Pimenta 20 de novembro de 2016.
 
       Olá, professora Carina!
Aproveito esta oportunidade para escrever um pouco sobre a importância da literatura em mina vida, como me influenciou para estar hoje quase concluindo o curso de Licenciatura em Letras. Como já sabe, eu nasci em uma cidadezinha muito pequena do interior, no centro oeste mineiro chamada: “Pimenta”, e as minhas primeiras viagens além dos seus limites foram através da literatura. Ainda criança pude viajar nos braços das histórias lidas ou contadas por meus familiares e um pouco mais tarde por mim lidas. Mesmo não sendo um leitor afinco, o pouco contato que tive com os livros me moldou enquanto pessoa. Aquele momento inicial de minha formação enquanto leitor me marcaria de uma forma inesperada para o resto de minha vida, pois comecei a sentir a necessidade de escrever as minhas próprias histórias e também imortalizar os causos contados pelas pessoas de meu convívio diário. Sempre fui um apaixonado pelas rodinhas de amigos e familiares onde eu ficava escutando causos e piadas, atentamente, pois naquela época, ainda não era um contador ou escritor dessas passagens.
Durante a minha vida escolar confesso que não dominava muito a ortografia e a gramática da língua portuguesa, deficiência que tento corrigir até os dias autuais. Para driblar essa carência, em vez de redações, fazia poemas, pois há uma tolerância da liberdade poética na escrita. Quando era obrigado a produzir um texto sempre surpreendia na criatividade e decepcionava na ortografia e gramática, essa dificuldade me tornou um escritor anônimo, que nunca gostava de expor os textos para ninguém.
Um pouco depois comecei a minha vida profissional, viajei e morei em alguns lugares de Minas Gerais, o que me possibilitou conhecer muitas histórias e personagens inesquecíveis. Neste trajeto fui lendo, escutando, escrevendo, repetindo e memorizando vários acontecimentos cotidianos interessantíssimos, e para não caírem em esquecimento passei várias destes contos para o papel. Até então, eu só escrevia para mim mesmo e quase nunca mostrava para as pessoas os meus textos. Esta atividade era apenas uma solitária terapia! Um dia, já adolescente, escrevi uma poesia em uma atividade escolar, e a professora se encantou. Corrigiu alguns erros de português e me pediu para afixar a poesia nos murais da escola, ai de mero leitor passei a ser um escritor, naquele tempo não tinha muita noção sobre o poder da literatura. E acredito que nem a professora tinha conhecimento da transformação que causaria em minha vida, como professor tentarei fazer o mesmo, despertar o amor pela literatura em meus alunos.
Como já era de se esperar, a literatura continuou a me encantar, criei uma página virtual e comecei a publicar todos os meus textos nela. Sempre pedia para alguém corrigir antes! Essa exposição chamou a atenção de outros colegas escritores, e fui convidado a participar com alguns escritos na publicação de três livros. Foi só aí que comecei sentir falta de produzir meus textos com maior qualidade, atendendo as regras semânticas, ortográficas, gramaticais, etc. E agora, aqui estou "eu", cursando a faculdade depois de muitos anos afastado do meio escolar. Chego à conclusão de que o desejo de escrever e ler me fez retornar ao ambiente acadêmico e este de volta a uma infinidade e variedade de gêneros literários!
Realmente a literatura fez muita diferença em minha vida, e teria sido muito mais marcante se os meus formadores entendessem a importância dela para mim enquanto estudante.
Espero que esta carta lhe encontre em alto astral, motivada pela sua profissão e que possa ainda mais fortificar a sua convicção do quanto à literatura é importante na vida de todas as pessoas. Lembre-se, “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que ensinas”. Aguardo ansioso a sua carta resposta me contando como a literatura entrou e transformou sua vida!
 
Abraços de seu quase colega de profissão!
 
Kennedy Pimenta 🌶