Uma carta para um Mestre e Doutor (1ª carta)

O mundo evolui sem esquecer o que passou. Evoluem as tecnologias e evoluem os comportamentos. Mudam maneiras de pensar e de agir, alteram e modificam os comportamentos. Modificações que deixam heranças mínimas, alguns detalhes permanecem e perpetuam. O homem cria e usa mídias de informações. O ser humano é uma mídia que transmite informações pelos gestos e comportamentos; por jeitos e trejeitos.

Mas passou o tempo em que as trocas de conhecimentos, as trocas de informações, e as trocas de simples correspondências pessoais se faziam por cartas. Uma diversidade de despachos por via postal, com modalidades de correspondências. Por telegrama, por carta simples ou registrada, por encomenda e despachos. Por correspondências seladas e franqueadas. Pelo malote postal, pelo correio que seguia por via aérea, por via marítima ou por via rodoviária. Nosso país não deu muita importância para cobrir distancias por via ferroviária, que poderia ser mais econômica e mais dinâmica.

Passou o tempo, mas os modelos de troca de informações não perderam seu status, não deixou de existir. Os tempos mudaram, e a sociedade mudou seus modos de se corresponder. Com mais intensidade e com mais volume, hoje se utiliza o meio eletrônico. Hoje se usa outro modelo de correspondência, por e-mail o correio eletrônico. As trocas de informação ainda avançam por via SMS ou Zap-zap. E outras modalidades divididas entre o serviço telefônico móvel e a internet, que vão evoluindo e modificando.

Por correspondência se supõe uma co-respondência, ser corespondido com alguém ou por alguém. Uma relação entre remetente e destinatário, uma relação entre uma coisa e outra, entre uma pessoa e outra; uma troca de cartas, o que nem sempre acontece.

As relações entre pessoas físicas e pessoas jurídicas são as mais conflituosas. Uma pessoa física é um ser dotado de necessidades psicológicas, sociais e fisiológicas. Com comportamentos sociais e sociológicos, de caráter psicológico e neurológico. Uma pessoa jurídica é constituída de uma posição de poder, onde uma pessoa física incorpora o status de pessoa jurídica, pressupondo um poder. Uma pessoa física de gestos nobres com visões e olhares pobres.

Enquanto reinava o modelo com o uso no correio, ao não receber, ou não responder um comunicado, ou uma correspondência, era fácil transferir uma responsabilidade às diversas tarefas que os correios ainda executam. Assim era comum dizer: o correio atrasou; o correio não entregou, o correio passou e eu não estava. Enfim a culpa caia sobre o sistema dos correios. Assim o destinatário e o remetente de desviavam, se escusavam de responsabilidades.

A grande mídia do momento é a internet. Um meio que não envia pacotes e envelopes com volumes e valores. Uma mídia sem critérios de despacho, franqueadas a todos, a quem escreve e a quem quiser ler a mensagem.

E como a internet é a principal mídia do momento, esta missiva consta na internet, onde as ideias ganham volumes e valores.

Entre Natal e Parnamirim/RN ─ 14/07/2014

Roberto Cardoso (Maracajá)
Enviado por Roberto Cardoso (Maracajá) em 30/08/2015
Código do texto: T5364726
Classificação de conteúdo: seguro