhã acordei e fui ler A Mentirosa de segunda com mais acuidade (isso mesmo, levo mais de um dia pra ler legal um jornal). Lá na Geral, na página 29, bem em cima, no canto, tava o tópico “Saint Geromy” no quadro “Outro (?Que isso Mentirosa!) Acidentes”, junto com “Saint Christy”. Os santos não ajudaram, pois eram dois acidentes fatais com motoqueiros, o daqui esse mesmo que tu também abordou.

Aliás, uma página bem triste essa 29 da Mentirosa (29 era a idade do motoqueiro acidentado daqui), pois a matéria principal dela era sobre um guri bebum de 26 anos que dirigiu seu carro com a família toda dentro, capotou e matou a filha, um bebê. Realmente, só deviam deixar o pessoal dirigir depois dos 30, pois tem cara de 20 com cabeça de 10 aos montes por aí brincando com as mãos num volante e os pés no acelerador.

Mas daí, voltando a tua coluna, sai de casa ai pelas 10h pra comprar um Clarim na banca, como de costume. Tava lá o referido acidente na capa, além da matéria na página 6 e o tópico na tua coluna.

Socorro (?) na rodovia.

A discussão está aberta. O motoqueiro morreu e não teria sido socorrido. Charky City não atende fora dos limites do município e Saint Geromy não tem SAMU. Mas os impostos são cobrados universalmente, de todos, mesmo assim. Inclusive do motoqueiro que morreu e da família e amigos dele. Sem arrego. Embutidos no valor das mercadorias. Sem escape.

Buenas, o motoqueiro poderia ter morrido mesmo sendo rapidamente socorrido pelo SAMU de Charky City, mas este, repito tua informação, não atende fora dos limites do município, mesmo o acidentado sendo, como no caso, de Charky (a placa da moto era de CH, logo foi emplacada na cidade e pagava imposto pro município que não o atendeu).

Aracnídeo (deixa eu te chamar assim, leio tuas histórias desde guri e agora te acompanho no Clarim, logo, somos íntimos, embora estranhos, né), eu discordo de que “como procedimento está perfeito” esse lance de não atender, isso é uma bosta de um procedimento! E uma bosta de rato, não de vaca (Já viu bosta de rato? Nem pra adubo serve!). Ora, onde já se viu, o cara ali estrebuchando e o SAMU de Charky City não atende o rapaz! Onde já se viu, que “procedimento” é esse? Um péssimo procedimento! Um procedimento que ignora a vida de um ser humano, um agora ex-contribuinte que pagava o imposto que sustenta esse serviço público!!!!!!

Te pergunto: se fosse o prefeito, o vice, um secretário, ou um familiar ou amigo de um destes o acidentado, o SAMU não teria ido atender, a mando de alguém da prefeitura? Você sabe, os caras do SAMU iriam, pois “os profissionais estão apenas cumprindo ordens”.(Essa tu pode me responder.)

Logo, esse procedimento é uma imbecilidade total! Claro que os caras devem atender, isso deveria ser até um crime passível de cadeia pra alguma autoridade por omissão de socorro! Não atender um acidentado na faixa entre Charky e Saint, sabendo-se que Saint não tem SAMU!!!! Saint Christy e Saint Geromy, nos acudam, não nos deixem que virar estatística na selva do asfalto e carne de sol numa charqueada da vida!

Já imaginou se o rapaz fosse tu ou um parente ou amigo teu Spider (viu, seu teu nome gringo!)? Eu imagino se fosse comigo ou com um parente ou amigo meu. Os parentes e os amigos do rapaz não imaginam isso, sabem muito bem o que é pagar imposto e ter seu ente querido deixado morrer sem pelos menos a mínima chance de atendimento numa beira de asfalto devido a um “procedimento perfeito”. Pobre gente, pobre gente. Uma dor além do limite do suportável, pelo que vejo por aí.

O caminho é esse mesmo que tu fala: “essa discussão precisa ser realizada pelos administradores públicos”, “a defesa intransigente dos interesses sociais, praticando atitudes efetivas capazes de salvar vidas”.

A minha opinião de leitor do Clarim, de contribuinte de Charky City e de ser humano é essa.

Por outro lado, que acidente estranho né? O cara bater á direita da traseira do carro que vinha a sua frente, no mesmo sentido? Se fosse choque frontal, seria fácil de entender o motivo. A F1000 parou bruscamente e ele vinha correndo? A matéria não diz. Um acidente bobo.

Eu não ando de moto, ando de bicicleta. Cair um tombo numa bici descendo uma lomba, a uns 50km/h, o cara estando de capacete terá muito azar se morrer, mas muita sorte de não quebrar nada, Já em moto, onde os caras nunca baixam de 100km/h, o capacete não faz milagre. E o pessoal anda muito selvagem nas rodovias, ultrapassam perigosamente à toa. É só pedalar num domingo de tarde pela BR 290 que a gente vê horrores.

Por fim Peter Parker (ops, quer dizer, Spider, Aranha), reparei que tu estás vesgo no desenho da coluna. Que foi que te deixou assim? Viu a Mary Jane fantasiada de Eva no teu quarto? Ou flagrou um vereador daqui da região fazendo diária no Grut Blue e não acreditou no que viu? Aliás, a Mary Jane sabe que tu vai lá? (Isso tu não precisa responder também, não quero saber de tuas intimidades)

Ah, não mandei nada por Twitter bicho, vai por email mesmo, que é o máximo de modernidade a que cheguei. Você sabe, somos old scholl (gente que compra jornal impresso em banca!!!), e esse negócio de Twitter é coisa mais de teenager, lembra mais brinquedo de parque de diversão ou sabor exótico de sorvete.

Um abraço e continue assim, firme no Clarim Diário.

(Ah, viu a crônica do Paulo Santana hoje na Zero Hora? Grande cronista ele!)

------------

Era isso pessoal. Toda sexta, final de tarde, estarei aqui no RL com um novo texto. Abraço a todos.

Mais textos em:

http://charkycity.blogspot.com/

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 25/11/2011
Reeditado em 25/11/2011
Código do texto: T3356564
Classificação de conteúdo: seguro