Impossível te esquecer

Já tive animais de várias raças dos vira latas até os mais sofisticados para mim não importa se ele tem o famoso pedigree o que importa realmente é ele ser companheiro. Tem animais que entender até quando você está triste o cão amigo é assim reconhece você pelo cheiro, seu andar sua fala.

Lembro bem de uma cadela da raça Dobermann é um animal com características muito interessante é alerta, obediente, leal e inteligente o nome dela era chuva linda e feliz era muito querida era o nosso xodó, apesar de alguns amigos dizerem que era uma raça perigosa continuamos com ela, pois não oferecia perigo a ninguém nem aos estranhos que a nossa casa frequentava o susto vinha por conta do tamanho e do porte do animal esquio e exuberante como tenho uma casa com uma área enorme com muros alto ela não usava corrente só usava quando ia tomar as vacinas necessárias e passear. Como qualquer cachorro que late ela também latia bem alto isso despertou a fúria de um horrendo vizinho que causou um terrível acidente.

Foi numa tarde de sol que ela com raiva desse homem sem coração tentou pular de uma laje para outra para pegá-lo, pois ele a provocava o tempo todo jogava pedrinhas quando ela estava deitada na área de minha casa, pedaço de pau jogava até bombas aquelas de São João ela como todo animal corria de medo certa vez apareceu no pátio da minha casa um pedaço de pão com algo recheado acredito que foi veneno que jogarão para ela só que ela era treinada para não comer nada que não estivesse em sua vasilha de alimento e assim permaneceu esse objeto no mesmo lugar no chão só vimos pela manhã. Até que um dia ela pulou e acabou se machucando muito, pois a distância de uma laje para outra era grande. Com a queda ela sofreu várias fraturas quebrou a bacia e o fêmur teve serias lesões pulmonares o diagnóstico dos veterinários era que deveríamos sacrificará coisa que não aceitamos, pois ela ainda respirava e nos olhava de uma forma tão desesperadora pedindo socorro então sacrifica- lá sem dúvida não era a solução. Foi procurar outro especialista com outras opiniões. Chiva era tão linda que mesmo depois de alguns anos não cansamos de recordar o quando gostávamos dela pelas fotos que temos aqui em casa. Enfim fomos buscar alternativa que não fosse o sacrifício do animal tudo por amor, sim digo amor, pois esse animal simplesmente era sem dúvida parte da família. Ela passou por um longo processo de cirurgia para reconstrução do fêmur e bacia e fez o procedimento de descolar o pulmão, pois com a queda ele respirou uma grande quantidade de ar que ocasionou algo que os veterinários deram o nome de colobação sua perna ficou menor que a outra, mas isso não a possibilitou de correr com velocidade a fisioterapia ajudou bastante nesse processo com o passar do tempo ela veio a ficar prenha dificultando a sua locomoção, pois a quantidade de filhotes foi simplesmente assustadora e assim chegou ao fim, pois ela não suportou a quantidade de filhotes no útero devido ao acidente o encurtamento de sua perna prejudicou ela morreu com infecção devido a um filhote ter morrido ainda quando se encontrava em período de gestação se soubéssemos que isso iria acontecer teríamos feito uma cesariana para que ela pudesse ter a chance de viver um pouco mais se não fosse o terrível acidente ela não teria complicações na gestação o companheiro dela chama-se Rambo era um fila brasileiro que veio a óbito também meses depois sem nenhum motivo aparente ele começou a ficar cada dia mais triste depois da partida dela se recusava a comer fizemos de tudo levamos ao veterinário para saber o motivo pelo qual ele não estava se alimentado bem e nada foi descoberto usou medicamentos para abrir o apetite resolveu por alguns dias depois voltou tudo novamente eu acreditava que a chamada depressão ocorria apenas em humanos mas tive a certeza que os animais também sofre desse mal acredito que ele não suportou viver sem a companheira os dois estavam sempre juntinhos e assim partiram também.

Elisete Soares Moreira
Enviado por Elisete Soares Moreira em 17/03/2015
Reeditado em 02/04/2024
Código do texto: T5173175
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.